terça-feira, março 29, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura




FOTO JUMENTO


Jardim Zoológico de Lisboa
  
IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO


Óbidos [A. Cabral]



Castelo de Belmonte [J. Gonçalves]

JUMENTO DO DIA


Bagão Félix

No dia em que se soube que iria fazer parte do Conselho de Estado Bagão Félix escreveu um artigo no DE que deve ter agradado muito a Belém mas onde nada se diz e se pretende fazer o inverso do que se acusa implicitamente Sócrates. Ao insinuar que Sócrates diz que a culpa é de tudo e mais alguma coisa menos dele Bagão está exactamente a tentar iludir a realidade ignorando muito do que se passou.

Não faz mais do que Cavaco fez no discurso de posse ao ignorar a crise financeira internacional, só que vai mais longe e tenta iludir os seus leitores fazendo-lhes crer que Portugal era o país das maravilhas mas veio Sócrates e estragou tudo.

«A culpa é do computador que entupiu. A culpa é da ‘pen'. A culpa é do funcionário do Powerpoint. A culpa é do Director-Geral. A culpa é da errata, porque nunca há errata na culpa. A culpa é das estatísticas. Umas vezes, a culpa é do INE, outras do Eurostat, outras ainda do FMI. A culpa é de uma qualquer independente universidade. E, agora em versão pós Constâncio, a culpa também já é do Banco de Portugal. A culpa é dos jornalistas que fazem perguntas. A culpa é dos deputados que questionam. A culpa é das Comissões parlamentares que investigam. A culpa é dos que estudam os assuntos.» [DE]

 VÍDEO DO TSUNAMI NO JAPÃO, IMPRESSIONANTE


 AS COISAS QUE A GENTE ENCONTRA ATRAVÉS DO GOOGLE...
 
Quando lhe dava jeito Cavaco Silva fazia surf no trabalho do governo de Sócrates:
 
«O Presidente da República, Cavaco Silva, elogiou no Chile as «reformas profundas» que estão a ser feitas pelas autoridades portuguesas em áreas como a administração pública, justiça e segurança social, informa a agência Lusa.

«As autoridades portuguesas estão a avançar com reformas profundas na administração pública, na justiça, na segurança social e em muitos outros domínios», afirmou, numa intervenção perante empresários portugueses e chilenos.

Destacou ainda os investimentos «muito, muito fortes» em domínios como a educação e formação profissional, sublinhando que são «uma condição de sucesso para vencer os reptos da globalização». «A estrutura da economia portuguesa está a 'cambiar' muito rapidamente. Os têxteis, o calçado, já não são os principais produtos da exportação portuguesa. São os 'coches' - a grande fábrica Volkswagen, uma das mais modernas da Europa, está instalada em Portugal - maquinarias e equipamentos», afirmou.» [Portugal Diário 8-11-2007]

 COMENTÁRIO DE UM PROFESSOR NO ASPIRINA B

Um comentário que ajuda a perceber muita coisa:

«Eu e os meus centenas de colegas professores não poderiamos discordar mais da dona isabelinha yes girl: foi uma benção e um sortilégio terem suspendido a mais incompetente, aberrante e estúpida lei que nos imposeram à martelada, fruto de prepotência e arrogância sem limites. Aliás, comemorámos com champanhe! Só quem fala de cor e levianamente é que defende tamanho cagalhão.

Não havia mais nada a fazer ó isabelita … a merda tem de ser evacuada pela sanita abaixo. Simples. Venha um novo governo, que este cadáver já fedia há muito. Não dá para aturar tanta filha da putice e ignorância.»
 
 

 OS JORNALISTAS APRESSADINHOS 
 
«Harry Truman era um homem apagado que se tornou presidente dos Estados Unidos (1945-1953) porque o eleito, Franklin Roosevelt, morreu 82 dias depois da eleição. Sendo vice--presidente, Truman lá assumiu, aguentou os últimos meses da guerra e a Guerra Fria que se seguiu. Cumpriu sem chama, o que, afinal, era o que se esperava dele. Quando se candidatou em 1948, agora já por sua conta e risco, não se acreditou num segundo mandato - o vencedor previsto era o republicano Thomas Dewey. As sondagens davam a Truman 36%, e ao outro mais de 60%. No entanto, se há imagem de um Presidente americano vencedor é a de Harry Truman. Na foto da manhã seguinte às eleições, os olhos dele riem-se por trás dos seus óculos de contabilista, a boca gargalha e mostra a manchete errada de um jornal, o grande Chicago Tribune: "Dewey Derrota Truman." Pois, como a capa de jornais desportivos de ontem e os directos televisivos de Alvalade, na madrugada de domingo, que davam Bruno Carvalho a ganhar. O erro americano foi as sondagens serem por telefone e muita gente, em 1948, não o ter. O erro português foi os jornalistas não saberem calcular as complicações sportinguistas (há eleitores que valem 25 votos). Em ambos os casos resolvia-se com uma lei do jornalismo: factos são factos, não os pré-factos. Ainda mais apagado que Truman, Godinho Lopes não se fez fotografar com certas manchetes. Mas deve tê- -las lá em casa, expostas.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.




 BAGÃO FÉLIX NO CONSELHOR DE ESTADO

«O Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente da República, integra cinco personalidades designadas pelo chefe de Estado. No primeiro mandato em Belém, Cavaco Silva tinha designado como conselheiros de Estado João Lobo Antunes, Leonor Beleza, Marcelo Rebelo de Sousa, Vítor Bento e Anacoreta Correia.

Agora, e segundo uma nota divulgada no site da Presidência da República, neste segundo mandato de Cavaco Silva como chefe de Estado, continuam a fazer parte do Conselho de Estado João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza e Vítor Bento, enquanto Anacoreta Correia será substituído por António Bagão Félix. » [CM]

Parecer:

Estão bem um para o outro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ficamos a aguardar pelos convites a Pedro Namora e Catalina Pestana.»

 ESCOLA PORTUGUESA MELHOROU EM QUALIDADE E EQUIDADE
 
«Portugal é o sexto país cujo sistema educativo compensa melhor as assimetrias socioeconómicas, estando a diminuir as diferenças entre alunos com melhores desempenhos e aqueles com piores desempenhos.
  
Este é um dos dados que será hoje apresentado na sessão "Evolução da Qualidade e da Equidade no Sistema Educativo Nacional (Pisa 2000-2009)", inserida nos Encontros PISA 2009, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e que conta, no encerramento, com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada. » [CM]

Parecer:

Mais um desastre nacional que deve ser atribuído a Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulgue-se.»

 BANCA TAMBÉM PAGA AS FAVAS

«A agência cortou hoje o 'rating' de cinco bancos portugueses e duas subsidiárias, na sequência do corte aplicado à nota de Portugal, e alertam que novo corte ao 'rating' da República pode chegar ainda esta semana.

No comunicado divulgado esta manhã, a agência que cortou o 'rating' de Portugal para BBB - deixando Portugal apenas dois níveis de sair da escala de investimento - no dia seguinte ao pedido de demissão de José Sócrates, decidiu hoje cortar o 'rating' de cinco bancos portugueses, deixando ainda as suas notas de longo prazo sob revisão para possível novo corte.
 
O Santander Totta passa assim de A/A-1 para BBB/A-3, a Caixa Geral de Depósitos passa de A-/A-2 para BBB/A-3, o BES e o BESI de A-/A-2 para BBB/A-3, o BPI de A-/A-2 para BBB/A-3, o BCP de BBB+/A-2 para BBB-/A-3.» [DN]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos banqueiros que mandem a factura a Passos Coelho.»

 MAIS UMA TESTEMUNHA DO PROCESSO CASA PIA A DESMENTIR O QUE DISSE
  
«Oito anos depois do escândalo rebentar, Ilídio Marques, uma das testemunhas-chave do processo, diz agora que não foi abusado pelos arguidos condenados no Campus da Justiça e só abre uma exceção para Bibi. » [Expresso]

Parecer:

Isto começa a ficar confuso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se a investigação.»

 CE QUER ACABAR COM VEÍCULOS A GASOLINA E A GASÓLEO ÁTÉ 2050

«A Comissão Europeia propôs hoje acabar até 2050 com os veículos convencionais a gasolina e a gasóleo nas cidades, no âmbito de um plano para tornar o setor dos transportes mais competitivo e menos poluente.
“Podemos acabar com a dependência do petróleo sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade”, assinalou hoje o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, ao apresentar uma nova estratégia da CE para 2050.

Bruxelas marcou ainda como objetivo para as próximas quatro décadas reduzir em 40 por cento as emissões do transporte marítimo, conseguir em 40 por cento do combustível usado na aviação tenhas níveis baixos de dióxido de carbono assim como conseguir que metade das viagens de media distancia passem a ser feitas por transporte ferroviário em vez do rodoviário.» [i]

Parecer:

Mais um projecto utópico.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»




 OVERLOADED AND OVERCROWDED [Link]




















   TARAS


 





 MTV