segunda-feira, fevereiro 19, 2007

As 7 Maravilhas Políticas de Portugal

Está na moda a escolha das sete maravilhas, vão escolher as novas sete maravilhas do mundo, por cá estão a ser escolhidas as sete maravilhas do país e até há quem na blogosfera esteja a escolher as sete maravilhas de Vila Viçosa. Em todos os casos está em causa o património arquitectónico e natural, fica de fora o património humano.

O Jumento não quer ficar de fora da moda das maravilhas e decidiu propor a escolha das sete maravilhas políticas, essas personagens que ainda antes das águas do degelo da Antártida se misturarem com das do degelo do Ártico já nos fazem sentir num país tropical, uma desgraça que faz do país uma vítima do aquecimento local.

Aqui ficam as escolhas d'O Jumento, a votação é dos nossos visitantes:
(vota em 7 nomes)

Portugueses fora do seu tempo: Portugueses que não conseguiram ver o seu brilhantismo reconhecido por terem aparecido antes de tempo.



LUÍS DELGADO

Uma das mentes mais brilhantes do nosso jornalismo, capaz de explicar com duas linhas e meia dúzia de caracteres o que ninguém consegue discernir, só isso se explica que todas as suas previsões e todos os seus raciocínios não se concretizem, os portugueses insistem em não o perceber.




MANUEL MARIA CARRILHO

É forçoso reconhecer que para ter conquistar uma das mulheres mais bonitas do país alguma qualidade interior deve ter pois pela sua bela figura não deve ter sido, mas a Bárbara Guimarães ainda não nos ajudou a descobrir as razões do seu inesperado sucesso.



MANUEL PINHO

É o único português que sabe que os trabalhadores portugueses são mal pagos e ainda por cima mansos e como por cá ninguém o percebe foi à China explicar isso.

Portugueses que fizeram do sonho português uma realidade: No meio de tanta desgraça são estes os portugueses que nos iluminam a esperança, a prova de que cada ser humano que tem o azar de nascer por estas bandas pode ter o sonho português.


JOSÉ SÓCRATES

A prova de que basta estar na hora certa, no lugar certo para se chegar a primeiro-ministro de Portugal, o resto pensa-se depois.



ANTÓNIO PRETO

De modesto funcionário público chegou rapidamente ao topo do poder, todavia, manteve os velhos hábitos transmontanos e nem conta bancária tinha pois transportava os honorários de advogado numa modesta mala de cartão.

CARMONA RODRIGUES

Ainda ninguém conseguiu perceber como esta alma chegou a presidente da Câmara Municipal de Lisboa.



LUÍS FILIPE MENEZES

Depois de Durão Barroso, Santana Lopes e de Marques Mendes segue-se na linha de sucessão das desgraças para a liderança do PSD. Neste país basta estar na liderança do PSD no momento certo para se chegar a primeiro-ministro.



PEDRO SANTANA LOPES

Nem as facadas impediram que Santana Lopes tenha realizado o sonho, uma prova de que quando se sonha tudo se alcança.


Portugueses que se distinguiram pela sua santidade: desde o Santo António que há portugueses que nasceram para ser santos.



BAGÃO FÉLIX

Olhamos para Bagão Félix e vemos logo que ali está um santinho.




PAULO PORTAS

Se há santos que se distinguiram pela bondade, outros houveram que ascenderam ao altar pelas batalhas qe travaram em nome da cristandade, foi o caso de Paulo Portas que se destacou pela última grande batalha travada em nome da fé, algures ao largo da Figueira da Foz.

Portugueses ganhadores: num país em que andamos a roer as unhas há portugueses que dominam a arte da alquimia e sabem transformar tudo o que tocam em ouro.



CELESTE CARDONA

De mulher modelo de Paulo Portas, portadora de todas as virtudes das fêmas portuguesas, Celeste Cardona foi parar a administradora da CGD.



DIAS LOUREIRO

Só a sua modéstia, que o leva a reservar o segredo da sua fortuna, impede o país de ter mais um prémio Nobel em Economia, um título reservado as professores do MIT e de Harvard. De modesto advogado de Coimbra chegou a banqueiro.


PINA MOURA

O delfim de Álvaro Cunhal que conseguiu ser um dos ministros mais poderosos de António Guterres é agora um (bem) empregrado bem pago da Iberdrola.

PAULO MACEDO

Mostrou aos papalvos portugueses que é possível reduzir a receita fiscal (2005) e ao mesmo tempo justificar um ordenado três vezes superior ao de Tony Blair. Um milagre que só um discípulo de D. Josemaria é capaz.

Portugueses que se distinguiram pelo rigor: "Será chuva? Será vento? Chuva não é certamente e o vento não bate assim". Não é este o tipo de pensamento que nos ocorre quando ouvimos uma destas personagens, quando tocam à porta já sabemos que vem aí desgraça.



VÍTOR CONSTÂNCIO

Cada vez que Vítor Constâncio escreve um relatório os portugueses já sabem o que vem a seguir, reduções de salários e aumentos de impostos. Aliás, os governos já deixaram de justificar politicamente as suas opções, encomendam um relatório da Vítor Constâncio.

MANUELA FERREIRA LEITE

Uma autêntica viúva negra da política económica, levamo-la ao poder e já sabemos que vamos ser comidos.

Portugueses reconhecidos no estrangeiro: desde que Portugal se transformou num país de emigração que existe a convicção de que são capazes de fazer lá fora melhor do que fizeram cá dentro:



ANTÓNIO GUTERRES

Anda a cuidar das desgraças de todo o mundo menos a que deixou em Portugal.

JOÃO CRAVINHO

Ergueu a bandeira da luta contra a corrupção e a única batalha que venceu deu-lhe um cargo bem remunerado em Londres.


DURÃO BARROSO

Palavras para quê? É um artista português, um dos poucos que conseguiram enganar a Europa.

Portugueses que se distinguiram no multimédia: verdadeiros artistas da otorrinolaringologia mediática.

VALENTIM LOUREIRO

É o português mais escutado, desde Cavaco Silva a Manuela Morgado todos tiveram que o ouvir, a procura das suas palavras é tal que as televisões nem lhe dão tempo para se vestir e chegam mesmo a ouvir a sua palavra vestido de roupão.


Souto Moura

Se Valentim Loureiro se fez ouvir por todos os portugueses foi durante o mandato de Souto Moura à frente da Procuradoria-Geral da República que cada português teve o privilégio de saber o que todos os outros diziam, nunca a justiça foi democrática, qualquer um podia constar no dossier dos potenciais pedófilos, desde o cardeal patriarca ao leão do Marquês de Pombal, e as disquetes com as listas de chamadas da PT não eram lidas antes de serem anexadas aos processos pois os juízes podiam lê-las no 24 Horas.


JORGE COELHO
A sua voz, um misto de canto gregoriano e varina de Alfama, tem o dom de espantar os eleitores sempre que se faz ouvir um dos maiores espanta votos da política portuguesa.

Os herdeiros da Padeira de Aljubarrota: portugueses que resolvem tudo à padeirada.


ALBERTO JOÃO JARDIM

Há trinta anos que anda a dar padeiradas na democracia portuguesa.




MANUELA MORGADO

Aproveitou a vitória de Durão Barroso para dar uma padeirada mediática na corrupção do fisco e desde então é a Padeira de Aljubarrota da luta contra a corrupção, tendo por principal admirador outro combatente da luta contra a corrupção, precisamente o seu marido, Saldenha Sanches.