sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Fogo de artifício, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[CJ Gunthercj / EFE]

«Miedo a los dibujitos. Una campaña publicitaria de Cartoon Network ha provocado el mayor despliegue policial desde el 11-S en Boston y otras ciudades del estado de Massachusetts (en la imagen, un policía retira un objeto en la localidad de Somerville). Los paquetes, dibujos hechos con bombillas que anunciaban una serie de dibujos animados en la cadena, provocaron alarma entre los ciudadanos.» [20 Minutos Link]

O REPÓRTER JUMENTO NA ÓPERA DE PEQUIM

O repórter Jumento tentou integrar a comitiva de José Sócrates, mas depois de não ter conseguido demonstrar aos cuidados assessores do ministro dos Negócios Estrangeiros que não representava mais de 5% do PIB português (havia mais de cinco zeros à direita da vírgula) foi impedido de embarcar, não lhe restando outra solução senão ir comprar umas sandes de courato e embarcar num voo low cust com escalas em Hamburgo, Moscovo, Singapura e Hong-Kong.

Chegado a Pequim e não podendo participar dos seminários onde o ministro da Economia explicava aos atónitos chineses as vantagens de sermos os mais tesos da Europa, restou-os aproveitar a viagem para fazer algo pela nossa cultura própria de indigentes europeus e fomos ver um espectáculo da Ópera de Pequim.

Fomos assistir a uma ópera trágico-cómica com o nome "O Senhor Li-Xo Zé" que conta a história de um chinês que foi para a Europa em busca de uma vida melhor e voltou para a China desiludido com o que viu. O senhor Li-Xo Zé, que não conhecia nada da Europa, olhou para o mapa e escolheu o primeiro país que viu a sul, seguiu viagem e lá desembarcou naquilo que ele pensava ser o eldorado. Azar de chinês, foi parar a um país onde os governantes se gabavam de os seus concidadãos serem pobres e mansos, um país onde o principal objectivo dos governos eram baixar os salários dos trabalhadores e ainda por cima o governante que mais se gabava tinha cara de parvo. Rapidamente o senhor Li-Xo Zé regressou à sua China natal.

Ao que nos disseram a presença desta ópera em cartaz foi mais para entreter o pessoal na época baixa, o que explica que o secretário-geral não tenha estado presente no espectáculo, em vez dele mandaram os funcionários da praxe, mais interessados em comer as alcagoitas servidas no intervalo do que assistir ao espectáculo triste que era apresentado por artistas amadores.

JUMENTO DO DIA


Coitado do António Perez Metelo

Há tarefas quase impossíveis para um comentador económico, mesmo para o coitado do António Perez Metelo que deu tantas cambalhotas na TVI, quem mesmo sem ter convencido ninguém mereceria 10 pontos numa prova de ginástica desportiva. Será que Perez Metelo acha que os empresários japoneses não sabem que os ordenados dos ingleses são muito superiores do que os dos portugueses, para que o Idiota Pinho tivesse que lhes dizer? Acha Perez Metelo que um doutorado nos EUA não tem a obrigação de sabe explicar que Portugal tem algumas vantagens competitivas sem recorrer a argumentação tão primária? Sejamos honestos, como acabou por dizer as afirmações do Idiota Pinho foram infelizes, e vindas de um ministro da Economia revelam incompetência e inadequação para o cargo.

Curiosamente nem Perez Metelo nem muitos outros comentadores reparou que o Idiota Pinho foi exibir as misérias nacionais numa assembleia de comunistas que mesmo sendo gestores de empresas que representam 2% do PIB chinês não deixam de querer manter a aparência de comunistas, até porque uma boa parte deles tem assento no CC do Partido Comunista Chinês. É como se o Francisco Loução fosse fazer uma homilia na missa da Sé Patriarcal para defender a liberalização do referendo, é muito provável que uma boa parte dos devotos já tenham ido a uma parteira, mas isso não os impedira de mandar o líder do BE pela calçada abaixo.

PS: É muito triste o ministro da Economia ter "mandado" Basílio Horta, um seu subordinado, defendê-lo junto dos jornalistas.

O APAGÃO GLOBAL

Talvez por sermos um país rico e recursos energéticos ilimitados a iniciativa do apagão global quase não se sentiu em Portugal, a própria comunicação social, mais preocupadas com crianças maltratadas ou entregues ao pai errado, limitou-se a fazer breves referências na véspera. Quanto ao ministro da Economia foi o que se viu, anda na China a dizer asneiras porque por cá as suas piadas já não têm graças.

Em contraste com o desprezo a que o governo português vota a problemática da poupança de energia, o comissário europeu do sector teve o cuidado de tomar posição:

«Following a French initiative, a group of Belgian NGOs has launched a campaign for a symbolic 5-minute "blackout" today between 19.55 and 20.00 (Link). The objective is to underline the threat faced from global warming and to draw attention to the individual actions that can be taken to reduce energy use and the emission of greenhouse gasses. This message fits well with the Commission's own campaign against climate change (www.climatechange.eu.com).

This initiative is being widely followed throughout Belgium. Given the Commission's important role in the fight against climate change, we urge staff members to support this campaign by ensuring that you switch off all lights and electrical appliances before you leave your office on Thursday. We also hope that you will follow this initiative at home in order to maximise its impact in order to further raise the importance of climate change.
Thank you for your co-operation.

Vice-President Siim Kallas Commissioner Stavros Dimas»

CAVACO SILVA

Deveria explicar se a sua defesa da manutenção dos centros de decisão nacional nas mãos portuguesas tem alguma coisa que ver com as queixas de Paulo Teixeira Pinto de que o negócio do BPI com a La Caixa tinha em vista passar o banco para mãos espanholas, até porque se sabe que o actual presidente do BCP era um dos seus meninos bonitos quando era primeiro-ministro.

É bom lembrar que uma boa parte dos banco privatizados por Cavaco Silva foram parar à mão de bancos espanhóis. Também valerá a pena recordar que foi a gula (estes senhores da Opus Dei cometem com muita frequência este pecado capital precisamente quando está em causa capital ou poder político) do Millennium que atirou os accionistas do BPI para o negócio com o La Caixa.

por fim e porque além de português sou cada vez mais europeu prefiro o BPI nas mãos do La Caixa catalão do que nas da Opus Dei portuguesa.

MAUS SINAIS PARA A JUSTIÇA

Fui dos que simpatizaram à primeira vista com Pinto Monteiro quando este foi escolhido para Procurador-Geral da República, aliás, quase todos os que se interessam pela justiça partilharam do mesmo sentimento. Já quanto à entronização da procuradora Maria José Morgado fui dos poucos a desconfiar, acho que nunca vi obra vinda da senhora e uma boa parte do seu trabalho enquadra-se mais no conceito de propaganda e promoção do culto da personalidade do que no de justiça.

Se quanto a Maria José Morgado encontrei fundamento para a opinião, as sucessivas fugas ao segredo de justiça que culminaram com a publicação de um despacho na web, a sua actuação continua a estar mais visível nos meios mediáticos do que nos resultados, já quanto a Pinto Monteiro tenho vindo a desiludir-me. Mas Procurador-Geral ainda tem muito tempo do seu mandato para me prova que para além da vaidade ainda há mais alguma coisa para nos mostrar, já que até agora não mostrou mesmo nada. Esperemos que ele ultrapasse rapidamente esta fase de deslumbramento porque Portugal precisa de justiça, e quando digo justiça não a confundo com excesso de protagonismo dos seus agentes, os tribunais não passerelles dos magistrados.

UM REFERENDO PARA A ESMERALDA?

Já que anda por aí tanta boa alma a querer que o futuro da Esmeralda seja decidido em função do apoio popular à causa do sargento num total desrespeito pela lei, porque não fazer um referendo para que a lei permita adopções que mais parecem opas em que a moeda com que se compram as crianças é o amor, pouco importando quanto esse mesmo amor pode tornar-se doentio. O referendo poderia ter a seguinte pergunta:

  • Concorda que uma criança seja entregue a uma família adoptiva mesmo se sabendo que essa criança tem um pai que quer exercer a sua paternidade, e que dessa adopção resulte que a criança perca a sua identidade mudando de nome e sendo impedida de estabelecer contacto com o seu pai?

Eu sei que é um disparate mas não resisti a fazer a provocação.

A VIDA E A "VIDA"

«Há um aspecto do debate sobre o aborto que está muito presente nas tomadas de posição do "sim" e, particularmente, no "não": a impregnação do debate por palavras com um sentido cultural, político e religioso determinado, apresentadas como se fossem universalmente aceites e semanticamente unívocas. Como se o significado que lhes damos fosse universal e estivéssemos todos de acordo. É o caso da "liberdade" no argumentário do "sim" e da "vida" no do "não". Ambas as palavras são utilizadas correntemente como se fossem neutras, como se uns e outros tivessem que as aceitar pelo seu valor facial, como se não quisessem dizer mais do que o dizem na linguagem corrente.

Na verdade nenhum dos termos é "inocente", nenhum aponta para coisas que todos reconheçam, mas, pelo contrário, remetem para uma longa história cultural, política, filosófica e religiosa, que numas vezes é comum, noutras se distingue e se diferencia. Como num debate político ganha quem consegue impor um léxico que controla, na imposição e na aceitação de um ou de outro significado da palavra enganadoramente comum está também presente uma questão de poder. É muito nítido este problema quando se fala de "vida", quando numa manifestação se grita "viva a vida", o que por si só deveria levar de imediato a pensar que a "vida" que se vitoria é uma determinada interpretação da vida e não a vida tout court.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Pacheco Pereira proporciona-nos uma boa análise dos conceitos de "liberdade" e de "vida".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O "PÂNTANO"

«O Conselho de Magistratura faz bem em publicitar a sentença da regulação do poder paternal que está na origem do caso de Torres Novas. É óbvio que essa questão é primordial e está na origem da brutalidade da sentença última. Apesar disso, e não estando em causa as boas intenções e as justas preocupações de alguns que se debruçaram sobre este caso e dos apelos "à salvaguarda do interesse da criança", estamos perante um ataque inédito ao edifício da justiça. Incendiado por sucessivas fugas ao segredo de justiça que lhe chegam através dos media, irado com a impunidade e as prescrições (excepto quando delas beneficia) e com o arrastar de casos mediáticos em que, por nunca serem julgados, os arguidos são tidos como culpados, e farto da morosidade e do corporativismo da justiça, o cidadão comum civil deixou de confiar na administração da justiça. A adesão inédita à iniciativa do habeas corpus e o clima de histeria (visível no miserável Prós e Contras) são sinais de uma revolta da sociedade civil que deveria suscitar uma reflexão séria por parte dos agentes judiciários e dos governantes.» [Público assinantes Link]

Parecer:

Habitualmente não partilho das opiniões de Rui Moreira, Presidente da Associação Comercial do Porto, mas desta vez o seu artigo é certeiro

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ACÓRDÃO EVIDENTE

«O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) apreciou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus em favor do sargento Luís Manuel Matos Gomes e indeferiu-o, por maioria, por entender que «não se constata o fundamento invocado: erro grosseiro de qualificação jurídica do tipo de crime imputado - sequestro, por forma a poder afirmar inequivocamente a ilegalidade da prisão», pode ler-se no comunicado divulgado no site do STJ. » [Portugal Diário Link]

Parecer:

O resultado do pedido de Habeas Corpus apresentado por um escritório de advogados e apoiado por alguns milhares de assinaturas recolhidas enquanto a comunicação social divulgava o caso de fora incompleta e distorcida teve o resultado que se esperava, foi indeferido. Os advogados que ganharam protagonismo publicitário só ganharam isso mesmo, maior visibilidade pública, o mesmo sucedendo com algumas personalidades que recorreram ao abaixo-assinado para saírem da obscuridade a que a história as havia remetido.

Mal estará o país quando os tribunais prescindirem da aplicação da lei em favor de manifestações populares que se querem substituir a esses mesmos tribunais com base naquilo que jornalistas menos escrupulosos vão noticiando.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se aos senhores jornalistas que usem termos apropriados, pai é pai, e pai de coração não existe e pai adoptivo só o é depois de um tribunal o decidir. Informe-se o advogado que promoveu o pedido de habeas corpus que o número de assinaturas não altera a lei.»

PEIXEIRADA NA TV

«A RTP queixou-se sexta-feira à Polícia Judiciária do furto de material técnico. O equipamento, suspeita a empresa pública, terá sido desviado para os estúdios da Profissom, empresa ligada a Paco Bandeira e que produzia o programa ‘Diver(c)idades’. O talk show apresentado pelo cantor e feito a partir da sua quinta, em Montemor-o-Novo, já não será transmitido hoje pela RTP Internacional.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Ao que isto chegou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Paco Bandeira se a PJ já o visitou.»

MAIORIA DOS LISBOETAS QUEREM ELEIÇÕES INTERCALARES

«De acordo com uma sondagem CM/Aximage, 57,2 por cento dos inquiridos considera que deve realizar-se em breve eleições intercalares na autarquia de Lisboa, enquanto apenas 34,3 por cento refere que não é necessário. Contudo, 8,5 por cento não tem opinião.» [Correio da Manhã Link]

Parecer:

Mas o eng. Carmona, um técnico que nunca deveria ter saído do anonimato para se meter na política, continua firme e hirto à frente da autarquia, lembrando o antigo ministro da informação de Saddam Hussein.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se ao eng. Carmona que tenha juízo.»

ANIMOU-SE E VIROU IDIOTA

«Embalado por um espírito francamente eufórico - chegou a comparar as largas e ainda algo inóspitas grandes avenidas de Pequim com a nova-iorquina e cosmopolita Madison Avenue, "só que mais modernas e bonitas"... - Manuel Pinho não se coibiu de integrar os "baixos custos salariais face à União Europeia" como factor de competitividade da nossa economia e, logo, de atracção do capital chinês.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Há muito que Sócrates deveria ter percebido que o homem que o Grupo Espírito Santo lhe emprestou para ser ministro da Economia não tem perfil para o cargo, sendo mesmo o líder da oposição ao governo, tantas são as asneiras que já disse desde que saiu do anonimato dos gabinetes do BES.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Sócrates que o demita tão depressa quanto possível.»

AFINAL HÁ CONDENAÇÕES POR ABORTO

«Uma em cada duas pessoas levadas a tribunal pelo crime de aborto acaba por ser condenada pelos tribunais de 1.ª instância. Entre 1995 e 2005 foram condenadas 35 pessoas dos 72 arguidos acusados do crime contra a vida intra-uterina, dos quais 23 (65,7%) eram mulheres. Em 28 casos, a pena foi substituída por multa ou foi suspensa, mas sete pessoas acabaram na prisão.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Aos poucos vão-se desmontando as mentiras com que alguns partidários do "não" tentaram enganar os portugueses numa tentativa de ganhar o referendo à custa de um aumento da abstenção, ainda ontem a ex-comunista e líder extremista do antigo MJT foi à TVI tentar passar essa ideia mas teve azar pois Joana Amaral Dias deu-lhe um banho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao cadáver comunista do PSD.»

VALE TUDO NA CAMPANHA DO "NÃO"

«"Um dia quando estava feliz a brincar no mais íntimo das tuas entranhas senti algo de muito estranho, que não sabia como explicar: algo que me fez estremecer. Senti que me tiravam a vida!... Uma faca surpreendeu-me quando eu brincava feliz e quando só desejava nascer para te amar (...) Mãe, como foste capaz de me matar?..." Este é apenas um excerto de uma carta que foi colocada nas mochilas de crianças de dois infantários de Setúbal, o Aquário e a Nuvem, da rede de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), e por isso comparticipados pelo Estado, no caso dirigidos pelo Centro Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada. A missiva de apelo ao "não" ao aborto, sem estar assinada, motivou a indignação de alguns pais, que protestaram junto das educadoras. E ontem já circulava na Internet em vários blogues.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

O desespero dos defensores mais fundamentalistas do "não", designadamente os inspirados nas ordens da Igreja estão a perder as estribeiras e a recorrer a tudo para conseguirem uma vitória no referendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Retirem-se os subsídios às instituições envolvidas e se for alguém apanhado a meter a caixa no correio do Palheiro faça-se o idiota engolir a mesma.»

PSD: UMA VERGONHA DE LÍDER

«O episódio está a marcar com polémica os primeiros dois dias da campanha oficial do referendo à despenalização do aborto. Marques Mendes considerou "enganosa" a pergunta da consulta popular do dia 11 e foi, de imediato, alvo de um ataque cerrado de todos os partidos. O líder do PSD é acusado de tentar confundir os eleitores e de criticar a pergunta que ele próprio aprovou no Parlamento. Mendes defende-se e garante que "nunca disse mal de pergunta nenhuma".» [Jornal de Notícias Link]

Parecer:

Compreende-se que sem o poder à vista os militantes mais habilitados do PSD não se queiram chegar à frente, optando por manter uma segunda figura à frente do PSD. Mas poderiam poupar-nos a aturar as sucessivas barbaridades que o "pequeno" Marques Mendes vai dizendo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Marques Mendes uma declaração de voto a propósito do seu voto favorável à pergunta do referendo.»

ESTALOU O VERNIZ A RICARDO SALGADO

«"No dia 2 de Março, se a OPA passar, nós somos vendedores da nossa posição, porque não acreditamos na estratégia alternativa", afirmou Ricardo Salgado, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2006.» [Público Link]

Parecer:

Custa admitir, diria mesmo que até me dói a alma, mas desta vez tiro o chapéu a Ricardo Salgado pelas suas declarações em relação às opas sobre o BPI e a PT.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoiem-se as declarações»

VAI NADAR OS 4,5 MIL KMS DO AMAZONAS

«O homem que pretende nadar 5,4 mil quilômetros rio Amazonas abaixo disse que seu maior medo é um peixe do tamanho de uma minhoca.

"Meu maior medo é o candiru", disse à BBC Martin Strel, que nesta quinta-feira mergulhará para sua missão de nadar toda a extensão do maior rio sul-americano, do Peru ao Brasil.» [BBC Brasil Link]

Parecer:

E entre os vários peixes perigosos que terá de enfrentar é o minúsculo peixe-vampiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que tenha boa sorte.»

NÃO É NADA PARVO O BERLUSCONI

«A ellas se refiere su esposa, Verónica Lario en una carta abierta publicada en el diario La Reppública. En ella la sufrida esposa del magnate italiano, ex primer ministro italiano , expresa su consternación. Berlusconi, que odia a dicho diario, contrario a su ideología y muy crítico con sus actividades políticas se ha visto obligado a hacer de tripas corazón y ha enviado otra carta en la que pide disculpas. » [20 Minutos Link]

Parecer:

Já se sabe quais foram as mulheres que receberam os piropos do Berlusconi.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Berlusconi se não tem medo de ficar azul devido ao excesso de medicamentação.»

ESPANHA: O SISTEMA ELÉCTRICO RESISTIU AO APAGÃO

«La decisión de miles de ciudadanos de apagar la luz esta tarde durante cinco minutos para mostrar su preocupación por el cambio climático ha causado finalmente una caída de la demanda de electricidad de unos 1000 (MW), cifra que representa un 2,5% menos de la demanda prevista por Red Eléctrica de España (REE).» [El Pais Link]

«"Os sistemas foram concebidos para funcionar em condições normais. Se houver uma acção sincronizada de interromper o consumo eléctrico de forma brusca, aumentam as probabilidades de as coisas não correrem tão bem", disse Amarante Santos, gestor de sistemas da REN. Este género de iniciativas, defendeu, "é prejudicial", já que estes fenómenos de sincronização de massas podem, "no limite", causar perturbações na rede de abastecimento de energia.

Também o presidente da Quercus alertou para os potenciais efeitos negativos da iniciativa. "Parar cinco minutos pode significar mais prejuízos do que benefícios para o ambiente, porque as centrais térmicas não estão adaptadas a estas interrupções súbitas", considerou Hélder Spínola, sublinhando que a associação ambientalista portuguesa não adere a esta iniciativa. Além disso, acrescentou, "as centrais não iam deixar de produzir energia e por isso iam continuar a emitir dióxido de carbono".» [Público Link]

Parecer:

Por cá, como é costume, receou-se o desastre e até a Quercus não deixou de perder a oportunidade para se armar em fundamentalista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à QUECUS e à REN.»

ESPANHA JÁ É SÉTIMA ECONOMIA DO MUNDO

«Estados Unidos, Japón, Alemania, Reino Unido, Francia e Italia. Ésas son las seis grandes potencias económicas entre los países industrializados. El séptimo lugar lo ocupa España, que con el crecimiento acumulado en las dos últimas décadas -desde la entrada en la vieja Comunidad Europea en 1986- ha superado en la clasificación a Canadá, según los datos que divulgó ayer el gobernador del Banco de España, Miguel Ángel Fernández Ordóñez.» [El Pais Link]

Parecer:

Digamos que a culpa dos nossos males foi do D. João IV.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Zapatero se não quer lançar uma OPA sobre Portugal, se for necessário até damos a independência à Madeira para que a presença do Alberto não torne o negócio desinteressante.»

EMPREGOS "LIXO"

«El concepto ‘empleos de bajos salarios” no es una simple comparación entre niveles retributivos (España respecto de Francia o Italia), sino que define a quien ocupa un puesto de trabajo por el que percibe un salario inferior a dos tercios del salario que cobra la media del país. Pues bien, según ese estudio, el empleo de bajos salarios afecta al 18,3% de los asalariados españoles, porcentaje que sólo se sitúa, como se ha dicho, por debajo de EEUU (25,2%) y Reino Unido (20%). Por el contrario, Italia (3,4%) es donde la estructura salarial es más homogénea. Más equitativa. A continuación se sitúan Finlandia, Bélgica y Dinamarca, con niveles que en ningún caso suponen que más del 8% de sus ocupados trabaja en un empleo de bajos salarios. Trabajos ‘basura’, según la definición que se ha llegado a utilizar en la literatura económica.» [El Confidencial Link]

Parecer:

Agora que graças ao Idiota Pinho os baixos salários voltam a ser tema de discussão vale a pena ler este artigo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AL GORE NOMEADO PARA NOBEL DA PAZ

«"This is clearly, absolutely, one of the important efforts to achieve conflict prevention. Climate change can lead to enormous flows of refugees on a scale the world has never seen before. Fighting climate change is immensely important work for global peace," Heidi Sørensen, member of parliament for the Socialist Left Party (SV), told Aftenposten.» [Aftenpolten Link]

Parecer:

É justo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se a candidatura.»

CASOU-SE CONSIGO PRÓPRIO

«El chino Liu Ye de 39 años y procedente de la ciudad de Zuhai se ha casado con una copia de sí mismo vistiendo un vestido de novia de mujer y ataviada como tal."Existen muchas razones por las que he querido casarme conmigo mismo, pero la principal es expresar mi insatisfacción con la realidad", afirmó.» [La Flecha Link]

Parecer:

Cada um casa-se com quem quer.

A LEI MAIS IDIOTA

«O deputado Vítor Baptista, que coordenou pelo PS este dossier, considerou que, depois de o Governo ter apresentado na Assembleia um projecto que versava o levantamento do sigilo bancário no caso das reclamações graciosas, "o PS conseguiu negociar no Parlamento um diploma mais amplo, que foi melhorado pela introdução de igual regime em matéria de impugnações judiciais e no caso de existir falta de entrega de declaração por parte do contribuinte". Justificando a recusa das propostas da oposição, o deputado socialista frisou que houve a "preocupação de compatibilizar o combate à fraude e evasão fiscal com os direitos dos contribuintes".» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

É difícil de entender o que vai na cabecinha de alguém para que proponha que o sigilo bancário seja levantado ao contribuinte que reclame e ainda por cima diz que é para combater a fraude. O doente mental que propôs esta norma ainda não percebeu que quem foge ao fisco nem apresenta qualquer declaração e se o faz é o contribuinte que menos reclama. Esta medida só vai fazer perder tempo ao fisco e criar um ambiente de medo junto do contribuinte.

Será que uma lei que introduz uma ameaça velada a quem fizer uso do direito de reclamar é constitucional? Tenho muitas dúvidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recomende-se ao responsável que visite com urgência o psiquiatra mais próximo.»

MAIS UM ADVOGADO APANHADO PELO FURACÃO

«O escritório de António Frutuoso de Melo, um conhecido advogado de Lisboa, foi alvo de uma busca no âmbito da "Operação Furacão". Além desta diligência, elementos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), juntamente com técnicos da inspecção tributária, realizaram novas buscas a empresas, cujos nomes, até à hora de fecho desta edição, não foi possível apurar. O advogado foi constituído arguido.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Há muito que aqui se disse que alguns escritórios de advogados estão especializados na fuga ao fisco, pode-se mesmo dizer que alguns escritórios e serviços de contencioso de algumas empresas privadas podem ser verdadeiras centrais de corrupção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investiguem-se as ligações de escritórios de advogados e de serviços de contencioso dos bancos a altos quadros da administração fiscal. Ouça-se a este propósito a opinião do Saldanha Sanches.»

IMPOSTOS PRESS [Link]

Um jornal online dedicado à temática dos impostos.

OS QUE NÃO CUMPREM SÃO MELHOR TRATADOS DO QUE OS QUE RECLAMAM?

«Em causa estão as mudanças dos pressupostos do crime de abuso de confiança fiscal. A Lei do Orçamento de Estado determina que, para o crime se verificar, o arguido deverá ter sido notificado para, no prazo de 30 dias, repor a verdade fiscal e pagar a quantia em falta - acrescida de juros de mora e uma coima. Antes, o crime consumava-se simplesmente com a retenção de imposto e a não-entrega no prazo de 90 dias (ver caixa/nova redacção a negrito).

Diversos tribunais, onde há processos pendentes por aquele ilícito, têm entendido que devem ser arquivados os autos nos quais não se verificou a notificação. Este entendimento é criticado pelo fiscalista José Luís Sandanha Sanches, que, em declarações ao PÚBLICO, afirmou: "A alteração não é uma amnistia, mas uma forma de resolver o processo mais rapidamente, através da recuperação do montante em dívida". "Arquivar liminarmente gera uma desigualdade terrível entre quem pagou e quem não pagou", alerta, realçando que a competência administrativa para a notificação nos processos pendentes "deve considerar-se transferida para o tribunal".» [Público Link]

Parecer:

Ao mesmo tempo que o governo quer levantar o sigilo bancário aos que reclamam vai perdoando aos que não cumprem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se esta medida também se insere no combate à evasão fiscal e se averiguou a quem pertenceu a ideia, para termos a certeza de que não tenha sido algum arguido a escrever a lei.»

UMA PÉROLA DO AMARAL TOMAZ

A forma como o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais encerrou a celebração do Dia Mundial das Alfândegas (a que a equipa ministerial votou um desprezo irresponsável) merece constar no livro das anedotas do ministério das Finanças:

«Exmos. Senhores e caros convidados,
Considero encerrada esta sessão informando que a DGAIEC oferece um pequeno cocktail já à saída … sob o meu controlo orçamental.
Muito obrigado a todos pela vossa presença e atenção.»

EXTRABED.IN [Link]

Uma página que propõe aos bloggers que partilhem a sua casa:

«It's simple. You offer your extra bed to a fellow blogger who visits your city. And in return, when you travel to his/her city, you have a place to stay. Cool, Huh!»

A TUA IDADE OS OUTROS PLANETAS [Link]

MIXPLAY [Link]

Para criar a sua própria música.

SIMON PANG [Link]

DANIEL [Link]

DAVE HARE [Link]

EUROPA: O GMAIL NÃO VAI PODER CHAMAR-SE GMAIL

O nome está patenteado por um cidadão alemão:

«GMail, el servicio de correo de Google que tanto éxito le ha dado, no podrá llamarse así en Europa. Según se recoge en The Register, el único propietario de esta marca es Daniel Giersch, un alemán que se hizo con ella hace seis años. Así lo ha considerado la OAMI, que se encarga de gestionar las marcas comunitarias europeas.» [20 Minutos Link]

ESTÁ EXPLICADA A ASNEIRA DO IDIOTA PINHO

Esta foi é a pior semana do ano como o demonstra um matemático:

«Is this the suckiest week of the year? It ought to be, according to Cliff Arnall, a professor at Cardiff University. Arnall, an expert on seasonal depression, has authored the equation you see above, which calculates the "most depressing day of the year". This year, it was January 23rd -- Tuesday. Last year, the equation offered up Jan. 24th as the buzzkiller of the year, so this week is clearly haunted.» [Collision Detection Link]

SEGURANÇA NO TRABALHO - IMAGENS [Link]

SEGURANÇA NO LAZER - IMAGENS [Link]

COWGIRLS EXPRESSO [Link]

Uma rede de cafetarias muito original:

«Howdy! We're the gals of Cowgirls Espresso, and we're here everyday to serve you up the finest coffee beverages out here in the Ol' West! With six locations in the greater Seattle/Tacoma area, we offer up the very best in Espresso beverages, including lattes, mochas, and our famous 32 ounce Buckin' Bronco.»

BOOKS KINOBUNIYA: BOOKS ON MUSIC

[2][3]

DURP LOCKS

[2][3]

CHECK CENTER

[2][3]