sábado, fevereiro 24, 2007

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor de porta no Chiado, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Effi Sharir / AP]

«Así vigilan en Israel. EL ministro israelí de Defensa, Amir Peretz, mira a través de unos binoculares sin quitarles la tapa durante una visita a unos ejercicios militares en los Altos del Golán.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


A Zezinha desorientou-se

Perante o relatório da auditoria que um vereador (menor) do PSD mandou fazer à Gerbalis a Zezinha quase perdeu a compostura, protestou, questionou a validade jurídica do respectivo despacho e acabou a falar de eleições intercalares na CM de Lisboa. O problemas é que os factos que constam do relatório são para investigar até ao fim, seja para condenar quem cometeu as ilegalidades ou, caso estas não se confirmem, para condenar quem usou as suas competências para dar golpes baixos. Esta era a única posição possível da Zezinha, pedir eleições só serve para ficarmos a pensar que quer realizar eventuais mais-valias antes de se saber toda a verdade.

INGRID BETANCOURT: 5 ANOS DE SEQUESTRO PELAS FARP DA COLÔMBIA

Esta é uma imagem de um vídeo emitido a partir do cativeiro onde Ingrid Betancourt é mantida prisioneira há cinco anos. Será que o PCP, o aliado português das FARP, concorda com o sequestro ou com condenações a prisão perpétua sem qualquer culpa ou julgamento? Jerónimo de Sousa deveria explicar porque apoia as FARP e as suas práticas políticas pois a liberdade é um conceito universal que não pode ser reinterpretado em função das conveniências políticas.

Aguardamos que o PCP tenha a coragem de tomar uma posição em vez de se esconder atrás de chavões. O PCP pode ajudar a libertar esta mulher ou, com o seu silêncio, concordar com o seu sequestro.

O DRAMA DO PSD

É sabido que no PSD só há candidatos credíveis à liderança quando se vê a luz do poder no fundo do túnel quando isso não sucede metem-se lá os "Marques Mendes" do partido. O problema é que Sócrates está a explorar sabiamente esta situação e quanto mais tempo Marques Mendes está na liderança do PSD mais este partido desce nas sondagens, e quanto mais desce nas sondagens mais são os militantes credíveis do partido a assobiar para o ar, como se não fosse nada com eles. A desgraça é tão grande que até o Luís Filipe Menezes esqueceu a vontade de se candidatar à liderança.

Qual será o limiar eleitoral mínimo do PSD? Com Cavaco Silva soubemos qual era o máximo, com Marques Mendes vamos saber qual é o mínimo.

PT: ASSEMBLEIA-GERAL OU RGA

Desde os tempos da universidade que não via comunicados destes, a SONAE decidiu conquistar a PT socorrendo-se de métodos em tudo idênticos à antigas reuniões gerais de alunos, até parece que Belmiro contratou algum velhinho militante do MRPP.

UMA PERGUNTA AO DIRECTOR DO JORNAL PÚBLICO

O desenho do autódromo de Portimão que "c" de "copyright" e a indicação de que os direitos pertencem ao jornal foi desenhada no jornal? Desconfio que se trata de um excesso de zelo do jornal pois a mesma imagem aparece em formato mais reduzido no Algarve Desporto [Link]. Ou o jornal comprou os direitos da imagem ou está ele próprio a apropriar-se de propriedade alheia.

OS LABIRINTOS DA "SOCIAL-DEMOCRACIA" EM PORTUGAL

«O PSD deu então jeito - no CDS, o prof. Freitas do Amaral, ex-procurador à Câmara Corporativa, tinha mais dificuldade com "créditos" antifascistas. E sobretudo, não queria "fascistas" (leia-se ANP) no seu CDS. Estes, a nível do "resto do País", foram para o PSD e Sá Carneiro aproveitou.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A Zezinha anda mesmo zangada com o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DA PATOLEIA A CHAVES, A VALENÇA, A ETC., ETC.

«A verdade, contudo, é que nem sempre os argumentos de racionalidade ultrapassam o que por natureza é irracional. E não há que temer as palavras: é irracional pretender ter serviços de urgência abertos 24 horas por dia ao virar da esquina pois tais serviços, mesmo que fosse possível pagá-los, prestariam pior serviço que unidades especializadas, competentes, experientes e, por isso mesmo, raras. Por isso, quando ontem se olhava para a imagem da primeira página do PÚBLICO, era quase impossível deixar de recordar imagens idênticas de revoltas antigas como as da Patuleia, essa quase guerra civil que se seguiu à revolta da Maria da Fonte. E que levou Maria da Fonte à revolta? Uma medida menor e de elementar higiene pública: a proibição dos enterros dentro das igrejas. Também então a irracionalidade saiu à rua.» [Público]

Parecer:

O editorial do jornal Público que devia ser lido por alguns autarcas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FACTOS SÃO FACTOS

«De acordo com o documento, a empresa municipal adjudicou empreitadas a determinadas empresas por montantes “muito superiores ao valor real dos trabalhos, em detrimento de propostas anuladas, em iguais condições de garantias”, por valores inferiores.

A Gebalis autorizou igualmente, “por mais do que uma vez”, duas propostas de lançamento da mesma obra “com dois preços distintos” e modificou o valor-base para concurso proposto pelo projectista, “sem alterações ao projecto que o justifiquem, após o recebimento das propostas das empresas concorrentes”.» [Correio da Manhã Link]

«O relatório de avaliação à empresa municipal Gebalis, da Câmara de Lisboa, indicia crimes de natureza financeira, que poderão ir da prevaricação, tráfico de influências, participação económica e negócio e violação de segredo informático, entre outros. No texto, a que o DN teve acesso, a comissão - nomeada pelo vereador da Habitação Social, Sérgio Lipari Pinto, a 18 de Janeiro, para avaliar a gestão da empresa entre 2001 e 2006, nas obras realizadas nos 70 bairros sociais da capital - refere matéria que aponta para adjudicações sem concurso público, facturação com preços distintos da proposta adjudicada e favorecimento de empresas. Situações que a comissão considerou serem "uma prática corrente de gestão, o que a revelar-se significa prática continuada em prejuízo da empresa". » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

A auditoria à Gebalis poderá ter sido feita para tramar a Zezinha e até poderá não ter havido contraditório, mas factos são factos e o que consta no seu relatório são isso mesmo pelo que mais do que andar com acusações cruzadas entre o PSD e o CDS o que importa é investigar esses factos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ribeiro e Castro porque razão só agora fala em eleições intercalares na CM de Lisboa.»

PARECE QUE O CIRCO CARDINALI ESTÁ A FAZER A ÉPOCA BAIXA NA CML

«Ainda não foi desta que Carmona Rodrigues arrumou a casa. A redistribuição de pelouros, acordada na reunião de quarta-feira entre os vereadores do PSD e noticiada ontem pelo DN, ficou em standby . Tudo devido a dois "lapsos" do presidente da Câmara de Lisboa. O autarca "esqueceu-se" de apresentar formalmente a suspensão do mandato de Fontão de Carvalho, que tem de ser aprovada pela vereação e que só por si impede a distribuição dos pelouros tutelados pelo vice-presidente. Por outro lado, Paulo Moreira, vereador que iria ocupar o lugar deixado vago por Fontão de Carvalho, integra a administração dos Serviços Sociais da autarquia, função que pode revelar-se incompatível com o cargo de vereador.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Quem viu o eng. Carmona arrogante nos debates eleitorais e o vê agora não pode deixar de ficar surpreendido, atrás daquela arrogância de quem pensava saber mais que todos os outros está uma figura política menor, sem qualquer autonomia e sem perfil ou dimensão para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Duvido mesmo que estivesse à altura de uma das juntas de freguesia da capital.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao pobre Carmona que se limite à gestão dos assuntos correntes.»

OBRIGADINHO MARQUES MENDES

«O dia 11 de Fevereiro, que deu a vitória ao "sim" no referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez ditou o ritmo do Barómetro da Marktest para o DN e TSF do corrente mês. Os socialistas, que se bateram pela alteração ao Código Penal no que diz respeito ao aborto, conseguem reforçar a maioria absoluta, passando dos 43% nas intenções de voto obtidas no primeiro mês do ano para os 47%, mais dois pontos do que obtiveram nas legislativas de 2005. Curiosamente, é o eleitorado masculino o mais rendido ao partido de José Sócrates, por comparação com o feminino. » [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Marques Mendes tem sido tão útil ao Governo que já é tempo de José Sócrates o nomear ministro sem pasta. É o mínimo que se espera para retribuir o apoio eleitoral que tem dado a Sócrates para ajudar o primeiro-ministro a atingir o seu grande objectivo político, superar a maioria de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta a José Sócrates.»

QUEM ESTÁ A MENTIR?

«Era uma das últimas audições para esclarecer o que aconteceu no caso do "Envelope 9", mas mais não fez do que aumentar a confusão. A inspectora da PJ Rosa Mota foi à comissão parlamentar de inquérito ao "Envelope 9", na noite de quarta-feira, afirmar que a PJ analisou disquetes com a facturação de Paulo Pedroso, não tendo encontrado no suporte qualquer informação adicional. Entenda-se o registo de chamadas de altas individualidades do Estado, que acabou anexo ao processo Casa Pia.

Um depoimento que, à semelhança do que sustentou já Dias André (também inspector da PJ, ouvido na passada semana), parece contrariar as informações dadas à comissão pelo ex-procurador-geral da República. Souto Moura defendeu que as disquetes do "Envelope 9" teriam ficado esquecidas, acabando apensas ao processo Casa Pia sem que tenham sido analisadas.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Cada vez mais começa-se a perceber que o Processo Casa Pia tem muito de manhoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se que todas as peças do processo sejam arquivadas na Torre do Tombo.»

PARLAMENTO ÀS MOSCAS PARA DISCUTIR CORRUPÇÃO

«O discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, proferido nas cerimónias do 5 de Outubro, chegou a ser citado : "Existem sinais que nos obrigam a reflectir seriamente sobre se o combate a esse fenómeno tem sido travado de forma eficaz e satisfatória." Mas o hemiciclo da Assembleia da República apenas se compôs às 18.00 de ontem. Para as votações. O debate sobre os vários projectos de lei sobre a corrupção resumiu-se a meia dúzia de intervenções com mais moscas do que deputados.» [Diário de Notícias Link]

Parecer:

Uma vergonha, mas depois de João Cravinho ter ido para Londres para um cargo onde não se faz nada e se ganha muito porque haveriam de ser os outros deputados a fazer o trabalho?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se o assunto.»

HÁ COISAS QUE NÃO ENTENDO

«O PS vai fazer "tudo para evitar" a ida dos procuradores do processo Casa Pia ao Parlamento. Assim mesmo o afirmou anteontem à noite, na comissão de inquérito ao Envelope 9, o deputado Ricardo Rodrigues, confessando o receio de que tal pedido fosse considerado "não uma intromissão, mas uma incursão numa área que temos de proteger, sendo de soberanias diferentes". Só se for "absolutamente necessário para esclarecer algum aspecto" é que os socialistas podem repensar a decisão.

A audição dos procuradores João Guerra, Paula Soares e Cristina Faleiro é, desde o início, uma exigência do BE, o partido que pediu a comissão de inquérito ao caso das disquetes apensas ao processo Casa Pia com a facturação detalhada das mais altas individualidades do Estado. Anteontem à noite, depois da audição da Rosa Mota - a coordenadora da equipa da PJ que fez parte do núcleo duro de investigação do processo Casa Pia -, Fernando Rosas (BE) voltou a insistir no pedido.» [Público]

Parecer:

Depois de a AR ter ouvido Souto Moura e dois inspectores da PJ não entendo onde está o mal de serem chamados procuradores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o PS sobre esta decisão.»

UM AUTÓDROMO EM PORTIMÃO

«O autódromo internacional de Portimão, aprovado anteontem em reunião de câmara, é um dos quatro projectos que, no conjunto, representam para o município um investimento público e privado de 320 milhões de euros - o dobro das verbas inscritas no PIDDAC (Orçamento de Estado) para a região em 2007. A competitividade entre as cidades algarvias está a passar pela capacidade de atrair capitais privados, à boleia do Governo. A classificação de Projectos de Interesse Nacional (PIN) a certas propostas de imobiliário, associadas ao golfe, marinas e hotéis de cinco estrelas e desporto, ajuda a ultrapassar conflitos com o ambiente.» [Público]

Parecer:

Depois de um estádio de futebol que nem para criar alfaces serve, vai ser construído um autódromo em Portimão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: Pergunte-se ao presidente da CM de Portimão se vai fazer corridas de carrinhos de choque.

O DESMORONAR DA PRETOLÂNDIA

«O vereador da Câmara de Lisboa eleito pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, pôs ontem a hipótese de haver uma rede de tráfico de influências na empresa municipal que gere os bairros sociais da cidade, a Gebalis. "Não consigo encontrar justificação para o facto de terem sido metidos na Gebalis pelo menos 20 militantes do PSD no tempo em que Sérgio Lipari, [actual vereador da maioria social-democrata] era secretário-geral da empresa", observa Sá Fernandes, acrescentando que quando Lipari se tornou vereador levou "sete ou oito" desses militantes para o seu gabinete na autarquia. Segundo este autarca, tanto o presidente da Junta de Freguesia de Benfica como o de S. Domingos de Benfica são simultaneamente do PSD e trabalhadores da Gebalis. » [Público]

Parecer:

Toda esta confusão na CM de Lisboa começa a parecer o desmoronar da Pretolândia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Preto quantos afilhados, amigalhaços e idiotas do PSD colocou em cargos públicos enquanto foi líder da distrital e íntimo de Manuela Ferreira Leite. Sá à minha conta posso adiantar mais de meia dúzia de nomes.»

QUERES DAR UM PONTAPÉ NO "DITO CUJO" DE GEORGE BUSH?

«Una catarsis colectiva. Es lo que propone el polémico artista británico Mark McGowan, que se vistió como el presidente de EEUU George W. Bush con un cartel que rezaba: "patéame el culo". McGowan recorrió a gatas el distrito neoyorquino de Manhattan durante 72 horas.» [20 Minutos Link]

Parecer:

Se fosse o verdadeiro George Bush até lhe dava meia dúzia.

LIBERDADE PARA O BLOGGER ABDELKARIM

«La organización de derechos humanos Human Rights Watch (HRW) calificó de "alarmante" la condena a cuatro años de cárcel a un bloguero por criticar al Islam y al presidente egipcio en su blog, y pidió su liberación inmediata.» [20 Minutos Link]

AS MULHERES MAIS SENSUAIS DO MUNDO SEGUNDO A PLAYBOY

«La revista más experta en erotismo fino ha nombrado a las 25 mujeres más sexys del año. Salvo contadas excepciones, como la de Paris Hilton o Lyndsay Lohan, casi todas ellas tienen algo en común, un busto de play mate digno de escándalo.

Sin recurrir a las encuestas ni a los rankings de las revistas internacionales, el atractivo de Scarlett Johansson queda fuera de toda duda. No existe la misma unanimidad, en cambio, sobre el secreto de su tirón anatómico. Uno de los debates más encendidos que florecen en la red versa sobre el hipotético aumento pectoral que ha sufrido la diva desde sus inicios.» [20 Minutos Link]

Parecer:

O dono da Playboy deve ter investido em fábricas de silicone.

MICHAEL JACKSON CONVERTE-SE AO ISLAMISMO

«Su hermano Jermaine, que profesa en la fe de Mahoma desde el año 1989, ha sido quien ha hecho públicas las intencionees de su hermano en una entrevista publicada hoy por el periódico británico musulmán "The Muslim News": "Lo más seguro es que Michael se convierta al Islam. Cuando volví de la Meca le traje muchos libros y me preguntó muchas cosas sobre mi religión, y yo le dije que es pacífica y bonita", explicó Jermaine. Michael está muy satisfecho y orgulloso de la fuerza y la paz interior que ha encontrado en las enseñanzas del profeta".» [20 Minutos Link]

Parecer:

Se não quiser ir a Meca sempre pode vir à praia do Meco, que no caso dele vai dar no mesmo.

CARTAZ DA DOLCE & GABBANA RETIRADO EM ESPANHA

«Según el Observatorio de la Imagen del Instituto español de la Mujer , el anuncio incita a la violencia contra las mujeres y de él "puede deducirse que es admisible la utilización de la fuerza como un medio de imponerse sobre las mujeres".» [20 Minutos Link]

Parecer:

Preconceitos "progressistas".

O HINO BRITÂNICO VAI OUVIR-SE NO ESTÁDIO DE CROKE PARK, NA IRLANDA

«El conflicto del Ulster, la política y el deporte se darán cita este sábado en Dublín cuando las selecciones de rugby de Irlanda e Inglaterra disputen un encuentro del Seis Naciones en el estadio de Croke Park, el escenario del primer "Domingo Sangriento". El partido ha traspasado el ámbito puramente deportivo porque después del himno nacional irlandés, La canción del soldado , se espera que resuenen por las gradas del "Croker", por primera vez en su historia, los ecos del himno nacional británico Dios Salve a la Reina .» [El Pais Link]

PROTESTO MUNDIAL CONVOCADO ATRAVÉS DO YOUTUBE

ILUSÕES FOTOGRÁFICAS [Link]

IMAGENS MANIPULADAS DA URSS [Link]

SHUTDOWN DAY [Link]

O que aconteceria se todos desligássemos o computador no mesmo dia?

IMAGEM REAL OU DIGITAL? [Link]

Digital!

DANIEL BERGMANN [Link]

BHO [Link]

E_NICA [Link]

ORLOVSY [Link]

OPPS POOPS

GOOGLE GMAIL

WWF

A EU