domingo, junho 21, 2009

Semanada

A semana foi marcada pelo regresso à normalidade operária na Autoeuropa, o PCP conseguiu que os seus trabalhadores vetassem o acordo negociado por um representante da pequena burguesia radical e exigiram mais. Se Carvalho da Silva um reputado gestor de empresas, garante que os custos salariais da Autoeuropa apenas representam 5% dos custos de produção o céu é o limite para os salários dos trabalhadores, até poderiam duplicar que isso nem se sentiria no aumento dos preços das viaturas. Os alemães ficaram a saber que a partir de agora terão que negociar com Jerónimo de Sousa e só terão vantagens nisso, o líder do PCP poderá ser-lhes muito útil a abrir as portas dos mercados cubano e norte-coreano.

Enquanto Jerónimo de Sousa chamou a si o papel de maior accionista da Autoeuropa os outros políticos da oposição andaram preocupados com a suposta tentativa de mudança de imagem de Sócrates, ao que parece exigem que o primeiro-ministro deve ser um ceteris paribus político para assegurar que as legislativas repitam o resultado das europeias. Manuela Ferreira Leite pode tirar e pôs os casados de imitação da Chanel e mudar a cor de cabelo evoluindo da , o Portas pode deixar de ir às feiras com casacos às riscas estilo Yuppie da Sicília para usar fatos lisos na Feira da Agricultura e até Louça pode deixar a política da piada, apenas Sócrates está impedido de mudar. A não ser que se deixe de namoros com a Fernanda Câncio pois com o Freeport esgotado dava jeito voltarmos a mandar mails aos amigos insinuando que o primeiro-ministro é invertido.

Manuela Ferreira Leite voltou à estratégia da Lua Nova e deixou de aparecer, quem vai fazendo as despesas da liderança é Paulo Rangel que propôs uma nova aliança pós eleitoral com o CDS de Paulo Portas, uma nova AD desta vez na versão Manuelina. Paulo Rangel anda tão feliz que já imagina uma vitória nas legislativas, seria um excelente argumento para não ter que se exilar em Estrasburgo, até porque com uma líder que quando fala parece uma buldozer com dentes o líder parlamentar do PSD poderia manter o seu protagonismo político. O seu drama é que Manuela Ganhasse ele seria o grande perdedor, só chegaria à liderança do PSD se Manuela Ferreira Leite tivesse um achaque, algo pouco previsível pois, talvez pela ruindade política, a senhor mostra ter melhor saúde do que Cavaco Silva.

Um par de anos depois de os espanhóis terem passado a informação de que Valentim Loureiro teria andado a mandar uns milhões lá para fora, o Ministério Público achou que estava na hora de ir a casa do autarca para confirmar se Valentim Loureiro é idiota ao ponto de passados dois anos ainda ter uns apontamentos de mercearia com a indicação do número da conta. Com o caso Freeport esgotado naquilo que mais interessava e o caso BPN em banho-maria (ainda alguém, se lembra de inventar o banho cavaquismo) resta ao ministério Público entreter-nos com o folhetim Operação Furacão (tão interessante como aquele filme sem imagens em que se ouvia o apito do comboio) e o Apito Dourado, eu diria com a Operação Brisa Ligeira e o Apito Calado.

Azar, azar foi o Moniz não concorrer à presidência do Benfica, já estava a ver a Madame Moniz no papel de directora do canal Benfica a fazer o jornal desportivo nacional à sexta-feira, a acompanhada do Vasco Pulido Valente como comentador das arbitragens. Azar para os espanhóis da PRISA que se tiverem de se livrar dos Monizes vão ter que pagar muita resma de botox.