quinta-feira, junho 25, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Membro de rancho folclórico em Belém , Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

Desiludam-se os que pensam que Sócrates está incomodado com as críticas ao ensaio de mudança de imagem que fez na entrevista à SIC, Sócrates não só não está incomodado com a crítica que defende que um político pode ser simultaneamente feroz e dócil, aliás, considera que sempre é melhor chamarem-lhe fera do que mariquinhas. Daí a explorar estas críticas é um pequeno passo que Sócrates dará com o seu próximo outdoor.

Mas parece que Manuela Ferreira Leite não quer ficar para trás e já prepara a sua resposta:

JUMENTO DO DIA

Jaime Silva

O ministro da Agricultura anda tão distraído que nem deu pela demissão de Carlos Guerra.

ELEIÇÕES NO MESMO DIA

Se Cavaco Silva decidir nesse sentido deixam de haver dúvidas quanto à sua intenção de usar o cargo para desestabilizar o país e levar Manuela Ferreira Leite ao poder, será o princípio do fim do cavaquismo presidencial.

CASO FREEPORT

Muitos arguidos e poucas provas, por este andar quem tenha ido às compras ao Freeport arrisca-se a ser constituído arguido Uma forma muito original do MP mostrar serviço, os arguidos são tantos que teremos que concluir que dividido por todos o dinheiros que supostamente foi oferecido deu para comprar um pacote de alcagoitas.

28 ECONOMISTAS?

Cá por mim que os promotores do abaixo assinado tiveram dificuldades em chegar aos trinta.

AVES DE LISBOA

Gaivota-argêntea [Larus michahellis] no Rossio

FLORES DE LISBOA

Parque das Nações

LIVRES PARA ESCOLHER

«As últimas décadas foram reinado dos economistas, o que por si só justifica que se use com os economistas de verdadeira franqueza. Pois bem, sejamos francos: são poucos os economistas cuja reputação tenha aumentado com a crise. E, desses, não os vi assinar o manifesto dos 28 economistas contra os grandes investimentos públicos.

Tal como acolhemos o facto de terem opinião sobre o TGV, os mesmos 28 economistas não poderão levar a mal que se lhes pergunte: quantos de entre eles acertaram nesta crise? Quantos resistiram à ideia de que o mercado poderia e deveria decidir sozinho? Quantos avisaram a tempo que a estrutura de incentivos dos altos executivos nos estava a conduzir para o desastre? Destes, poucos ou nenhum (talvez apenas Silva Lopes?).

Como é evidente, o terem fracassado na crise não lhes tira razão sobre as infra-estruturas. Mas significa que devemos recusar os equívocos deste manifesto. Não, os 28 não são uma colecção plural, muito menos apolítica, de economistas: são economistas de direita, o que é estupendo, mas é o que é. Não, os economistas não têm nenhum direito de pernada sobre as grandes decisões da sociedade: devem participar nelas tanto quanto os geógrafos, os urbanistas, os engenheiros e os cidadãos em geral. E não, estes nomes não esgotam o panorama da opinião económica em Portugal.

Existem felizmente economistas que acertaram na crise e - muito provavelmente - acertam no remédio. Não fazem parte dos 28, mas tenho mais motivos de confiança neles. A cada passo da crise souberam descrever o que se estava a passar e propor soluções e redesenhos do sistema que só depois se consolidaram na imprensa económica internacional. Nunca perdi o meu tempo quando lhes dei atenção. Não pagam anúncios de página inteira na imprensa nacional. Mas escrevem em blogues. Num em particular, chamado Ladrões de Bicicletas, está uma equipa inteira: João Rodrigues, José Reis, José Maria Castro Caldas, Nuno Teles, Jorge Bateira. Dir-me-ão: são de esquerda. Pois são. E não assinaram o manifesto, o que está longe de os diminuir. Se preferirem, tenho dois economistas de centro-esquerda para adicionar: Carlos Santos, de O Valor das Ideias, e João Pinto e Castro, do Blogo Existo. Qualquer deles, no seu estilo, tem aguentado este debate com desenvoltura, criatividade e segurança.

E não precisam de ser pura e simplesmente economistas. Pedro Lains, historiador da economia (que não é de esquerda, tanto quanto sei), tem também escrito no seu blogue sobre a questão das infra-estruturas de transporte, lembrando que a decisão está longe de ser unicamente económica.

Nem todas as questões estão respondidas. Serão as grandes obras inimigas das "muitas pequenas obras" na reabilitação urbana que eu defendo como prioritárias? Serão todas estas obras iguais, das auto-estradas ao novo aeroporto e ao TGV?

Mas não me venham dizer que a única opinião disponível é um manifesto de 28 economistas convencionais, propondo a criação de uma comissão de sábios convencionais, envolvida em discurso inconclusivo. Façam esta experiência: leiam os outros, e depois digam-me da diferença.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou esta quarta-feira que a realização das eleições autárquicas e legislativas no mesmo dia não prejudicam a democracia e ainda a reforçam.

'Ninguém está a pôr em causa a democracia quando se defende que as eleições sejam no mesmo dia, bem pelo contrário, eu considero que a democracia ficará reforçada se a abstenção diminuir e duvido que as eleições tão seguidas seja bom para combater a abstenção', afirmou a líder social-democrata à saída da audiência com Cavaco Silva, no Palácio de Belém.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Esta Manuela Ferreira Leite é mesmo divertida, começa por defender eleições simultâneas por razões de dinheiro, agora diz que reforça a democracia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se já deixou de pensar que uma ditadura dava jeito.»

AUTOEUROPA AVANÇA PARA LAYOFF

«A administração da Autoeuropa garantiu hoje que vai manter para já os postos de trabalho dos 250 trabalhadores contratados e anunciou que vai marcar dez dias de não produção em sistema de lay-off entre Setembro e Dezembro.

"As previsões actuais de encomendas até ao final de 2009 não obrigam para já à administração da Volkswagen Autoeuropa a recorrer à dispensa de colaboradores temporários", salienta a empresa num comunicado distribuído após a reunião com a comissão de trabalhadores, que decorreu ao início da tarde.» [Diário de Notícias]

Parecer:

EM vez de bolss de horas os heróicos trabalhadores da Autoeuropa que seguiram as indicações do PCP vão para casa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se ficou contente.»

CARLOS GUERRA COLOCOU LUGAR À DISPOSIÇÃO

«Durante o debate quinzenal no Parlamento, o líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, perguntou ao primeiro-ministro, José Sócrates, se considerava que "Carlos Guerra tem ou não tem condições para continuar no Ministério da Agricultura" depois de ter sido constituído arguido no caso Freeport.

"Este homem foi constituído arguido pelo exercício de funções públicas de gestão no exercício do Instituto da Conservação da Natureza (ICN), quando o senhor primeiro-ministro era ministro do Ambiente", referiu Paulo Rangel. » [Diário de Notícias]

Parecer:

É um grande progresso em, relação ao tempo de Cavaco Silva, quando o agora Presidente d República era primeiro-ministro o então presidente do Instituto de Emprego foi constituído arguido e manteve-se no lugar. Mas Paulo Rangel nesse tempo andava mesmo a papas Maizena e não sabe disso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se cópias dos jornais da época a Paulo Rangel.»

JOPE BERARDO DIZ QUE O BCP CONTINUA A ROUBAR

«Joe Berardo, terceiro maior accionista do BCP, teceu críticas sobre o banco onde detém uma posição 6,2 por cento, voltando à carga com as acusações de "roubo" e de "aldrabice".

"O BCP continua a roubar ainda hoje em dia e posso provar", garantiu Joe Berardo, no decorrer do 'Ideia Fórum', promovido pelo jornal 'i' e que decorreu em Lisboa. » [Jornal de Notícias]

Parecer:

Pois, mas agora são uns gajos porreiros a roubar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista-se ao folhetim.»

AUTOEUROPA: A LUTA CONTINUA

«A comissão de trabalhadores da Autoeuropa diz que os trabalhadores vão contestar, por todos os meios legais, o processo de «lay-off», considerando que as medidas agora anunciadas são penalizadoras e significam uma retaliação pelo chumbo do pré-acordo, refere a «TSF».

Em declarações à mesma, António Chora disse ficar satisfeito com a manutenção dos 250 postos de trabalho das pessoas com contrato, bem como a manutenção dos dois turnos, porque garante os subsídio de turno. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ou estou muito enganado ou desde que o PCP decidiu ultrapassar o BE a Autoeuropa caminha para o encerramento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se aos trabalhadores pcs da Autoeuropa que contratem os serviços de Mário Nogueira, ele é um grande especialista em providências cautelares, esperas a governantes e em negociações que terminam em conflitos.»

diciORDINÁRIO ilusTarado - aditamento

Ontem esqueci-me de dizer que ainda antes de estar nas bancas os mais apressados podem comprar o "diciORDINÁRIO ilusTarado" já pode ser comprado online, basta ir AQUI

SANDI GORKIK

A TUA NAMORADA PÔS-TE OS CORNOS?

GUINESS