sábado, maio 24, 2008

Bendita crise


Portugal carece de uma boa governação se quer ultrapassar os problemas que enfrenta, a crise que de agora se fala não é mais do que um pior moimento de uma crise que se prolonga há muitos anos. Nas últimas décadas o país foi mal governado, nunca foi capaz de realizar as reformas no seu momento certo, adiou sempre as soluções condicionando o desenvolvimento aos calendários eleitorais.

Ainda há dois meses já se falava de fartura, o governo baixou o IVA em 1% e no PSD já havia quem falasse em baixa-lo para 16%, para além da redução da generalidade dos impostos. Bastou o aliviar da crise financeira para que o país entrasse em bebedeira eleitoral, até as crisálidas do PSD acordaram antes de tempos perante o anúncio de uma primavera eleitoral.

O agravar da crise teve a vantagem de repor o juízo colectivo, o secretário de estado dos Assuntos Fiscais, já não anda a prometer descidas de IVA sem consultar a evolução das receitas, a direita já abandonou o choque fiscal limitando-se a propor pequenos curto-circuitos. Sócrates terá agora que mostrar que governa bem em vez de agendar medidas em função do calendário eleitoral.

Até os portugueses estão a ser confrontados com a necessidade de mudar de hábitos, com a subida dos combustíveis vão finalmente ser confrontados com a necessidade de mudarem de hábitos, terão que conduzir de forma a consumir menos e a abandonar o carro como símbolo ambulante de estatuto social.

Perante a crise dos preços das matérias-primas Portugal tem mesmo que se confrontar com as suas dificuldades, deixando-se de as iludir. É mesmo necessário responder à crise.