sábado, maio 31, 2008

PSD: a crise segue dentro de momentos


Os militantes do PSD não resistiram à tentação do poder, com Santana Lopes a definhar e Passos Coelho enredado numa proposta de baixa do ISP, preferiram votar em função das sondagens. Esqueceram que a sondagens teriam de favorecer Manuela Ferreira Leite, já que as propostas de Passos Coelho ainda são desconhecidas e a governação de Santana Lopes ainda não foi esquecida. Só que é muito provável que Manuela Ferreira Leite não consiga mais do que já conseguiu nas sondagens e que no futuro os portugueses se comecem a lembrar melhor desta senhora.

Os militantes do PSD poderão não só ter feito um favor a Sócrates como poderão ter adiado a crise para o dia seguinte às próximas eleições legislativas. Sem ideias, sem projecto e com um passado governamental duvidoso, Ferreira Leite nada tem a oferecer aos portugueses. A sua falta de inteligência política, a ausência de projecto e o falhanço da sua mais recente plástica, a preocupação com os pobres, torná-la-ão presa fácil para Sócrates.

Contra Ferreira Leite o PS confronta-se com os argumentos do passado, contra Passos Coelho confrontar-se-ia com propostas contra o futuro. Entre a juventude e a velhice, entre a audácia e o conservador primário, entre o risco e as sondagens, os militantes do PSD fecharam os olhos e preferiram engolir o sapo. Apostaram tudo na hipótese remota de voltarem a ter acesso aos favores do poder, optaram por hipotecar o futuro do PSD nas próximas legislativas.

O que será do PSD se perder as legislativas? De nada lhe servirão as erecções do símbolo no blogue de Pacheco Pereira e o regresso tranquilo da tralha cavaquista aos seus cargos, o PSD ficará em crise, sem perspectivas de futuro para mais uma legislativa e terá na sua liderança alguém sem ideias e sem futuro, para não dizer uma velha senhora que se recusou a retirar-se da política. Em vez de se renovar, como fazem todos os partidos derrotados por esse mundo fora, em vez de apostar em gente nova, o PSD optou por mais do mesmo, por tentar levar para o governo uma geração que se abotoou e de que ninguém tem saudades.

Esperemos pelas sondagens, já que para as legislativas falta mais de um ano, tempo suficiente para que Manuela Ferreira Leite desapareça nas sondagens. O PS agradece, os seus projectos são caducos, os seus apoiantes detestados, o seu espantalho é de grande utilidade para recuperar uma boa parte dos votos que perdeu à esquerda sem se arricar de perder o centro.