domingo, fevereiro 28, 2010

Semanada

As audições da Comissão parlamentar de ética e bons costumes recorda-me a tradição de algumas culturas e comunidades de confirmar a virgindade das jovens que se vão casar. Naquela comissão têm passado as velhas da nossa tribo que dão conta das suas conclusões acerca da virgindade da nossa comunicação social, parece que querem que o nosso jornalismo se vai casar com grinaldas e flores de laranjeira e pretendem assegurar-se de que Sócrates a deixou tal como veio ao mundo.

Parece que o PSD já não está certo de que isto vá com opiniões de velhas sabidas e quer avançar para um exame detalhado e propõe uma comissão de inquérito, Aguiar Branco assegura mesmo que se a nossa virginal comunicação social foi mesmo violada por José Sócrates este merece uma moção de censura. Ao que parece, Aguiar-Branco está apostado em que o seu casamento e a comunicação social ocorra para depois daqui a uns meses, quando Cavaco Silva estiver reeleito e já estiver em condições de se livrar de José Sócrates. Neste plano casamenteiro conta com o apoio da esquerda conservadora, ainda que Louçã considere que o PSD já estará a ir longe demais nos seus planos casamenteiros.

Quem parece que está de regresso ao lar depois de se ter amancebado com a esquerda conservadora é Manuel Alegre, depois de ter tentado unir a extrema-esquerda parece que se voltou a apaixonar por José Sócrates, para tanto bastou a candidatura de Fernando Nobre. Manuel Alegre percebeu que o apoio de Louçã não era suficiente para fazer o enxoval e agora até vai a Moçambique no avião de José Sócrates, mesmo correndo o risco de levar com umas baforadas de fumo.

Enquanto a nossa comissão de ética ouviu o arquitecto do SOL, um sobredotado que ainda só não foi Prémio Nobel porque os suecos andam distraídos, ninguém reparou que em Cuba, esse elixir democrático que o nosso PCP tanto admira , morreu um jornalista que chamava Orlando Zapata, morreu depois de oitenta dias de greve de fome. Não deixa de ser ridículo ver os nossos comunistas armados em protectores da democracia, ouvindo o director do SOL contar a forma como foi torturado pelas dívidas à banca, enquanto em Cuba um jornalista morreu em defesa da liberdade.

Compreende-se que com tanta hipocrisia ninguém repare que os que tentaram forçar Sócrates a abandonar o governo, que perante a teimosia do primeiro-ministro começaram a sugerir ao PS que o substituísse, estão tão frustrados com o falhanço do golpe que agora se viram contra o Procurador-Geral da República que não alinhou na golpada. Que saudades de outros tempos, se o Procurador-Geral fosse outros teríamos tido a oportunidade de ver o juiz de Aveiro entrar pela residência de São Bento para trazer José Sócrates algemado. Em vez de fazerem pressões sobre Pinto Monteiro os magistrados do Ministério Público estariam agora a pedir aos portugueses para confiarem na justiça.

O problema é que com tanta gente a tentar promover a desconfiança em tudo e em todos já ninguém confia em ninguém, É a nossa sorte, se alguém confiasse ainda em Manuela Ferreira Leite, depois do seu discurso perante empresário estrangeiros Portugal estaria já à beira do colapso económico.