sábado, fevereiro 06, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

IMAGEM JUMENTO

Rã no Jardim Gulbenkian

IMAGEM DOS VISITANTES

Varanda de Bragança (foto de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Eduardo Munoz-Reuters]

«Mud cakes are among the few sources of nutrition in the slums of Haiti as aid workers have encountered difficulty distributing resources.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Eduardo Moniz

É preciso ser mesmo muito mau jornalista para confundir um mero despacho de um juiz de instrução com uma verdade absoluta, ainda por cima quando se sabe que o Supremo Tribunal de Justiça e o Procurador-Geral da República não alinharam com a imaginação criativa do magistrado de Aveiro. Mas a verdade pouco importa a Eduardo Moniz, há muito que não é jornalista e tanto quando dizem por aí a esposa nunca o terá sido.

A postura da família Moniz só prova que para o casal nunca esteve em causa a informação, move-os um ódio a Sócrates que seria interessante se o explicassem.

«O ex-director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, considera "assustador" o teor da notícia publicada hoje no semanário Sol, sobre o alegado plano do Governo para controlar os media, por "confirmar os indícios" de ingerência governamental na TVI e defende que o primeiro-ministro "não tem condições" para continuar a governar.

"É assustador termos a confirmação daquilo que eram indícios sérios de intervenção governamental no que diz respeito à TVI e às relações com a sua administração, nomeadamente com a administração da Media Capital", disse hoje à Lusa José Eduardo Moniz.» [Diário de Notícias]

O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

Estava a estranhar o silêncio dos magistrados e dos seus amigos (ou "amiga") do SOL, mas eis que apareceu o contra-ataque, apenas estavam a aguardar pelos primeiros sinais de crise política. É assim que actuam os Idi Amins Dada da nossa justiça.

A PRECIOSA AJUDA DE LOUÇÃ A CAVACO SILVA

Fazer tudo o que pode para derrotar o governo do PS no parlamento, chegando a unir-se à direita para ajudar financeiramente o Alberto João, Francisco Louçã está a revelar-se um grande apoiante de Cavaco Silva. Cavaco só a ganhar com o protagonismo político que lhe está a ser dado por esta aliança entre a esquerda e a direita conservadoras.

Enquanto isso Alegre permanece cobardemente calado, não fala sobre nada, se toma uma posição pró-PS fica mal perante o partido que o promove, se critica o seu partido, como fez nos últimos quatro anos, perde ainda mais votos no seu partido. Enfim, há sempre uma voz que se cala.

A LIBERDADE E OS SEUS FALSOS AMIGOS

«Não sei quando é que se cunhou a ideia de que se "se vivem tempos maus pa- ra a liberdade de expressão". Não me lembro por exemplo de ter ouvido tal coisa quando o jornalista João Carreira Bom foi dispensado do Expresso por ter escrito uma crónica a chamar rei do tele-lixo a Balsemão - crónica que o então director do Expresso (agora no Sol) disse só ter sido publicada por não a ter lido antes. Ou quando Joaquim Vieira saiu do mesmo jornal por, segundo ele, divergências com o director em relação à redacção de uma notícia sobre Joe Berardo, anunciado accionista da SIC. Ou quando em 2008 Dóris Graça Dias denunciou a não publicação de um seu texto sobre um romance de Miguel Sousa Tavares, cronista do jornal.

Os três casos, mais aquele que ocorreu no DN quando em Agosto de 2004 a direcção de Fernando Lima decidiu não publicar uma crónica minha por ser "política", podem ser qualificados como clássicos atentados à liberdade de expressão. Foram até denunciados como "censura". No entanto, não só não foram pretexto para caracterização de "um clima" como parecem, inexplicavelmente, ter-se varrido da memória dos que, caso do director actual do Expresso, declaram nunca ter visto ou feito algo de parecido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PLANO A PASSA A PLANO B (OU C)

«A coisa podia ter sido tratada de forma abrupta. Em vez de Teixeira dos Santos a explicar-se, aparecia Santos Silva. O ministro da Defesa mandava a Sagres, que anda à volta ao mundo, regressar e aportar no Funchal. Eu sei que a Sagres é mais velas, mas cada país tem a política de canhoneira que pode. A coisa, porém, aconteceu mais branda, viu-se ontem. Apareceu Teixeira dos Santos, que começou por dizer um par de vezes "não posso aceitar...", indício de demissão. Mas, afinal, isso ainda era da fase anterior. Fase anterior: já que o liberal CDS e o PSD da contenção de despesas queriam dar mais dinheiro ao Estado madeirense, e a eles se juntavam o PCP e o Bloco, novos amigos de Jardim, o Governo dava a entender que se demitia. Um bluff ousado, é certo, mas justificado pelo risco: o mau sinal que dava lá para fora o aumento de verbas para a Madeira. Para dentro, Teixeira dos Santos atirou este argumento : será o Continente a pagar o que vai dos 14% do IVA madeirense para os 20% por cá cobrados... Dito isto, Teixeira dos Santos, já podendo ser generoso, abandonou o plano A (demissão). E deixou a decisão para Cavaco (plano B). E adiantou, não vá Cavaco tecê-las, o plano C: em todo o caso, não paga mais à Madeira. Afinal, sempre foi política de canhoneira.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«O procurador-geral da República (PGR) anunciou hoje a abertura de um inquérito (investigação) à divulgação pelo semanário "Sol" de notícias sobre as escutas telefónicas efectuadas no processo "Face Oculta", que envolvem figuras do PS como Armando Vara e Paulo Penedos.

Uma nota da Procuradoria-Geral da República adianta que, na sequência daquelas notícias sobre matéria em segredo de justiça, foi ordenada a abertura de um outro inquérito pelo procurador-geral distrital de Coimbra.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Toda a gente sabia que mais tarde ou mais cedo as escutas seriam divulgadas pelo SOL, um autêntico órgão oficial do Ministério Público.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Procurador-Geral que poupe o dinheiro dos contribuintes pois toda a gente sabe que os responsáveis po aquilo a que temos assistido nunca irão a tribunal.»

PACHECO CRITICA FERREIRA LEITE

«Pacheco Pereira lançou ontem, na reunião semanal da bancada parlamentar, fortes críticas à direcção nacional do PSD pela estratégia seguida nas negociações do Orçamento do Estado, segundo disseram ao DN fontes parlamentares do PSD. O deputado social-democrata considerou que na opinião pública ficou a sensação negativa de que a abstenção do seu partido no OE para 2010 está directamente ligada à Lei de Finanças Regionais.

O que, na opinião de Pacheco Pereira, dá margem ao Executivo de José Sócrates para continuar a fustigar a bancada do PSD, tendo já garantida a aprovação do Orçamento.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É evidente que Pacheco Pereira tem razão, só que parece não querer perceber que Manuela ferreira Leite é refém da estratégia da candidatura presidencial de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pacheco Pereira se quer estragar a candidatura de Cavaco Silva.»

O QUE FARÁ CAVACO COM A LEI DAS FINANÇAS REGIONAIS

«A posição final do Presidente da República sobre a proposta de Lei das Finanças Regionais aprovada ontem pelo Parlamento na especialidade, com o sim da oposição e o não do PS, é decisiva sobre o futuro da lei. E é, apesar do esvaziar da crise política, politicamente delicada. A sua decisão será sempre lida assim: ou fica ao lado da oposição ou ao lado do Governo.

Neste caso, o poder do Presidente é reforçado. Por se tratar de uma lei orgânica - que está dentro das competências exclusivas do Parlamento -, a sua confirmação pelos deputados, após um eventual veto presidencial, obriga a que dois terços dos deputados tenham de confirmar a lei. E, com a óbvia oposição do PS, essa confirmação torna-se impossível. Resultado: um veto do Presidente põe um ponto final às pretensões da oposição.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cavaco tem aqui a oportunidade de tirar o tapete a Manuel Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

SARAMAGO DIRIA NÃO A UM CONVITE DO PAPA

«A um eventual convite para participar no encontro que Bento XVI terá com personalidades da cultura portuguesa, na sua visita ao País, José Saramago diria não. O Nobel da Literatura explicou ao DN porquê. "Não temos nada para dizer um ao outro", garantiu o escritor que recentemente se envolveu numa polémica com a Igreja Católica, com a obra Caim.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pois, já que não me convidas...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

GOOGLE PEDE AJUDA À SEGURANÇA DOS EUA

«A Google está prestes a assinar um acordo com a Agência Nacional de Segurança dos EUA para prevenir o acesso de “hackers” aos seus serviços.

A decisão foi tomada depois de, em Janeiro, a Google ter descoberto uma falha de segurança que permitiu um ataque com origem provável na China.

A Agência Nacional de Segurança (NSA), considerada a mais poderosa organização de vigilância electrónica do Mundo, de acordo com jornal "The Guardian", é a responsável pela protecção dos computadores da administração dos Estados Unidos da América e irá ajudar a Google a perceber como melhorar a segurança dos serviços que presta na Internet.» [Jornal de Notícias]

NEIL PETERS

DEAN'S