sábado, fevereiro 13, 2010

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Sé de Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Joerg Koch-AFP/Getty Images]

«Secondary school students in Munich hold placards reading "guinea pigs" during a demonstration against the reduction of secondary school from nine years to eight years.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Pacheco Pereira

Pacheco Pereira apoia a candidatura de Paulo Rangel seguindo um raciocínio típico de um adepto de futebol, porque segundo ele diz é o mais atacado pelo PS. Pobre PSD.

QUAL O LÍDER QUE ESCOLHERIA SE FOSSE LÍDER DO PSD?

Desde logo excluiria Paulo Rangel por três ordens de razões: em primeiro ligar porque o país não carece de salvadores da pátria, muito menos quem faz política à base de rasteiras. Em segundo lugar porque há uma grande diferença entre ser líder de uma associação de estudantes e governar um país. Em terceiro lugar porque Paulo Rangel não tem qualquer experiência nem deu garantias de que seria capaz de governar, na melhor das hipóteses daria uma secretário de Estado à experiência.

Aguiar-Branco tem alguma experiência governativa, tem acompanhado os dossiers e está habilitado a governar sem sujeitar o país a um período de estágio. Todavia, não tem revelado grandes rasgos de inteligência, sempre foi um político tutelado, primeiro por Santana, agora por Ferreira Leite.

Passos Coelho representa uma rotura com o cavaquismo, ainda que mal chegue a líder o PSD retome o seu percurso habitual. Passos Coelho não se apresenta como sendo uma verdadeira rotura com o "PSD profundo" herdado do tempo de cavaquismo. Se for capaz de atrair ao PSD gente nova e não condicionada por jogos de bastidores do PSD, provocando uma rotura com o passado Passos Coelho poderá vir a redefinir ideologicamente o PSD.

Se fosse militante do PSD arriscaria no meu apoio a Passos Coelho, ainda que mantenha algumas reservas quanto às suas reais capacidades, aos apoios menos claros que tem e à fragilidade das propostas que tem apresentado.

DEPOIS DA BEBEDEIRA VIRÁ A RESSACA

O PSD anda tão animado que se esquece de que um país se governa com programas e não com golpes de comunicação social, quando o caso Face Oculta tiver o destino do Freeport tudo regressará à normalidade e o PSD sentirá a ressaca desta bebedeira.

MAS QUE GRANDE CENSURA

De jornal falido depois de o Saraiva ter perdido a sua batalha contra o Expresso o jornal Sol esgota as edições, até os militantes do PSD já andam todos ocupados a distribuir por mail a edição em PDF. O Saraiva está de parabéns, finalmente tem um jornal onde pode ajudar a dar golpes de estado.

PROVIDÊNCIAS CAUTELARES

Os mesmos jornalistas que agora chamam censura prévia à providência cautelar inútil que pretendi impedir a divulgação de escutas referindo um administrador da PT, há algum tempo festejavam sempre que um juiz deferia um pedido de providência cautelar que travasse uma decisão governamental.

ACTIVIDADES NO FACEBOOK

Nos últimos dias recebi dois convites para participar em grupos:

  • "Benfica, o maior clube do mundo" [Link]
  • "Nós apoiamos o Governo Socialista!" [Link]
  • "Congresso das açordas" [Link]
  • "Grupo a favor de que Vítor Constâncio ganhe o salário mínimo nacional" [Link].

O TAL TIPO DA PT É 'ARDINA' DO SOL

«Não gosto de providência cautelar. Não só daquela, a famosa desde ontem e celebérrima a partir de hoje, a providência cautelar contra o semanário Sol. Não gosto de providências cautelares - uma qualquer - e, desde logo, por razões semânticas. Providência é uma medida para evitar um mal, é uma cautela. Cautela cautelar é, pois, coisa de gagos da pinha. Acresce que aquela providência cautelar, falo agora dessa, da posta pelo administrador da PT Rui Pedro Soares, é imprudente - o que é o mesmo que chamar-lhe estúpida já que é uma medida que, à partida, não só quer ser cautela mas também cautela cautelar. E é imprudente porquê? É o que passo a relatar. Soube-se que um jornal ia publicar à sexta algo que ofende alguém. Então, à quinta, o ofendido compra todos os outdoors da cidade e põe aviões arrastando um faixa com esta frase bombástica: "Amanhã não comprem!" Talvez até não venham a comprar porque o jornal não chega às bancas por causa da famigerada medida bicautelar. Mas, com todo aquele acirrar da curiosidade pública, o que se queria esconder é procurado e, inevitavelmente (estamos na Europa, 2010), encontrado. Hoje, calar um jornal com uma providência cautelar equivale a sussurrar "abaixo o sino" enquanto se dá ao badalo.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SEM DESCULPA

«Um cidadão solicita uma providência cautelar em relação a uma publicação que considera pôr em causa garantias que a lei lhe confere. A providência cautelar é aceite por um juiz. Sem que se saiba quais são as bases da providência cautelar, os jornalistas interpelam dirigentes políticos e o governo, questionando-os sobre "efeitos políticos". Um deputado do PCP, António Filipe, afirma que vê o caso como "um precedente".

A providência cautelar, instrumento jurídico que consiste numa ordem de tribunal que suspende uma determinada acção, não se aplica apenas nos media, embora seja comum nesse universo. Recentemente, Ricardo Araújo Pereira pediu uma providência cautelar para impedir a divulgação de fotografias da sua casa e Manuela Moura Guedes conseguiu outra contra um grupo de comunicação para obstar a notícias sobre a sua vida privada. Falar da providência cautelar em relação ao Sol como "um precedente" é algo de incompreensível a não ser num clima de completa histeria política, em que todas as acções e omissões que se possam relacionar, com motivo ou sem, com a apreciação da actuação do governo e do primeiro-ministro são qualificadas com base em processos de intenções preexistentes. É como se nada pudesse ser avaliado pelo seu valor facial e intrínseco e tudo fizesse sempre parte de uma teoria geral da suspeita, de um a favor e contra do qual ninguém e nada escapa, a começar pela ideia basilar do Estado de direito, a da independência dos tribunais face ao poder político - e vice-versa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Fernanda Câncio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESTE GOVERNO VAI ACABAR MAL

«Vem isto a propósito do que aconteceu recentemente e de que a imprensa fez eco, sobre o episódio passado num restaurante da capital, de que foram protagonistas três altos titulares de cargos de um órgão de soberania nacional, relativamente não só a um jornalista, como, também, a um dos comentadores ou analistas políticos da nossa televisão, o profissional da comunicação Mário Crespo.

Num artigo de opinião, este profissional deu nota de ter sido "publicamente referenciado como mentalmente débil, a necessitar de ir para o manicómio", de ter sido descrito como "um profissional impreparado, um problema que teria de ter solução".

Só o facto de tudo isto ter surgido e ter um fundo de verdade arrepia-me, aterroriza-me. Nunca, depois do 25 de Abril, assisti a histórias tão complexas, tão graves e tão marcantes, do ponto de vista da destruição de regras, valores e princípios que sempre nortearam a linha de conduta do PS. Lembro-me, durante estes quase 40 anos de democracia, que apenas durante um período da nossa história mais recente surgiram problemas gravíssimos, designadamente com a comunicação social, de tentativas de controlo, de silenciamento, de censura. Foi no longo período de oito anos de maiorias absolutas do PSD.

Agora, têm vindo a público casos como o da Manuela Moura Guedes, o do José Eduardo Moniz, o do anterior director do PÚBLICO, para citar alguns.» [Público]

Parecer:

Quem acabou mal foi Narciso Miranda, um político acabado que nos recorda métodos pouco democráticos, ao escrever um artigo armado em virgem do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se porque Roma não paga a traidores.»

A VERGONHA PAGA-SE

«No P2 de anteontem li a corajosa reportagem de Ana Cristina Pereira sobre as cumplicidades entre inspectores do SEF e mulheres brasileiras que trabalham em bares de alterne.

Os inspectores protegem as mulheres das rusgas, a troco de serviços sexuais. Parece simples mas não é. Há chantagens que parecem caridades; há atracções que se mascaram de favores. No fundo, a proposta é o cúmulo da prepotência e da humanidade: faz-me a vontade, que eu não cumpro o meu dever.

Os seres humanos odeiam essas dívidas e escravidões. Prostituto ou não, gosta de escolher com quem se prostitui. O dinheiro é mais digno do que o medo ou a ameaça. Poder dizer "fiz o que fiz porque me pagaram" é uma prova última de dignidade. Porque, sem ter sido pago ou paga, nunca se teria feito tal coisa. O dinheiro recebe-se e gasta-se. As ameaças e as protecções, não. Humilham. Obrigam.

Para complicar as coisas, os protectores portugueses - sejam de que polícia forem - protegem mesmo as mulheres de quem abusam, achando nesse risco profissional um consolo pseudo-ético para o que vão extorquindo delas.

As prostitutas e os prostitutos têm de ser pagos em dinheiro. Não em favores ou protecção. Sendo indigno o que fazem, precisam, como toda a gente que pratica indignidades (coisas que não faria de livre vontade, sem recompensa monetária), de ser pagos em dinheiro. Que somos quase todos.

O dinheiro nunca justifica a vergonha. Mas dissolve-a. E é essa a única solução.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUE TRISTEZA DE PRESIDENTE DE CLUBE

«O presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt admitiu, num encontro com jornalistas que decorreu em Alcochete esta sexta-feira, que "gostava que o Sporting de Braga fosse campeão", sem explicar a razão dessa preferência. Por outro lado, o objectivo dos leões para a Liga é garantir o quarto lugar.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Quando um presidente de Sporting torce pelo Braga e fixa o quarto lugar como objectivo está tudo explicado. Eu até o compreendo, depois de ter levado quatro a um deve odiar ainda mais o Benfica, quem não tem vocação para ganhar dificilmente tem classe na derrota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Salvem o Sporting!»

O SOL ESTÁ A FAZER RENDER AS ESCUTAS

«O semanário ‘Sol’ vai lançar hoje uma edição extra de cerca de 130 mil exemplares com mais pormenores sobre o alegado plano para controlar os média portugueses, depois de a primeira ter esgotado em duas horas.

A decisão foi avançada à Lusa pelo subdirector do jornal, José António Lima, explicando que a edição estará nas bancas a meio da tarde desta sexta-feira.

A segunda edição irá conter, além de toda a informação publicada hoje, 'tudo o que foi publicado na semana passada sobre o caso e comunicados da direcção e da administração do jornal, bem como a providência cautelar', adiantou o responsável. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Quem deve estar contente deve ser o Coimbra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Felícia Cabrita o que lhe custou ou quanto lhe custaram a escutas.»

JÁ SE PERCEBEU QUEM É O IDEÓLOGO DE PAULO RANGEL

«A poucas horas de Aguiar-Branco anunciar a sua candidatura á liderança do PSD no Parlamento,Pacheco Pereira apelava à sua desistência a favor de Paulo Rangel. No programa "Quadratura do Círculo", da SIC Notícias, o deputado social-democrata considerou que o ainda eurodeputado tem um sentimento mais apurado da "emergência" que o País atravessa e que a "relação de empatia" com o eleitorado é mais fácil.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pacheco Pereira ainda não percebeu que os seus raciocínios da treta ló levam o PSD à derrota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pacheco Pereira que se retire para a Marmeleira.»

BARRAGENS ESTÃO CHEIAS

«Mais de metade das albufeiras das barragens portuguesas tinham, em finais de Janeiro, disponibilidades hídricas superiores a 80% das suas capacidades. Valores que levam os responsáveis do Instituto da Água (Inag) a falar nas melhores reservas desde 2003, e a acreditar que estão afastadas as preocupações com a disponibilidade de água nos próximos dois anos.

Para Rui Rodrigues, responsável do Inag pela avaliação dos recursos hídricos, o aumento da disponibilidade das bacias nacionais, quando comparado com Dezembro de 2009, deve-se sobretudo ao facto de, "apesar de não ter chovido muito durante o mês de Janeiro, também não se ter registado um aumento dos níveis de evaporação, o que conduziu ao aumento do armazenamento de água nas barragens".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Uma boa notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Cavaco Silva, para que o homem não ande preocupado.»

E OS SEMINÁRIOS DOS JESUÍTAS TAMBÉM...

«Numa altura em que a Igreja vive uma crise de vocações, os Jesuítas conseguem contrariar essa tendência, conseguindo captar mais pessoas. "No panorama dos institutos religiosos masculinos a Companhia de Jesus é das que está melhor", reconhece o padre provincial da casa dos Jesuítas de Lisboa, Nuno da Silva Gonçalves. De facto, no último ano entraram cinco pessoas novas. Mas nos últimos cinco anos entraram 25. Em Portugal existem 161 Jesuítas, dos quais 100 são padres.» [Diário de Notícias]

CAVAQUISTAS NÃO QUEREM CANDIDATURA DE AGUIAR-BRANCO

«Hoje é o dia do Conselho Nacional do futuro do PSD e de José Pedro Aguiar-Branco. O líder parlamentar social-democrata vai anunciar a sua candidatura à liderança do partido esta manhã, na reunião da bancada. Aguiar-Branco avança apesar das pressões que sofreu durante o dia de ontem para desistir, soube o DN junto de fontes parlamentares. "Está completamente determinado", garantia-se ontem nos corredores do Parlamento.

As "pressões" partiram, segundo as mesmas fontes, de sectores cavaquistas e de algumas figuras históricas do partido que apenas queriam ver Paulo Rangel, o primeiro dos dois a avançar, a solo na corrida contra Pedro Passos Coelho. Estas figuras entendem, como vários deputados ouvidos pelo DN, que a candidatura de Aguiar-Branco vai favorecer Passos e impossibilitar uma eventual vitória de Rangel.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Os cavaquistas estão com medo de Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se já mandou um recado informando quem é o seu candidato.»

34% DOS PORTUGUESES "DESENCALHAM" ATRAVÉS DA INTERNET

«O dia dos Namorados é já este domingo e para 34 por cento dos portugueses a seta do cupido está apontada para as redes sociais. O aumento de 2% face ao ano passado revela ainda que 31% das pessoas que encontraram o amor na Internet têm relações duradouras, conclui um estudo europeu, divulgado esta sexta-feira, e que foi realizado via online pela Microsoft, através do Messenger.» [Portugal Diário]

Parecer:

Um dia destes ninguém saberá piscar o olho.

UMA CHAPADA SEM MÃO NA DIREITA E NA EXTREMA-ESQUERDA

«O governador do Banco de Portugal deverá ficar como o responsável máximo da supervisão financeira da zona euro quando assumir a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), para a qual é já dado como certo.

Além daquela pasta, que tem associada a estabilidade financeira da zona euro, Constâncio deverá ficar também com a área da investigação económico, segundo noticia hoje o “Jornal de Negócios”. O governador do banco central português deverá ser nomeado na próxima semana para a vice-presidência do BCE.» [Público]

Parecer:

Este de Constâncio ficar com a pasta da supervisão no BCE é a maior chapada que gente como Rangel, Louçã e Paulo Portas poderiam ter levado depois de tudo o que disseram a propósito da actuação dô governador do Banco de Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se o comentário ao trio.»

UMAIR GHANI

IG DELAS