sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

FOTOS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Crato

IMAGEM DO DIA

[Wang Chengyun/Xinhua/ZUMA Press]

«MANY HANDS: Dance troupes from the Overseas Chinese Affairs Office and China Overseas Exchange Association performed in Philadelphia Wednesday as part of a tour celebrating the Lunar New Year.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuela Ferreira Leite

O que Manuela Ferreira Leite fez ao comparar Portugal com a Grécia foi o mesmo que fez o comissário Almunia, a diferença é que Almunia pertence à Comissão Europeia e Manuela ferreira Leite é uma dirigente partidária sem credibilidade e à espera que lhe façam o favor de a substituir. Mas ´+e evidente que a ex-ministra das Finanças foi irresponsável ou, pior ainda, aposta numa política de terra queimada e com as suas declarações pretendia mesmo atingir a imagem do país. Só que vozes de burro não chegam ao céu.

TAPAR O SOL COM A PENEIRA

Depois de Alberto João Jardim ter evitado a declaração de calamidade pública para evitar prejuízos no turismo, começam a haver sinais de que a administração regional tudo faz para eliminar todos os sinais de catástrofe, tentando não só poupar a imagem turística da ilha, mas também escamotear as causas do que sucedeu e minimizar os prejuízos políticos.

Mais tarde, ou mais cedo o país terá de reflectir sobre o que se passou e analisar as suas causas, até porque deverão se adoptadas medidas para que no futuro não suceda nada de semelhante, mas também para apurar responsabilidades, se as houverem. Alberto João está a assumir a postura de Marquês de Pombal, até usou expressões atribuídas ao marquês, mas é um facto que o presidente do governo regional tem mais responsabilidades políticas na extensão do desastre do que Sebastião José de Carvalho e Melo teve no terramoto de Lisboa.

A boa resposta do governo regional e do país é louvável mas não poderá nem deverá servir para iludir as causas do desastre ou pelo menos a aplicação das consequências das chuvas, até porque para muitos era um desastre anunciado.

A SARNA

Mal Manuela Alegre anunciou a sua candidatura ás presidenciais a sarna apressou-se a apoiá-lo e a encher as salas das suas acções de campanha gastronómicas, para muitos portugueses Manuel Alegre é mesmo candidato da sarna.

Só que Fernando Nobre trocou as voltas à sarna e esta ficou dividida, há sarna empenhada em Manuel Alegre, da mesma forma que também há a que gostaria de apoiar Fernando Nobre.

Resta saber qual dos dois leva a sarna atrás e sai derrotado nas próximas eleições presidenciais.

É MUITA MILHA À MINHA CUSTA

«Por vezes, Portugal resvala para a política e põe-se a discutir assuntos como se eu fosse um dos donos disto. Isto é, como se eu fosse um cidadão. Falo do caso Inês de Medeiros, um caso político. Agarro-o antes que voltemos a telefonemas escutados, conversa sem valor acrescentado. Inês de Medeiros é deputada por Lisboa e mora em Paris. Uma sorte! Falo da nossa sorte: podia dar-se o caso de ela ser deputada por Lisboa e morar em Aukland (Nova Zelândia). Sendo o que é, Lisboa e Paris, a coisa fica-nos por 4500 euros/mês (todas as semanas, em executiva). Tudo começou porque, generosos, os serviços parlamentares quiseram transformá-la em deputada eleita pelo círculo da Europa para efeitos de pagamento. Eu pensava que um deputado era só para efeitos de deputar. Por exemplo, sendo do círculo da Europa é natural que se lhe pague para ir falar semanalmente com os seus eleitores. Todas as semanas? Seja, o Parlamento é que decide o seu ritmo. Em executiva? Aí, já discutia um pouco, mas dou de barato. Agora, que Inês de Medeiros queira regalia por aquilo que não trabalha, não. Eu também disse ao meu patrão que queria uma viagem semanal Lisboa- Key West, na Florida (uma mania minha). "Não", disse-me ele. É, Inês de Medeiros, o que eu, dono disto, lhe digo. Adoro discussões políticas.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

VIOLOU UMA CABRA E FOI OBRIGADA A CASAR COM ELA

«Dois jovens de Matsinho, Gondola, centro de Moçambique, foram apanhados pela polícia a manter relações sexuais com uma cabra e agora os donos do animal exigem indemnização e casamento. O caso está em tribunal.

O caso de "flagrante delito" aconteceu na semana passada, no distrito de Manica, e fonte ligada ao dono da cabra disse à agência Lusa que o mesmo exige que os jovens sejam condenados em tribunal a casar com o animal.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por cá seriam dezenas os que teriam de casar com o segredo de justiça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

QUANTAS PESSOAS MORRERAM NA MADEIRA?

«O próprio gabinete de Medicina Legal responsável pela morgue, que funciona em instalações provisórias junto ao aeroporto da ilha, foi obrigado a esclarecer a situação, que tem vindo a originar uma onda de boatos e de instabilidade.Cristina Mendonça assumiu que desde oinício do ano e até ao dia da tragédia já tinham sido realizadas 63 autópsias na ilha. E que a numeração de cadáveres que foram sendo descobertos seguiu esta lista, não tendo sido contabilizada de forma autónoma. Ou seja, ao primeiro cadáver da enxurrada foi atribuido o número 64 e assim sucessivamente. Daí que o número de autopsias realizadas na morgue, desde o início de Janeiro, já tenha ultrapassado a centena.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Como seria de esperar a tentativa de Alberto João de tentar iludir os resultados da catástrofe está a dar lugar a boatos. Começa a ser evidente que ao mesmo tempo que combate a crise o líder regional está a preocupar-se muito com o seu próprio poder e imagem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a postura de Alberto João Jardim.»

FERREIRA LEITE PREPARA O AMBIENTE PARA UM FUTURO GOVERNO DO PSD

«A reunião extraordinária da bancada do PSD foi o momento para a líder do partido assumir que, contrariamente à reacção tida por vários membros do governo sobre as suas declarações de ontem, ao almoço, sobre a situação económica e financeira, fosse esclarecido, em definitivo, que esta era uma forma de “dar abertura” para as medidas “extremamente penosas” que serão inevitavelmente lançadas se Portugal quiser inverter a situação perigosa em que se encontra. Manuela Ferreira Leite reafirma a sua visão da conjuntura e assegura “aguardar o PEC para ver em que medida o executivo toma as necessárias medidas para que Portugal não caminhe para uma situação igual à da Grécia”. A líder laranja referiu, ainda, que neste Orçamento do Estado o PSD não vai apresentar nenhuma proposta de alteração que afecte “a sua estrutura”. A ideia é que as propostas a entregar não possam representar nem aumento de despesa nem diminuição de receita. A abstenção é mais uma vez explicada por Ferreira Leite como decorrendo do “interesse nacional” e não das virtudes de um OE que, segundo o PSD, não vai no bom caminho.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É o regresso do discurso da tanga.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a ferreira Leite porque não apoiou nenhuma medida difícil deste governo, limitando-se a aprovar todas as reivindicações populistas.»

JORNALISTAS DO SOL CONSTITUÍDOS ARGUIDOS

«Segundo avança hoje o jornal "Público", três jornalistas do semanário "Sol" foram constituídos arguidos no âmbito de um inquérito sobre a violação do segredo de justiça e deverão ser interrogados no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC) na próxima semana.

Em causa está a publicação, pelo "Sol", de várias escutas que fazem parte do processo Face Oculta, nomeadamente as certidões que se referem ao alegado plano do Governo e do primeiro-ministro para controlar orgãos de comunicação social considerados "hostis".» [Diário de Notícias]

Parecer:

A lei não abre excepções para os jornalistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se aos jornalistas que confiem na justiça.»

FERNANDO NOBRE DIVIDE A EXTREMA-ESQUERDA

«Manuel Alegre ou Fernando Nobre? A resposta só tem de ser dada daqui a um ano, nas urnas. Mas a pergunta está a dar que pensar e a dividir os militantes bloquistas.

Em Janeiro, o BE colocou-se ao lado de Alegre. Só que a entrada de Nobre na corrida a Belém baralhou as contas. Fugindo sempre à palavra "precipitação", vários dirigentes bloquistas têm admitido que as presidenciais ainda "pouco têm de definitivo".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Digamos que Louçã comportou-se como um guloso ao apoiar Alegre e agora arrisca-se a uma derrota, até porque tudo fez para dar de Alegre a imagem de candidato do Bloco de Esquerda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte a Alegre se mantém a candidatura mesmo se vier a ser evidente que sai derrotado nas presidenciais.»

KRZYSZTOF BROWKO

MASP.ART.BR