segunda-feira, novembro 12, 2012

A culpada não é ela


Hoje é dia de lavar os dentes e até podemos fazer como os filhos da senhora do Banco Alimentar contra a Fartura e dar-nos ao luxo de em vez de recorrermos ao copo de plástico bochechar com a aguinha a correr. E podemos ter este pequeno luxo matinal porque é graças à senhora Merkel e à sua generosidade que ainda o podemos fazer.
 
É bom lembrar que a senhora Merkel não impôs nada, o memorando foi negociado pelo governo, o excesso se troikismo foi uma opção do governo, o custe o que custar nem sequer é conversa dela, não foi ela que fundiu ou refundiu o país. É verdade que o Gaspar vai muitas vezes a Bona explicar o que está fazendo, mas isso é porque o senhor da Finanças alemãs é coxo.
 
A senhora Merkel só nos quer bem e vem a Lisboa para nos agradecer, vem agradecer-nos por expulsar jovens em quem o país investiu milhões e agora trabalham na Alemanha sem que o governo da Senhora Merkel tenha gasto um tostão em educação. Vem agradecer porque apesar das dificuldades continuamos a comprar carros de luxo alemães a bom ritmo. Vem agradecer-nos porque pagamos juros de 4% por dinheiro que a Alemanha comprou no mercado com juros negativos, isto é, recebe duas veze, quando pede emprestado e quando empresta. Vem agradecer-nos porque os nossos endinheirados estão a fugir com o dinheiro do país depositando-o em bancos alemães.
 
Somos pobres mas lavadinhos, é por isso que devemos fazer como fazem os nossos governantes, se nos cruzarmos com a senhor aMerkel ou mesmo com um qualquer alemão devemos apresentar cumprimentos com a devida vénia. Quem o conseguir até deve apresentar aquela cara de parvo com que o Passos Coelho cumprimentou os rapazolas da troika, pouco depois de ter dito que era por Portugal e não por eles que estava lixando dos portugueses.
 
Até porque a senhora Merkel não tem culpa, não foi ela que votou na moção de censura, não foi ela que chumbou o PEC IV, não foi ela que tudo fez para dissolver o parlamento, nem sequer foi ela que votou no Passos Coelho ou mesmo no Paulo Portas. Ela não tem culpas.