quinta-feira, novembro 01, 2012

Isto só visto, contado ninguém acredita


Graças ao Ganda Nóia podemos ir tranquilos tratar dos mortos porque já cá estão técnicos da Troika para tratar dos vivos. Como Portugal está em termos de desenvolvimento social e científico algures entre o Borundi e as tribos esquecidas da Nova Guiné para ajudar os indígenas a refundir o Estado, algo como baralhar e dar de novo.
 
O pessoal da troika juntou a gaiatagem que andou a contratar nas consultoras e mandou-os para os gabinetes dizer aos palermas cá do sítio o que se deve fazer das instituições do Estado Português. Compreende-se, isto é um país de Miguel Relvas, gente que conseguiu títulos académicos graças a estágios em ranchos folclóricos, somos um povo de atrasados mentais a quem o Ganda Nóia tranquiliza com esclarecimentos que o Passos Coelho lhe mandou fazer.
 
O problema é que os rapazolas da Troika podem ter mesmo razões suficientes para nos considerarem atrasados mentais, temos que ver que eles não convivem com o povo comum, atura a mais fina intelectualidade lusa, gente com mentes brilhantes como o Passos Coelho, o Miguel Relvas, o Miguel Macedo ou o Aguiar-Branco. Convenhamos que depois de convivermos com uma besta quadradas que se referem ao seu povo como piegas ou cigarras não se fica com grande opinião sobre a capacidade mental de um país, antes pelo contrários, fica-se a recear que Portugal é um imenso pátio de uma CERCI e que a ajuda financeira em vez de ter sido dada em euros devia ter sido antes convertida em pirilampos mágicos.
 
Aliás, não se compreende porque razão o Passos Coelho tardou um ano e meio a pedir ajuda à troika, quando era líder do PSD e defendia que a crise financeira se resolvia eliminando as gorduras do Estado criou um site para que a miudagem da jota os ajudasse a encontrar formas de cortar despesas. Em dois anos Passos Coelho cresceu um pouco, deixou de pedir ajuda à gaiatagem da JSD e percebeu que era melhor contar com a gaiatagem da troika.
 
Talvez agora o Vítor Gaspar, esse delegado de turma da CERCI em que se transformou o governo possa cumprir o seu próprio programa pois, tanto quanto se sabe, da reestruturação do Estado de que estava incumbido apenas conseguiu fundir o fisco (eu não diria fundir), fusão de que não resultou qualquer poupança e que paralisou a máquina fiscal, incentivando e facilitando a evasão fiscal, para além de produzir um novo estatuto do Banco de Portugal, protegendo a zona de conforto do ministro e do próprio secretário de Estado já que blidou o banco a quaisquer medidas de austeridade que afectem o rendimento dos funionários públicos. Talvez a gaiatagem da Troika explique ao Relvas quais as autarquias que se esqueceu de extinguir.
 
Agora é que vamos ficar mesmo modernos, o gaiato da Finlândia vai sugerir um fisco igual ao finlandês, teremos uma saúde igual à holandesa, uma polícia como a francesa e por aí adiante. Cada gaiato pergunta à sua consultora como se faz no seu país, pede que lhe mandem a respectiva lei orgânica e Portugal vai parecer uma feira organizacional das Nações, isto porque temos um governo de imbecis que nada é capaz de fazer. Tão imbecis que o seu porta-voz é o Ganda Nóia! Isto só visto, contado ningué acredita.