sábado, novembro 17, 2012

Frenesim


Ainda bem que este governo tem tão poucos ministros, mesmo com alguns desaparecidos e outros a comportarem-se mais como cigarras do que como formigas, não há semana em que o país não seja confrontado com mais um grandioso projecto para os próximos vinte anos, mais um programa infalível contra o desemprego, isso quando não são surpreendidos por mais um desvio colossal do Gaspar bem como a competente correcção.
   
Não é por falta de ideias que este governo é uma desgraça, porque ideias é coisa que não faltam, produzem-se mais ideias e mais projectos numa semana do governo do Santana Lopes de Massamá, do que em todos os planos de fomento do salazarismo. Num dia tudo se resolve com a TSU, na semana seguinte o desemprego deixa de ser prioridade e agora é que a coisa vai, custe o que custar, junta-se uma alteração de escalões a uma sobretaxa e os portugueses, um povo de idiotas a quem o Gaspar tem de pagar uma dívida, ainda fica a pensar que com uma redução de 0,5 na sobretaxa de 5% vais pagar menos IRS em 2013 do que pagou em 2012.
   
Mas como o OE de 2013 vai falhar, uns dirão que por falta de comunicação, o governador do BdP porque a evasão fiscal roubou o bolo, eis que o governo já lançou um grandioso projecto, sem a refundação do Estado não haverá nem pilim, nem crescimento. Ainda ninguém sabem muito bem qual o papel dos genitais na refundação do Estado já se percebeu que quem foi refundado foi o Miguel Relvas, o ministro foi promovido de cadáver a zombie graças ao esquecimento da tal remodelação que parecia indispensável.
    
Mas se uma remodelação da Presidência da República é tão indispensável como uma remodelação do governo porque razão há-de o Relvas partir e o Cavaco ficar? O mesmo dir-se-á de um outro cadáver político que muita gente já dava por incinerado, enganaram-se os que pensavam que o Álvaro voltava ao Canadá a meio do ano lectivo, o homem está aí para lavar e durar. E enquanto o Gaspar está dividido entre o crescimento económico e um plano C para o caso de o B falhar, já que o A já falhou e ainda faltam dois meses para começar a ser aplicado, o Álvaro já descobriu mais uma solução para o desemprego.
   
O Gaspar diz que a coisa passa com uma refundação, o Álvaro assegura que é com uma reindustrialização. Um dia destes a Cristas vai propor a reagriculturação, o Miguel das formigas defenderá a repoliciação. Enfim, ou o Gaspar paga rapidamente a sua dívida ao país ou pagamos à troika, senão vamos passar a vida de re em re e nunca mais nos livramos deste frenesim de imbecilidades.