segunda-feira, novembro 19, 2012

O indicador MIB


Desiludam-se os que imaginam que um país para poder ser considerado um paraíso terrestre deve ser feito de gente rica e feliz, isso é coisa de Sodoma e Gomorra, no verdadeiro paraíso terrestre só há ricos para que os pobres tenham uma leve ideia, uma ideia de passagem, a imagem que fica quando brrum passou o Ferrari, o paraíso terrestre ée um local de virtudes e como ante câmara do inferno nele só há gente devidamente habilitada ao grande. No paraíso há muitos pobres e poucos ricos, muitos pobres porque é mais difícil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que atravessar as portas do céu e alguns ricos porque apesar de tudo ainda há ricos como a senhora Jonet, gente com generosidade para ajudar os pobres e permitir que os filhos lavem os dentes com água corrente.
  
Desiludam-se os que pensavam que a economia era uma ciência de bem estar, que o grande objectivo dos economistas era aumentar a riqueza e promover a sua distribuição mais ou menos equitativamente. Com economistas desses um dia destes os pobres estariam a comer bifes do lombo, a ir à praia dos tomates e a querer casa de praia na Quinta da Coelha, mais um pouco andava tudo a fornicar e a pecar de todas as formas.
 
Não senhor, nunca haverão bifes, casas na Quinta da Coelha e toldos na Praia dos Tomates para toda essa imensa populaça que não sabe dar valor às coisas, é por isso que uma coisa é o chamado bem-estar do povo e a outra é o progresso económico, quanto mais o povo está agradado maior é o risco de uma crise financeira. O objectivo não é pagar bem a todos porque depois não só a crise financeira obriga a fechar empregos como os trabalhadores acabam por ficar anafados e preguiçosos, empregar sim, mas pagando o menos possível, para que o povo fique elegante e poupe na saúde.
 
É por isso que ao contrário desse mundo de pecado que nos rodeia no nosso país o progresso é medido de outra forma, há o PIB per capita, no Butão criaram o Felicidade Interna Bruta, mas em Portugal estamos mais evoluídos e medimos o progresso pela MIB, a Miséria Interna Bruta. Porque mais miséria significa um melhor equilíbrio da Balança Comercial, mais miséria significa mais vontade de trabalhar, mais miséria significa maior disponibilidade para aceitar baixos salários, mais miséria significa que os ricos podem investir mais.
 
Se a riqueza for medida pelo PIB vão descobrir que há recessão, se alguém se lembrar de medir a Felicidade Interna Bruta a populaça ainda se lembra de ir para a rua no próximo dia 15, mas se formos realistas, anti-socráticos e admiradores do Gaspar veremos que avaliada a situação pelo MIB – Miséria Interna Bruta o país nunca esteve tão bem, o ajustamento está a resultar como nunca se esperava e só pedimos mais tempo para que o MIB atinja valores inimagináveis.