sexta-feira, novembro 03, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Parque das Nações, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Sergio Pérez / Reuters]

«Registro. Varios guardias civiles en una sucursal del Banco Espirito Santo en Madrid. El banco portugués está siendo investigado dentro de una operación contra la evasión de capitales.» [20 Minutos Link]

JUMENTO DO DIA


Marques Guedes aderiu ao Bloco de Esquerda?

Um dos fenómenos mais curiosos desta legislatura é a mudança na forma de fazer política do Bloco de Esquerda e do PSD, enquanto o partido de Louçã se deixou do recurso às anedotas, o PSD é cada vez mais um partido de extrema-esquerda na forma de fazer política, aliás, bem pior do que isso pois nunca se viu Louçã andar nos caixotes do lixo de São Bento para encontrar matéria para as próximas intervenções, como tem feito Marques Mendes. Já não bastava ver o líder do PSD andar a tentar imitar Jerónimo de Sousa, numa tentativa de capitalizar a seu favores as greves e as manifestações, agora e Marques Guedes que quer saber quanto é que o Governo gasta em ginginhas e croquetes naquilo que o PSD designa agora por propaganda. Enfim, salva-se o ar sério com que Marques Guedes faz as suas intervenções anedóticas, porque isto da política obriga à pose adequada, por maior que seja a anedota que estejamos a contar.

DIVINA PRESENÇA

Seja no Brasil, com o mensalão, seja na nossa Operação Furacão ou agora com o branqueamento de capitais em Espanha, o nosso BES está em todas, é mesmo uma divina presença. Mas desta vez os senhores o divino estão a jogar fora de casa e não fazem ameaças a jornais e jornalistas, não avisam o El País ou o El Mundo que os leva a tribunal, em vez disso emitem comunicados mansinhos, porque em Espanha nem beneficiam da protecção de que gozam cá, nem os magistrados espanhóis ou os directores dos jornais teriam medo das ameaças do Ricardo Salgado. Enfim, diferenças.

ALBERTO JOÃO

Bastam duas palavras para comentar a entrevista do líder do Atlântico Sul à RTP: pateta e patético. Além disso apenas se lamenta que a RTP dê tempo de antena para que o Alberto manipule desonestamente os números como se os portugueses fossem todos comos os que vão ouvir os seus discursos encharcados às festas do PSD Madeira.

Cada vez sou mais pela independência do Continente e dos Açores, digamos que uma libertação dos discursos idiotas deste senhor.

A EU

Quatro dúvidas, foi a colheita de ontem:

  • Será que os independentistas da Madeira são mesmo independentistas, ou no dia seguinte à independência já estariam a pedir para integrarem as Canárias e a discutir as futuras transferências do orçamento espanhol?
  • O BES que está a ser investigado é o mesmo onde o ministro da Economia tinha responsabilidades ao nível da administração?
  • O que acha Marques Mendes da sugestão feita por Alberto João de que seja uma autoridade estrangeira a verificar as contas da Madeira? Será que vai propor que seja o Conselho de Segurança ou algum comité de descolonização da ONU?
  • Qual será o papel dos jornalistas da RTP, será só ouvir e fazer sorrisos? Pelo menos é isso que sucede no tempo de antena de Marcelo Rebelo de Sousa, e foi o que sucedeu na entrevista ao Alberto.

O SIGNIFICADO DOS RANKINGS DE COMPETITIVIDADE

Um excelente artigo de Avelino Jesus:

«De cada vez que alguma das instituições divulga a seu relatório anual, contendo as listagens ordenadas, aparecem os mais descabelados comentários. Ainda recentemente, vários comentadores viram no último relatório de uma das instituições a prova de que a origem das dificuldades de crescimento da economia portuguesa estaria no comportamento inadequado das empresas nacionais. Estes comentários, de algum modo, representam o contraponto para um a ideia, também muito divulgada, que considera ser a elevada dimensão das despesas públicas o verdadeiro travão do nosso crescimento. Parece agora que só alguma extrema esquerda questiona a prioridade à redução da dimensão do Estado.

Embora seja claro que a diminuição do tamanho do Estado pode ter um papel significativo e positivo, não me parece que esteja aqui a chave para a solução dos nossos problemas de estagnação e retrocesso económico relativo. Está-se a criar um consenso perigoso e a apostar demasiadas expectativas na redução da despesa pública, atribuindo-lhe virtualidades que, manifestamente, a análise económica mais ponderada não lhe concede. Temo que, se – como é desejável – houver sucesso naquela redução, mas se ignorarmos a actuação nas áreas verdadeiramente fundamentais, como é manifesto que está a ocorrer, estejamos tecer uma monumental frustração colectiva.» [Jornal de Negócios Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

Pacheco Pereira parece estar com sintomas de uma depressão de Outono:

«As pessoas têm os estados de alma associados ao tempo. Começa a entrar-se no Inverno, nem sentem o Outono. Vem as brumas e as chuvas e entra-lhes a morrinha da nossa Rosalia pela pele dentro. Começa a chover-lhes na alma e a ficarem tristes e deprimidas. Os psiquiatras recebem novos clientes. Os divórcios começam a gerar-se nas zangas contínuas. A casa conjugal parece um fardo infinito, com cada parede a exclamar: "Esta não é a vida que sonhavas." Namoros acabam lavados em lágrimas e recriminações. Nos quartos minúsculos dos subúrbios muitos adolescentes escrevem diários e poemas e abrem blogues. O telemóvel sobrecarrega-se de chamadas só para falar, por falar. Tudo parece mais penoso, tudo parece mais pesado, a existência um fardo.

Cá fora o mundo exterior encarrega-se de atirar ainda mais cinza para as almas perdidas no Inverno. Chega o Inverno, nas cidades chega o inferno. As ruas tornam-se intransitáveis, os transportes um martírio. Os carros nas ruas triplicam como por milagre e tudo fica bloqueado. Trajectos de um quarto de hora demoram uma hora. Molhada, encharcada, cansada. Levar os filhos à escola é perder as horas certas para entrar no emprego. Comer de pé, num qualquer café transformado em restaurante de almoços rápidos, é participar numa colisão de corpos informes e desconfortados, guarda-chuvas a pingar, competindo por uns centímetros de balcão pouco limpo. Nada aquece, nada está aquecido. Aquela sopa não se pode comer, não sei porque venho sempre aqui. Sei, sei, é mais perto, é mais barato.» [Público asinantes Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UM "AZAR" DO DIVINO

É caso para dizer que o Divino está em todo o lado onde haja dinheiro:

«Agentes de la Guardia Civil registran desde las 9:00 de la mañana las sedes del Banco Espirito Santo en Madrid y Barcelona. Además, también estaría siendo registrada la sede del banco francés BNP, según 'El Mundo'.

Los agentes investigan un posible delito de evasión de capitales -que tendría que ver en principio con las cuentas de un cleinte- en colaboración con la Agencia Tribuntaria, informaron fuentes de la investigación.» [20 Minutos Link]

«Más de 1.500 millones de euros han sido bloqueados de cuentas de las entidades Espirito Santo, BNP, Cahispa y Sociedad Cartera Meridional, dentro de la operación 'Suéter', llevada a cabo por la Fiscalía Anticorrupción. Las sedes de las entidades están siendo registradas, aunque tanto BNP como Espirito Santo han declarado que la investigación afecta sólo a "clientes y no a su actividad". El juez de la Audiencia Nacional Baltasar Garzón será el encargado de investigar las diligencias.

Fuentes próximas a la investigación han explicado que la investigación, que se inició hace dos años, se dirige hacia un entramado de empresas tipo trust que tiene su origen en una filial del banco portugués Espirito Santo en Madeira y que habría utilizado a Cahispa para efectuar inversiones sin pagar al fisco.» [El Pais Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apostamos que este caso será esclarecido antes de ocorrer a próxima fuga de informação da Operação Furacão.»

A ANEDOTA DO BES

Ainda bem que o BES não perde a boa disposição e acha que estando em causa suspeitas de branqueamento de capitais o único suspeito é o cliente do banco:

«O Banco Espírito Santo (BES) emitiu um comunicado esta quinta-feira em que refere que as investigações desencadeadas às suas instalações em Espanha resultam de decisão sobre “entidades clientes” precisando que está a prestar toda a colaboração às autoridades espanholas para ajudar nas investigações sobre suspeitas de branqueamento de capitais.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se a ingenuidade e boa-fé dos responsáveis do BES.»

SIS INVESTIGA INDEPENDENTISTAS

Da Madeira:

«O Serviço de Informações de Segurança (SIS) está a investigar movimentos independentistas na Madeira, segundo apurou o CM. Esta é aliás uma das competências da Secreta portuguesa, que tem como missão a produção de informações que contribuam para a salvaguarda da segurança interna e unidade nacional.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o SIS que enquanto o dinheiro for de cá para lá ninguém vai querer a independência. O melhor é investigarem o independentismo no Continente e Açores, são estas as regiões que têm mesmo razões para declararem a independência e mandarem o Alberto João e o PSD Madeira para a Organização de Unidade Africana.»

MAIS AMEAÇAS INDEPENDENTISTAS SUBTIS

Desta vez foi Guilherme Silva a acenar com "perigo":

«Para Guilherme Silva, deputado do PSD/M na Assembleia da República, a "única coisa" que o preocupa, é que "os governos da República devem, em relação às regiões autónomas, ter preocupações acrescidas na garantia da unidade nacional", através de um relacionamento democrático, de solidariedade e de respeito, e cumprimento pela Constituição e Estatutos Político-Administrativos, caso contrário a situação "pode descambar". Mesmo assim, lembra que o governo da Madeira sempre trabalhou para "realizar Portugal no Atlântico" enfatizando que "a unidade nacional é o limite das autonomias".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se que seria um alívio se o Dr. Guilherme Silva tivesse de usar passaporte para cá vir incomodar-nos.»

PORTUGAL COMPROU DUAS FRAGATAS À HOLANDA

E o curioso é que a Holanda as vendeu para poupar dinheiro:

«O secretário de Estado da Defesa holandês, Cees van der Knapp, manifestou-se convicto de que "Portugal ficará muito satisfeito com estes navios mui- to modernos". A Holanda decidiu vender algumas das suas fragatas a Portugal, Bélgica e Chile, no quadro da política de redu- ção de despesas e controlo do défice público.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Defesa qual o montante que Portugal ajudou a Holanda a poupar.»

NÃO SE PERCEBE BEM PARA QUÊ

Os sindicatos querem continuar a negociar:

«A plataforma sindical de professores anunciou hoje que vai accionar o mecanismo de negociação suplementar relativo à revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), prometendo em simultâneo concretizar novas formas de luta.

"Terminado o período regular de negociação sem acordo quanto ao texto final do ECD, as organizações sindicais decidem solicitar um período suplementar, dando assim uma nova oportunidade ao diálogo e à negociação", referem os 14 sindicatos, em comunicado.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos sindicatos se têm alguma coisa para propor.»

ESTÁ A FAZER O PAPEL PARA QUE LHE PAGAM

O João Salgueiro:

«O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), João Salgueiro, recusa a tese de que o Governo esteja a preparar medidas discriminatórias para o sector. Mas admite que as novas normas internacionais de contabilidade (IFRS/IAS) podem interferir nas contas das instituições, ao permitirem uma maior proximidade entre os lucros tributáveis e os que são efectivamente obtidos. Salgueiro contesta a ideia de que a banca paga menos imposto do que as outras áreas de actividade, alegando que o regime que lhe é aplicado até é menos favorável.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao João Salgueiro que já o percebemos.»

CUIDADO

As campanhas anti tabaco das tabaqueiras aumentam o consumo pelos jovens:

«Anti-smoking ads on television produced by tobacco companies and aimed at parents may actually be encouraging children to start smoking, a new research paper reports.

"The tobacco companies are up to their old tricks," said Danny McGoldrick, director of research at the Campaign for Tobacco-Free Kids. "Anyone who thinks that the tobacco companies have reformed are kidding themselves."» [Health Scout Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «»

OS ORGAMOS AUMENTAM A LONGEVIDADE

Finalmente uma boa notícia:

«Ladies, how would you like to cut your partner mortality risks by 50 percent, literally by doing what comes naturally on a regular basis? This interesting Forbes.com piece cites a number of sound medical reasons, based on a number of studies, why having sexual intercourse on a regular basis with a willing partner is a healthier option for both of you, versus abstinence.» [Mercola Link]

AGRADECIMENTO PELO POSTAL ILUSTRADO

Mandado pelo Globalidades [Link] que anda a banhos pelo Brasil:

«Estamos vivos e estamos felizes. A praia de Ipanema recomenda-se! Apesar do tom moreno que se agita, tão cheio de graça, neste areal imenso, ao ritmo de Tom Jobim, não descurámos os males que também se agitam em torno deste nosso planeta tão azul como uma laranja.»

E AO MACROSCÓPIO [Link]

Por me ter lembrado que o burro já chegou à idade adulta:

«E o Macroscópio - como sabe bem donde é a para onde vai - está-se nas tintas para que o Jumento o cite ou não - mas, acima de tudo, temos de ser sérios e reconhecer a excepcionalidade desse trabalho de análise diária, fazendo até serviço público. No fundo, aquilo não é um blog - mais parece a redação do sol e expresso juntos a laborar em tempo real. Sem ofensa para o Jumento, claro está!»

O TRÂNSITO EM MOSCOVO [Link]

AS MELHORES 100 IMAGENS DO HUBBLE [Link]

ALZHEIMER [Link]

A doença de Alzheimer vista na evolução da pintura de um artista portador da doença.

«William Utermohlen’s self-portraits reveal his descent into dememtia over the span of nearly four decades. Left, a self-portrait from 1967.» [New York Times Link]

IRINA SAVINA [Link]

PAVEL KRYUKOV [Link]

FREEONE [Link]

DMITRY NAUMOV [Link]

PLUGOO [Link]

Para comunicar com os visitantes dos blogues através do messenger.

SOAP BOX [Link]

O servidor de vídeos da Microsoft.

SENTIDO PRÁTICO

FUTEBOL

Porque há por aí quem não distinga uma flata de uma agressão.

PLAYSAFE

[2][3]

READING FOR LIFE

[2][3]

KODAK

[2][3]