terça-feira, novembro 21, 2006

Umas no Cravo e Outras Tantas na Ferradura

FOTO JUMENTO

Azulejos do Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Laurent Gillieron / EFE]

«Feria erótica. Bailarinas de striptease actúan durante la feria Extasia 2006 en Morges, Suiza. Es la feria más importante del país en su categoría; la semana que viene estará en Zúrich.» [20 Minutos Link]

REPÓRTER JUMENTO: LIVRO DE SANTANA PASSA A FILME

O livro de Santana Lopes foi um tal sucesso que vai passar a livro, sendo o próprio Santana Lopes a representar a sua própria personagem, são reconhecidos os seus dotes de representação e o à vontade com que se movimenta em ambientes de pouca luz, qualidade indispensável para um filme que vai ter como cenário uma das obras mais emblemáticas da sua passagem pela edilidade de Lisboa, o casino.

JUMENTO DO DIA


Hipócritas

Ao ouvir dois dirigentes de associações empresariais dizerem que um aumento do salário mínimo para 400 euros poderiam pôr em causa algumas empresas só me ocorre chamar-lhes hipócritas. Descontados os 3% da inflação um aumento de 386 para 400 euros significa um aumento real de 4 euros. Com empresários destes não há país que progrida, só o são por herança e graças a um país sem concorrência que os mande para forma do mercado.

ERA PREVISÍVEL

O prolongamento das negociações do Estatuto da Carreira Docente tinha por único objctivo conseguir mais uns minutos de tempo de antena a desestabilização do ensino. Ou para que o líder da Fenprof divulgasse as propostas do ministério como conquistas dos professores, as mesmas que ele não aceitou.

É EVIDENTE QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÃO MUITOS

Mesmo não se concordando com vozes como as de Cadilhe é inevitável aceitar que Portugal tem muitos funcionários públicos, o próprio líder do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado apenas conseguiu gaguejar e encontrar argumentos evasivos para explicar uma realidade inaceitável. Um funcionário público por 17 pessoas, significa uma carga excessiva para a sociedade.

Mesmo sem despedimentos, solução inaceitável, Portugal deve reduzir o número de funcionários públicos numa geração.

DÚVIDAS DO DIA

Um dia de muitas interrogações:

  • Porque razão as manifestações dos putos do secundário terão acabado tão depressa como começaram, e só ocorreram no dia em que os sindicatos dos professores se manifestaram? Manipulação ou coincidência?
  • A postura de Marcelo Rebelo de Sousa no seu tempo de antena na RTP e as críticas com que tenta condicionar a actuação de Cavaco Silva são compatíveis com o seu estatuto de Conselheiro de Estado? É legítimo um Conselheiro de Estado vir dizer que o PR não deveria ter dado uma entrevista porque esta teve menos audiência do que um programa de humor protagonizado por Santana Lopes, sabendo-se que o que irritou o Conselheiro foi o apoio de Cavaco às políticas do Governo? De que serve um Presidente ouvir um Conselheiro de Estado que todas as semanas diz publicamente o que pensa e o que lhe convém?
  • Se todas as medidas para a cultura são determinadas pela política orçamental porque motivo o ministro das Finanças não acumula com a pasta da Cultura? Sempre poupavam uns vencimentos e mais as respectivas despesas em mordomias governamentais.

O MISTÉRIO DO ORÇAMENTO DE ESTADO

Manuela Arcanjo, a secretária de Estado do Orçamento de Sousa Franco, tem uma opinião que não favorece nada a proposta de OGE:

«A leitura do Relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2007 deixou-me diversas certezas: não é, ao contrário do afirmado, um OE orientado para o crescimento económico; o esforço de consolidação é menos intenso do que o realizado em 2006 e fortemente baseado na receita; são discutíveis, por razões diferentes, duas das suas quatro prioridades (combater a pobreza apenas ao nível dos idosos e prestigiar Portugal no âmbito da futura presidência); pretende ter por referência uma reforma que ainda não produz efeitos (Segurança Social) e outra que não existe (Saúde).

Mas a minha atenção centrou--se na misteriosa relação entre a publicitada redução nas despesas de funcionamento (despesas de pessoal e aquisição de bens e serviços) da administração central e a reforma da administração pública. Algumas questões colocadas ao ministro das Finanças (MF) ficaram sem resposta; a outras foi respondido que não se "pretendia cortar cabeças" ou que as novas leis orgânicas iriam reduzir de forma muito expressiva as estruturas e cargos de direcção. O que diversos analistas interpretaram como prudência pode ter outra explicação.» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se e pergunte-se à Dra. Manuela Arcanjo se já perdeu o medo de andar de avião, que nos tempos de Sousa Franco a impedia de ir às reuniões a Bruxelas.»

UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO POR 17 PORTUGUESES

São mesmo muitos:

«O número de Funcionários Públicos é excessivo ou reduzido? O debate arrasta-se há já bastantes anos e volta a estar em cima da mesa com a discussão do Sistema de Vínculos, Carreiras e Remunerações que se iniciou, na semana passada, entre Governo e sindicatos. A pergunta não tem ainda resposta, mas segundo os últimos números divulgados pelo Governo e referentes à Administração Central (568 384), Portugal é o País que tem o maior número de funcionários públicos por habitante: existe um funcionário para cada 17,6 cidadãos.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compare-se com o que sucedia na ex-URSS.»

ATÉ O LUÍS FILIPE MEEZES TEM RAZÃO

Desta vez até o Luís Filipe Menezes tem razão ao bater no ceguinho:

«Marques Mendes tem razões para estar preocupado com a sua liderança no PSD: ontem, enquanto acusava o Governo, durante a sua visita ao Brasil, de “estar mesmo no caminho errado”, uma posição contrária à opinião do próprio Presidente da República, Luís Filipe Menezes anunciou que vai fazer um almoço contra “quem acha que se faz melhor oposição do estrangeiro”.» [Correio da Manhã Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Envie-se um bronzeador para o Marques Mendes.»

O OUTRO LADO DA (IN)JUSTIÇA

Os tribunais arbitrais:

«Em Portugal também se faz justiça privada. E é um sector em crescimento, em alternativa aos tribunais judiciais. Sem juízes nem procuradores e, na maioria das vezes, com negócios de muitos milhões em litígio. Para os economicamente poderosos, a morosidade da justiça é coisa de pobres. Eles criam os seus próprios tribunais, em qualquer canto, com juízes por si escolhidos, e pagos a peso de ouro. Os chamados tribunais arbitrais são o outro lado da vergonha do sistema.» [Diário de Notícas Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se quano ganham os juízes destes tribunais.»

OS MUNICÍPIOS SÃO CONTRA "COMANDANTES LOCAIS"

Têm razão, eu prefiro ver os autarcas armados em comandantes de bombeiros para serem eles a darem as entrevistas às televisões:

«"Pela parte dos municípios, o senhor ministro terá de arranjar uma grande argumentação para nos convencer", assegura Jaime Marta Soares, presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares e especialista da ANMP em Protecção Civil. "O comandante municipal seria um intruso no sistema, sem justificação operacional e que faria aumentar os custos".» [Diário de Notícias Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se que a admissão de candidaturas a presidentes de câmara fique condicionada a um curso de comandante de bombeiros e de protecção civil.»

QUE VÃO AOS HIPERS FAZER CAMPANHA!

É o que diz a associação dos feirantes:

«A Federação Portuguesa de Associações de Feirantes (FPAF) anunciou esta segunda-feira que vai impedir a entrada de políticos nas feiras, durante as campanhas eleitorais, caso o Governo não atenda as suas reivindicações. » [Portugal Diário Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Belmiro que vá preparando as exigências da SONAE para permitir que os políticos façam campanha nas lojas do Continente.»»

RESULTADO PREVISÍVEL

O a segunda ronda de negociações entre sindicatos dos professores e ministério da Educação:

«A segunda reunião da negociação suplementar sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) terminou hoje sem acordo entre os sindicatos dos professores e o Ministério da Educação. As estruturas sindicais saíram do encontro com promessas de novas formas de luta, enquanto a tutela avaliou "positivamente" o processo de negociação.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Na ausência de acordo, e já que os sindicatos não concordaram com nada sugira-se à ministra que adopte o seu projecto inicial»

ACUSAÇÃO QUASE FRENÉTICA DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

A crítica, dirigida aos políticos, é do seu presidente:

«O presidente do Tribunal Constitucional (TC), o juiz conselheiro Artur Maurício, alertou hoje para a utilização "quase frenética" e por vezes "abusiva" da Constituição, para transferir as questões estritamente políticas para o campo jurídico-constitucional.

"Há uma tendência, que não é exclusiva de Portugal, para transferir para os órgãos judiciais questões essencialmente políticas", afirmou Artur Maurício. O presidente do TC entende que essa transferência visa "dar consistência" às decisões políticas.» [Público Link]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acrescente-se que com o Tribunal de Contas começa a suceder o mesmo.»

A PRIMEIRA CIDADE [QUASE] LIVRE DE TABACO

Em Belmont (EUA) só se pode fumar em casa:

«Belmont is set to make history by becoming the first city in the nation to ban smoking on its streets and almost everywhere else.

The Belmont City Council voted unanimously last night to pursue a strict law that will prohibit smoking anywhere in the city except for single-family detached residences. Smoking on the street, in a park and even in one’s car will become illegal and police would have the option of handing out tickets if they catch someone.» [San Mateu Daily Journal Link]

O DE E O FISCO

O DE é o jornal oficial do Dr. Macedo?

Procurei na página do ministério das Finanças [Link] por um comunicado onde constasse a informação constante na notícia da capa do DE e não estava lá nada. Como na DGCI só duas ou três pessoas conhecem esta informação, incluindo o próprio director-geral, está-se mesmo a ver como o DE acedeu a uma informação que só pode ser entendida como propaganda pessoal do Dr. Macedo.

NO SOCIAL DEMOCRACIA

Para além de um excelente post sobre o recurso à energia nuclear na Finlândia:

«Quem gostaria de ter um reactor nuclear e um depósito de resíduos radioactivos no seu quintal? Os finlandeses, ao que parece.

Tomar a opção nuclear foi a escolha mais acertada para eles de maneira a diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera - maior contribuinte para o aquecimento global - diminuir a forte dependência energética do exterior - Rússia - aumentar a competitividade das suas empresas e estabilizar o preço da produção de energia eléctrica sendo a opção nuclear o mais barato.» [Link]

Dei com uma carta que assinaria por baixo se também fosse militante do PSD:

«Exmos Srs.Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata,

Venho por este meio pedir a quem de direito com carácter de urgência que o Sr. António Alfredo Delgado da Silva Preto, deputado pelo PSD no círculo de Lisboa, tenha o seu mandato suspenso imediatamente, face às acusações do Ministério Público, ainda por confirmar do TCIC/Lisboa, de fraude fiscal e falsificação.

Atentamente,

Com os meus melhores cumprimentos,

Um Militante do P.S.D.» [Link]

WOOPHY [Link]

Imagens de viagem de cidades de todo o mundo.

THE OTHER SIDE OF THE COIN

LOUIS AMSTRONG - DINAH (1930)

PIRELLI CALENDAR [Link]

O calendário da Pirelli, uma das referências do mundo da fotografia já está online.

WALLPAPER GARAJE [Link]

Para os que apreciam motivos automobilísticos como fundos de ecrã.

IMAGENS EXCEPCIONAIS DA TORRE OSTANKINO [Link]

A torre que era o orgulho da URSS:

ALISSINA KITTY [Link]

MAKRO-GRAPH [Link]

KRAVCHUK [Link]

FLICKR: PORTUGUESE EYES [Link]

CAVACO

Os PCs comprados agora beneficiam da instalação do Windows Vista quando este sair:

«A Microsoft Portugal explicou ao DN que "os fabricantes de hardware e a Microsoft estão unidos. Como não conseguimos trazer o Vista e o Office 2007 antes do Natal, lançámos dois programas: o Express Upgrade e a Garantia Tecnológica", disse Patrícia Fernandes, responsável pelas relações públicas da empresa em Portugal. Estes programas e as suas ofertas estão em vigor desde 26 de Outubro e decorrem até 30 de Março de 2007. Assim, quem comprar um PC ou um portátil com Windows XP ou Office 2003, "pode actualizá-los gratuitamente ou pagando uma quantia residual", disse. A instalação do software e o seu envio podem ser cobrados pelas empresas, "porque são serviços que implicam custos". Se tiver comprado o software, também terá direito a trocar a sua caixa de discos e até pode actualizar para a versão Premium, se estiver disposto a pagar pela diferença de qualidade.» [Diário de Notícas Link]

AS MELHORES PRENDAS DE 2006 [Link]

Segundo a American Inventor Spot. A mini câmara Leica está em terceiro lugar.

A CASA AVIÃO

«Abuja's airplane house, as it has come to be known by its inhabitants and amazed passersby, has emerged haphazardly over the years as a rare triumph of architectural whimsy in this sleek, modernistic West African capital.

Looking like a jetliner settled atop the two-story concrete home of Said and Liza Jammal, it was born not of an urban planner's cold logic but of something more elemental: a man's love for his wife, and a selfish desire that she spend more time at home.» [Washignton Post Link]

PLAYSTATION

[2][3]

CONCORDIA CHILDRN'S SERVICES

AFRAS - ASSOCIAÇÃO FRANQUIA SOLIDÁRIA [Link]

[2][3]