Pedro Passos Coelho tem evitado enfrentar o que de pior tem o PSD a troco da unidade, enquanto as sondagens lhe forem favoráveis o PSD “profundo” apoia-o. A actuação do PSD na comissão parlamentar de inquérito e o apoio a uma recandidatura de Cavaco Silva são dus cedências de Pedro Passos Coelho que o irão marcar no futuro.
Cavaco Silva tem sido uma sombra ao lado da imagem de competência deixada pelos seus antecessores, tem cumprido um mandato pessoal a pensar mais em si do que no país, chegado à Presidência optou por assumir o papel de recandidato presidencial, usando os poderes, as relações com a comunicação social e a agenda presidencial em função da sua imagem. Chegou mesmo a ultrapassar o aceitável com as suspeitas das escutas em Belém.
Cavaco afirma-se como um político de valores mas não hesita em esquecer os seus valores como o fez com a promulgação do casamento gay. Num dia junta a família, põe uma gravata azul nos netinhos e recebe o Papa no Palácio de Belém como se este fosse o palácio real e o genro o Príncipe de Boliqueime, no dia seguinte faz uma comunicação esfarrapada para tentar dizer que não valia a pena defender os seus valores. É um candidato presidencial para quem os votos são demasiado importantes para que possam ser perdidos em quaisquer circunstâncias.
Em vez de estabilidade tem promovido a instabilidade, em vez de apoio estratégico ao governo usa-o em função das sondagens, quando o governo está em alta publicita as suas reformas nas suas visitas ao estrangeiro, quando o governo está em baixa prefere as estradas municipais às auto-estradas. Quando o país mais precisava de um Presidente à altura dos desafios temos um político calculista a pensar na sua imagem, algo que não se compreende num político que já não tem idade (e duvido que tenha saúde) para pensar em termos de futuro. Cavaco ficará na história de Portugal como o primeiro-ministro das oportunidades perdidas e como um presidente que prometeu dar ao país mas acabou por gerir o mandato de forma a receber.
A esquerda, vítima de vaidades e de golpes de políticos matreiros, foi incapaz de propor um candidato à altura, cada partido arrasta-se em escolher um candidato faz de conta ou apoiar um Alegre com cara de quem está a engolir areia. Restava ao país um candidato à direita já que Alegre teve o cuidado de secar qualquer hipótese de candidatura à esquerda e mesmo ao centro.
Mas os PSD cavaquista insiste em impedir o seu funeral, mesmo que já tenha morrido há uma década e depois de ter percebido que não ressuscitaria como se viu com a derrota de Manuela Ferreira Leite nas legislativas, bem como com a derrota de Paulo Rangel nas directas. Se Pedro Passos Coelho tivesse a coragem de promover a rotura com os fantasmas de um PSD cavaquista que enriqueceu, engordou e já entrou na fase da senilidade ganharia as presidenciais contra Alegre e teria o caminho aberto para as legislativas.
Mas tal como Cavaco não teve coragem política para vetar uma lei que detesta e vai contra todos os seus princípios, Pedro Passos Coelho não teve a coragem de enfrentar o PSD cavaquista e dar ao país um Presidente da República com futuro. É uma pena que assim seja, nem o PSD vai ganhar com uma vitória de Cavaco Silva, nem o PS ganhará com uma derrota de Alegre e será o país que mais perderá com um presidente que não merece sê-lo e, pior do que isso, já mostrou que não tem dimensão para o ser.
Janela em Cabeceira de Basto (fotografia de A. Cabral)
IMAGEM DA SEMANA
«Taxi Drivers meet outside the Jacob Javitz Center before taking a trip to Albany to rally support for the Taxi Driver Protection Act. Alfred Giancarli for the Wall Street Journal» [The Wall Street Journal]
JUMENTO DO DIA
Manuel Alegre, candidato pré-derrotado às presidenciais
Manuel Algre conseguiu o que queria, promoveu o BE e foi apoiado pela extrema-esquerda, chantageou o PS e foi apoiado pelo PS. O problema de Alegre é que os eleitores nada têm que ver com estas manobras e vão votar sem pensar nas estratégias da extrema-esquerda ou com receio de cisões no PS.
JORNALISTA IRRESPONSÁVEL
Como é possível que um jornalista que supostamente é especialista em economia diga num canal da estação pública (RTP N) que muitos portugueses já retiraram o dinheiro de Portugal? Como é possível que um jornalista pago com o dinheiro dos contribuintes use a televisão pública para lançar o pânico nos depositantes portugueses? Como é possível que um jornalista da RTPN faça afirmações destas de forma leviana sem as fundamentar e quantificar? Como é possível um jornalista ignorar que desde que a circulação de capitais é livre que os portugueses investem dinheiro em bancos estrangeiros?
Não é muito honesto o jornalista Camilo Lourenço misturar manipulação política com economia.
DANIEL COHN-BENDIT, SOBRE A POLÍTICA DE AUSTERIDADE NA GRÉCIA
VIVA O REI DE ESPANHA! ABAIXO A "CASA REAL DE BOLIQUEIME"!
Sabe quanto custa a monarquia espanhola a cada cidadão espanhol? Segundo a RTP, dezanove cêntimos, isso mesmo nem chega aos vinte. Sabe quanto custa a nossa Presidência da República a cada português? Custa um euro e cinquenta cêntimos! E não pensem que é a diferença entre a população espanhola e a portuguesa que ilude os números, enquanto o governo espanhol transfere para a casa Real espanhola quase dezanove milhões de euros, o governo português transfere para a Presidência da República (que cada vez mais parece a "casa real de Boliqueime") qualquer coisa como 16 milhões de euros! Mesmo que os números em relação a Espanha sejam corrigido, considerando a notícia do DN, o exagero permanece.
Para que quer a Presidência da República tanto dinheiro? Para pagar a assessores como Fernando Lima para andarem a conspirar contra um governo legítimo, para organizar roteiros da treta e para tirar fotografias de família à família Silva, que tira mais famílias do tipo família real do que a família da rainha de Inglaterra.
Mas já alguém ouviu Cavaco Silva dizer que a Presidência da República deveria dar o exemplo? Cavaco acha que o país não tem tempo para que o seu presidente seja fiel aos seus valores e por isso a promulgação de uma lei não pode atrasar-se um mês, mas quanto a dar ordens para o seu palácio poupar nem uma palavra.
Mas essa não é a postura do Rei de Espanha, por lá não há Frenandos Limas a conspirar, discursos a ilibar amigos do BPN, intervenções a lançar a descrença em políticas governamentais e ainda por cima é o próprio Rei Juan Carlos que toma a iniciativa de poupar.
Viva o Rei de Espanha! Abaixo a Casa Real de Boliqueime!
«A crise económica afecta a todos e a Casa Real espanhola está a ser pressionada para apertar também o cinto. Em 2010, o Rei Juan Carlos tinha previsto receber 8,9 milhões de euros para as suas despesas, de que não precisa prestar contas. O pagamento é trimestral e o Rei já terá pedido ao Governo, liderado por José Luis Zapatero, que corte nesse valor a partir de Junho. O suplemento La Outra Crónica, do jornal El Mundo, fez as contas e diz onde o monarca pode poupar 1,7 milhões de euros (ver caixa).
O orçamento entregue ao Palácio da Zarzuela serve para pagar os únicos dois salários da Casa Real: o de Juan Carlos e o do príncipe herdeiro, Felipe. Além disse, cobre o ordenado daqueles que trabalham directamente com a monarquia, num total de 200 pessoas. Destes, há funcionários que têm o salário equiparado ao de ministros - como o chefe da Casa Real, Alberto Aza - ou de secretários de Estado. Apesar do estatuto diferente, têm visto o ordenado aumentar na mesma proporção que estes e agora devem vê-lo também diminuir. Zapatero anunciou um corte de 15% nos salários dos altos cargos governamentais.» [DN]
Resta-nos a esperança de que a Rainha Sofia, num dos telefonemas que faz à dona Maria para saber dos tremeliques de mão do Aníbal lhe pergunte se o seu marido também já deu o exemplo de austeridade.
SÓCRATES E CHICO BUARQUE
«José Sócrates, em visita ao Brasil, tomou café com Chico Buarque. Os jornais portugueses disseram que o encontro foi a pedido do cantor brasileiro. Mas, horas depois, Chico Buarque de Holanda disse ao jornal Público: "Foi o vosso ministro quem pediu o encontro." Logo, a notícia (encontro de Sócrates com Chico Buarque a pedido deste) é mentira. Ora aí está uma dessas coisas que podemos tirar a limpo sem precisar de uma comissão parlamentar. Os jornalistas que acompanham a viagem não são tantos assim (cinco?, dez?) que não possam explicar a história comum. Um deles até escreveu "segundo fonte do Gabinete de Sócrates". Agora que há um desmentido rotundo à versão que essa fonte deu, o jornalista pode chegar ao pé dela e exigir uma explicação que deve ser pública. E se a fonte não quiser explicar- -se, o jornalista, como houve mentira deliberada, está desobrigado do sigilo e pode contar a história toda. Fico à espera, confiante - o caso é simples e os intervenientes poucos. Claro que pode sempre haver poeira nos olhos. Previno-vos contra esta: "Chico Buarque mentiu sobre Sócrates." Esta frase é verdadeira, foi o próprio cantor a revelá-la. Em entrevista (em 1998) ao jornalista Geneton Moraes Neto, do jornal O Globo, Chico Buarque disse que contou uma vez em Marrocos que foi substituto de Sócrates (o da selecção canarinha), no Mundial de 82.» [DN]
Parecer:
Por Ferreira Fernandes.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»
RUTE PENEDO FICA COM CALOR SÓ DE IMAGINAR O RONALDO
«Fã incondicional de Cristiano Ronaldo e da selecção nacional, Rute Penedo garante que não vai perder um jogo do Mundial. Para a manequim, o plantel está recheado de talento e, acima de tudo, de beleza. "Têm todos boas pernas, mas quem mexe mesmo comigo é o Ronaldo. Tem um corpo fenomenal", atira, sem rodeios.
Rute Penedo confidencia que é amiga pessoal do jogador e adora o seu estilo dentro e fora de campo. "Como sou louca por ele, para mim tudo lhe fica bem. Confesso que estou ansiosa para vê-lo de fatinho. Vai ficar-lhe tão bem... Até fico com calor só de imaginar", revela, entre risos.» [CM]
Parecer:
O que seria se houvessem golos...
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma ventoinha à rapariga.»
PRIMEIRO ESCÂNDALO NO GOVERNO DO REINO UNIDO
«Naquele que é o primeiro escândalo a afectar o novo governo britânico, o secretário do Tesouro, o liberal-democrata David Laws, demitiu-se ontem depois de ter pedido desculpa por ter recebido indevidamente dinheiro atribuído pelo Parlamento para pagar o aluguer de uma segunda habitação num apartamento do seu amante secreto. O político, que integra o governo de coligação liderado por David Cameron, prometeu devolver as 40 mil libras (mais de 47 mil euros) que recebeu do erário público.» [CM]
Parecer:
No melhor pano cai a nódoa.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
JÁ ANDAM À ESTALADA NA SELECÇÃO?
«Tudo começou no início do treino matinal de ontem, num exercício em que os jogadores, posicionados em círculo, recebiam a bola e, sem deixar cair, tinham de passar a um companheiro. Quem a deixasse cair ou fizesse mal o passe tinha direito a levar ‘carolos’ dos restantes jogadores, tudo em ambiente de brincadeira e camaradagem. A certa altura, o guardião Beto cometeu uma dessas infracções e foi brindado com o castigo. Porém, Bruno Alves ter-se-á excedido na ‘festinha’ e Beto reagiu de forma intempestiva, tentando tirar desforço junto do colega do FC Porto.» [CM]
Parecer:
Este Bruno Alves enganou-se no desporto.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o vale tudo.»
POUPAR NOS GABINETES
«Se os gabinetes ministeriais do Executivo de José Sócrates reduzirem as despesas de funcionamento em 10%, o Estado poupa mais do que com os cortes aplicados ao subsídio de desemprego. A medida de reduzir a despesa em 10% - que foi este mês aplicada pelo Governo francês - pouparia aos cofres do Estado português cerca de 56 milhões de euros. Um valor superior à redução conseguida com a aplicação de novas regras no subsídio de desemprego: 40 milhões de euros.
Os partidos e o próprio Governo reconhecem que os cortes nos ministérios têm de ser feitos, embora não arrisquem em defender uma percentagem. No entanto, há um consenso generalizado de que é possível os ministérios pouparem em gastos como carros, telemóveis, materiais de secretaria e deslocações. » [DN]
Parecer:
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais até já deu o exemplo, contratou uma junior por mais de 4.000 euros.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Corte-se a direito na despesa dos gabinetes, admitindo-se a contratação externa apenas quando não for possível a colocação de funcionários públicos qualificados.»
PORREIRO ZÉ
«Alberto João Jardim e José Sócrates encontraram-se durante uma escala técnica do avião que leva de regresso a Lisboa a comitiva do Governo da República que efectuou uma visita à Venezuela.
"Foi uma reunião de trabalho muito útil para se assentar ideias para acertar o futuro da Zona Franca da Madeira", disse Jardim aos jornalistas depois da reunião.
Alberto João Jardim referiu que os governos regional e da República estão de acordo sobre a continuidade da Zona Franca da Madeira, garantindo que "ninguém pretende fechar" a praça financeira madeirense.» [DN]
Parecer:
Ainda vou ver o Alberto porpor Sócrates para Presidente da República.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se.»
MINISTÉRIOS COMEÇAM A POUPAR
«Verificar se os computadores estão desligados, evitar ligar o ar condicionado e substituir a água engarrafa por jarros são algumas das medidas que começaram a ser aplicadas nos ministérios. O DN desafiou dez ministérios a explicarem que tipo de medidas vão aplicar para reduzir a despesa corrente, mas só cinco responderam.» [DN]
Parecer:
Desde que sou funcionário público que pago a água que bebo!
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acabem-se com as mordomias adoptando regras rigorosas.»
DIREITA PROCURA ALTERNATIVA A CAVACO
«A direita católica conservadora sente- -se órfã de candidato presidencial - após a promulgação do casamento gay por Cavaco Silva - e tem em marcha uma demanda para encontrar um novo candidato à direita. O descontentamento tem levado elementos próximos do movimento Pró-Vida e da plataforma Cidadania e Casamento a sondarem possíveis soluções alternativas. Ao i, o antigo ministro das Finanças Bagão Félix admitiu ter sido sondado: "A minha resposta foi categórica. É um cenário que não me passa pela cabeça. Já estou na idade em que não se tomam decisões por emoção."» [i]
Parecer:
A direita tem bons motivos para não querer um presidente que troca os princípios por votos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O centro e a esquerda deveriam fazer o mesmo, procurar uma alternativa a Cavaco e a Alegre.»
A semana foi marcada pelo ataque do cardeal patriarca de Lisboa a Cavaco Silva por este ter abdicado dos seus princípios, como fez o rei da Bélgica que abdicou por um dia para não ser ele a promulgar um diploma que ia contra a sua consciência. Se eu fosse o cardeal também estaria danado com Cavaco Silva, durante vários dias a Presidência da Repúblcia quase desapareceu para andar atrás do Papa, Bento XVI até foi a Belém abençoar a família Silva como se fosse a família real por obra e graças de Deus e no fim de tudo isto Cavaco promulgou o casamento gay porque o país estava com pressa e não tinha tempo para questões de princípios presidenciais.
Pedro Passos Coelho pediu aos políticos para dar o exemplo e numa manobra populista até anunciou que essa era a condição para apoiar a política de austeridade. Só que dias depois ficámos a saber que os adjuntos de Passos Coelho no PSD não põem os pés na Assembleia da República mas são os contribuintes a pagarem-lhe os ordenados como se fossem assessores parlamentares. Um caso de vícios privados e virtudes públicas que justificaria mais uma ida de Pedro Passos Coelho ao “Perdoa-me!”.
O PCP organizou mais uma grandiosa manifestação e alguns dos seus militantes até terão feito uma pequena tentativa de criar incidentes à grega. Quanto mais pequeno é o PCP maiores são as suas manifestações, eu diria que Jerónimo de Sousa organiza, a Festa do Avantes, as esperas a Sócrates para o apupar, as greves nos transportes e na Função Pública, as manifestações e o Louçã é que leva os votos.
No PS a semana foi de treinos gastronómicos, os militantes prepara-se para engolir um sapo com barba chamado Manuel Alegre, quer queira, quer não vão ter de lhe dar um prémio de fim de carreira sob pena de o poeta se vingar e provocar uma cisão no partido. São assim as presidenciais, o PS e o PSD apresentam candidatos presidenciais que as suas bases preferiam que fosse jogar dominó para um banco de jardim.
«Un pato echa el vuelo en el Centro Wetland de Londres, una reserva de aves de 42 hectáreas. Wetland cumple 10 años, y es una de los núcleos de protección de especies más importante situado en un entorno urbano.» [El Pais]
JUMENTO DO DIA
Jerónimo de Sousa, líder do PCP
Independentemente da possibilidade de haverem ou não alternativas às medidas para combater a crise é aceitável que os trabalhadores protestem, principalmente os que mais são atingidos como é o caso dos desempregados, ainda que duvide que nestas manifestações a presença de desempregados seja significativa, na sua maioria os manifestantes são sindicalistas, simpatizantes do PCP, muitos deles empregados, sindicalistas pagos pelo Estado ou pelas empresas ou reformados.
Mas o PCP não pode perder a oportunidade de canalizar em seu favor o descontentamento legítimo gerado pelas medidas e cada vez mais é difícil distinguir as iniciativas supostamente sindicais da CGTP das do PCP, é evidente que as acções da CGTP são decididas na Soeiro Pereira Gomes e no caso desta manifestação toda a máquina do PCP esteve na rua a promover a mobilização para a manifestação.
O lucro do PCP é aparente, não ganha votos, não impede a adopção das políticas e, pior do que tudo isso, elimina o movimento sindical português.
ONDE VOTAR NAS PRESIDENCIAIS
Nunca votarei Cavaco Silva ou Manuel Alegre, o primeiro porque considero incompetente e, depois do que sucedeu com as falsas escutas a Belém, alguém que participou ou permitiu uma conspiração de baixo nível a partir de Belém, o segundo porque não lhe reconheço qualidades para presidente da minha junta de freguesia.
Por outro lado Fernando Nobre não evidenciou qualidades para o cargo, ao tentar apoios em todos os quadrantes acabou por se enredar num discurso sem ideias nem qualidade.
Resta-me que ou a direita ou a esquerda apresente um candidato consensual e que estimule a vontade do país caso contrário votarei branco em sinal de protesto contra o cinismo e preguiça dos partidos portugueses.
PSD VOLTA A APOIAR CAVACO
«O PSD voltou este sábado a manifestar o seu apoio a Cavaco Silva, caso se recandidate à presidência da República, considerando que é "o Presidente de todos os portugueses" e que será avaliado "por aquilo que foi o seu mandato".
"O PSD e o líder do PSD já o afirmaram que, e se, quando o professor Cavaco Silva decidir apresentar a sua recandidatura terá o apoio claro e inequívoco do PSD", afirmou o porta voz do partido, Miguel Relvas, citado pela agência Lusa. » [CM]
Parecer:
O mais curioso nesta declaração de apoio está no facto de condicionar esse apoio à vontade de Cavaco se recandidatar, até parece que desejam que não o faça.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se vai mesmo votar Cavaco.»
O PSD DE MANUELA FERREIRA LEITE NÃO DESISTE DE PRESSIONAR O PGR
«Primeiro, os despachos tinham escutas que envolviam José Sócrates e, por isso, não podiam ser divulgados, depois, apesar de não ter sido aberto nenhum inquérito, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, continuou a negar o acesso aos documentos, dizendo que a eles se aplicavam as regras do Código do Processo Penal. Por fim, os despachos de arquivamento do crime de atentado contra o Estado de direito fazem parte de "um processo de acompanhamento" na Procuradoria. São estes "ziguezagues" do PGR que têm levado os deputados do PSD Fernando Negrão e José Pedro Aguiar-Branco a pedir esclarecimentos. O último, a que o DN teve acesso, revela que já existe uma tensão entre as partes.» [DN]
Parecer:
Querem vingar-se.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se os cavaquistas que Manuela Ferreira Leite perdeu as legislativas e Rangel perdeu as directas do PSD.»
É FÁCIL TRAMAR UM PROFESSOR
«Um professor, com cerca de 70 anos, da Escola EB 2,3 de Fitares, Rio de Mouro, foi suspenso e impedido de entrar nas instalações. Em causa está uma acusação de assédio feita por uma aluna, segundo apurou o DN. O Ministério da Educação confirmou que o docente "foi suspenso preventivamente" pela Direcção Regional de Lisboa. E que está a decorrer um processo disciplinar, não revelando o teor da investigação.
Os colegas do professor não acreditam, no entanto, que a acusação seja verdadeira. "É uma retaliação por ele ter tido um problema com um aluno que o tentou agredir", refere um docente que preferiu o anonimato. Os colegas temem ainda o que pode acontecer a este professor devido ao estado de fragilidade emocional em que ele se encontra.
Esta não é a primeira vez que este docente tem problemas com os estudantes. Já há algum tempo, tinha sido agredido e insultado durante uma aula. "Há tempos, um aluno atirou-lhe com um telemóvel e insultou-o. Mas a escola não abriu nenhum processo", conta o professor da mesma escola. O processo seria aberto mais tarde depois de uma denúncia feita à Inspecção-Geral da Educação, acrescenta » [DN]
Parecer:
Basta fazer uma queixa e inventar uns falsos testemunhos para fazer a "cama" a um professor, os inspectores do ministério da Educação percebem tanto de investigação e de direito como eu de lagares de azeite, ainda por cima têm a tendência de "perseguir" os professores.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela conclusão do processo disciplinar.»
INTERESSE NACIONAL, RESPONDE CAVACO
«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, reagiu ontem às declarações do cardeal D. José Policarpo - que o criticou por aprovar o casamento homossexual - dizendo que todas as suas decisões são tomadas de acordo com "superiores interesses nacionais".
Cavaco Silva lembrou também "a situação dramática em que Portugal se encontra", acrescentando que enquanto Presidente "pondera os superiores interesses de Portugal em particular aqueles actos que não têm efeitos práticos."» [DN]
Parecer:
POis, é o interesse nacional dele ganhar as eleições presidenciais.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»
A SEGUIR É A GREVE GERAL
«A CGTP admite a hipótese de realizar uma greve geral para contestar as medidas anti-crise do Governo, mas só decidirá após a manifestação nacional de hoje, em Lisboa, e que, segundo a intersindical, será "a maior de sempre". Do lado da UGT, parece haver uma divisão: o secretário-geral da central sindical continua a afastar o cenário de greve, mas há sindicatos da estrutura que apoiam uma paralisação geral e outros que já estão a preparar acções de protesto.» [DE]
Parecer:
Pelas cenas de violência é evidente que o PCP/CGTP está a tentar aproveitar a crise para atingir objectivos políticos.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se. pela greve geral.»
PAULO RANGEL VEM EM DEFESA DE CAVACO
«O eurodeputado do PSD Paulo Rangel considerou hoje, sábado, "lamentável que personalidades que estiveram caladas ou foram complacentes" com o Governo relativamente ao casamento entre homossexuais ataquem o Presidente da República, considerando que o partido está "totalmente" com Cavaco Silva.
"As vozes que se levantam agora criticam o Presidente da República e não criticaram nunca os que foram promotores desta iniciativa, o engenheiro [José] Sócrates e o Governo. Mesmo a Igreja foi altamente complacente e agora vem criticar o presidente. Até parece que Cavaco Silva é que é o autor destas iniciativas", disse à Lusa Paulo Rangel quando questionado sobre as notícias avançadas hoje, sábado, que dão conta de vozes que pedem um novo candidato pelo PSD às eleições presidenciais.» [JN]
Parecer:
Era de esperar que este recém cavaquista viesse em sua defesa com ataques aos que ousem pensar de forma diferente.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao pequeno Rangel que faça uma intervenção no Parlamento Europeu.»
HOMEM MORRE COM CÂNCRO DO ÚTERO
«Nos Estados Unidos, um homem morreu devido a um transplante de um rim proveniente de uma mulher com cancro do útero. Trata-se, segundo, os especialistas, do primeiro caso de cancro do útero transmitido através de um transplante. O caso está em tribunal.
Vincent Liew decidiu manter o rim após uma conversa com o cirúrgião responsável pelo transplante, que lhe garantiu haver apenas uma probabilidade ínfima de vir a sofrer de um cancro de estirpe feminina. De acordo com o Centro Médico Langone da Universidade de Nova Iorque, os médicos respeitaram a escolha de Liew e acompanharam de perto a sua situação para o caso de aparecerem indícios do cancro.» [JN]
GOVERNO ANTECIPA REDUÇÃO DA DÍVIDA
«O ministro das Finanças afirmou esta sexta-feira que as medidas adicionais para reduzir o défice irão permitir ao Estado começar a reduzir a trajectória da dívida pública já em 2012, um ano mais cedo que o previsto, escreve a agência Lusa. » [JN]
Parecer:
Faz bem.
Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»