terça-feira, maio 11, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Vista de Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

... Colocada na vedação da barragem de Campilhas, perto do Cercal do Alentejo, concelho de Santiago do Cacém (iMAGEM DE h. qUINTANILHA)

IMAGEM DO DIA

[Vincent Thian-AP]

«A girl looks at a camera in a poor neighborhood in Islamabad, Pakistan.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

António Costa, presidente da CML

António Costa que até é o número dois do partido do governo ainda não percebeu que as contas públicas estão acima de bairrismos.

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, anunciou hoje que a Junta Metropolitana de Lisboa solicitou uma audiência de urgência ao governo "para esclarecer aquilo que está em causa" com o adiamento das obras públicas. Para Costa a revisão de calendários é compreensível numa situação de crise económica mas é "absolutamente inaceitável" rever projectos, referindo-se à 3ª travessia sobre o Tejo.

"Compreendemos responsavelmente que a conjuntura financeira possa determinar uma revisão de calendários, mas ninguém pode aceitar que a conjuntura financeira possa comprometer uma estratégia que está pensada e estruturada e que tem expressão coerente no ordenamento do território", afirmou. » [i]

GRANDE, GRANDE, GRANDE, GRANDE

«
Grande semana para Portugal. Eu sei, estive há dias no Cabo da Boa Esperança. No mais poderoso farol de África, onde se alumia o mar que, dobrado, nos tornou mundo, há um pilar com nove setas que apontam: Singapura (9667 km), Berlim (9575 km), Nova Iorque (12541 km)... Na quarta-feira, vai ser lançado o livro L'Entreprise des Indes, de Erik Orsenna. Académico francês, Orsenna dá-nos livros para beber. Em L'Entreprise..., ele põe Bartolomeu Colombo a contar o seu tempo. Todos esperam que ele fale do irmão, o grande almirante que antes de o ser foi encontrá-lo em Lisboa, para aprender. Lisboa era o Silicon Valley de então, com matemáticos que sabiam olhar o céu e fazedores de instrumentos náuticos. Bartolomeu era cartógrafo. O mundo redondo tomava formas como agora as crateras de Marte, e os cartógrafos marcavam nomes com as notícias chegadas ao porto. Os bons eram fidedignos e os melhores faziam falsos mapas para enganar a concorrência. Lisboa era um mundo que inventava o mundo. O Bartolomeu, de Orsenna, previne: "Vamos ao mar! Mas, antes, fiquemos em Lisboa onde tudo começou." E o essencial do livro é sobre Lisboa. Há nove setas no farol do Cabo. Nenhuma aponta Lisboa, onde tudo começou, até o Cabo. Por isso, pelo livro, grande semana para Portugal.»
[DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

JERÓNIMO DE SOUSA CONTINUA COM DISCURSO IRREALISTA

«Jerónimo de Sousa, embora tenha dito que não quer falar especificamente sobre as notícias que circulam na comunicação social, procurou no discurso que fez no debate internacional sobre a 'Estratégia UE 2020', dizer que "a ditadura do défice das contas públicas e a sua redução a mata cavalos", está de novo a regressar.

O PCP sustenta que a posição deste Governo em matéria de política económica "põe de lado" o objectivo estratégico do crescimento económico e do emprego. » [CM]

Parecer:

Seria bom que Jerónimo de Sousa explicasse aos portugueses onde iria financiar os défices sucessivos e crescentes de que é defensor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se se era à miserável Coreia do Norte ou à capitalista China.»

PORTUGAL PRESSIONADO PARA ADOPTAR MEDIDAS SUPLEMENTARES

«Portugal e Espanha foram os dois únicos países citados nas conclusões da reunião dos responsáveis pelas Finanças da EU, que terminou cerca das 02:00 da manhã com o anúncio da criação de um mecanismo de estabilização de cerca de 750 mil milhões de euros para apoiar os Estados-membros que venham a ter dificuldades financeiras.

"Saudamos e apoiamos firmemente o compromisso de Portugal e Espanha em tomar medidas adicionais significativas de consolidação [orçamental] em 2010 e 2011, e a sua apresentação no Conselho ECOFIN [reunião dos ministros das Finanças dos 27] de 18 de maio", de acordo com o texto das conclusões do encontro.

Segundo fontes comunitárias foram "vários" os ministros das Finanças que insistiram que Portugal e Espanha tinham de tomar medidas suplementares para acelerar a trajectória de redução dos seus défices orçamentais.» [DN]

Parecer:

É melhor reduzir o défice de forma consistente do que correr riscos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas.»

O FISCO NO SEU PIOR

«Serafim Ventura nem queria acreditar quando o polícia lhe apreendeu o carro numa operação stop. Primeiro pensou ser um engano ou uma partida dos "apanhados", mas a atitude do polícia não deixou margem para dúvidas: a pick-up foi apreendida à ordem do Tribunal de Benavente, devido às dívidas fiscais do anterior proprietário. Ao choque de ficar sem carro, Serafim Ventura somou mais uma série de sobressaltos, a maior das quais a exigência do pagamento de 2400 euros de dívidas fiscais do anterior proprietário.

Desde então, este cidadão viu- -se envolvido num pesadelo fiscal que ainda não terminou. O caso remonta a 2005, quando Serafim Ventura adquiriu um Mitsubishi Strakar usado, num concessionário da marca em Lisboa. "Na data não havia na Conservatória do Registo Automóvel qualquer ónus ou encargos sobre a viatura e depois disso nunca recebi qualquer notificação das finanças", contou ao DN. Numa operação stop em Lisboa, no dia 14 de Dezembro de 2009, foi confrontado com a apre- ensão da viatura. "Ainda pensei que era para os apanhados ou que fosse engano dos computadores, mas o polícia esclareceu que o auto de apreensão da viatura foi emitido pelo Tribunal de Benavente", relata.

Dirigiu-se ao Tribunal de Benavente, onde ficou a saber que o pedido de apreensão tinha sido efectuado pelo chefe da Repartição de Finanças de Benavente em 12 de Março de 2007, por falta de pagamento - ou melhor, por pagamento com cheque sem provisão do imposto de circulação de vários veículos, relativo ao ano de 2004, que eram detidos pelo antigo proprietário, uma empresa de Samora Correia.

O pior ainda estava para vir. Nas finanças de Benavente, Serafim Ventura foi confrontado pelo chefe da repartição com a exigência do pagamento de 2400 euros do imposto em dívida de todas as viaturas do anterior proprietário, apesar de o imposto de circulação da viatura ser de apenas 40,90 euros. "Só se eu pagasse a dívida do anterior proprietário é que o chefe das Finanças me devolvia os documentos da viatura, ou seja, exigia que eu pagasse pelo crime que outro cometeu", afirma Serafim Ventura ao DN.» [DN]

Parecer:

Percebe-se alguma irracionalidade no meio disto tudo, o pior é que um cidadão foi lesado e ainda vai ter que pagar os impostos de outros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director-geral dos Impostos o que fez para corrigir esta situação.»

ANTÓNIO COSTA TEM VISÃO BAIRRISTA DAS CONTAS PÚBLICAS

«O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, anunciou hoje que a Junta Metropolitana de Lisboa solicitou uma audiência de urgência ao governo "para esclarecer aquilo que está em causa" com o adiamento das obras públicas. Para Costa a revisão de calendários é compreensível numa situação de crise económica mas é "absolutamente inaceitável" rever projectos, referindo-se à 3ª travessia sobre o Tejo.

"Compreendemos responsavelmente que a conjuntura financeira possa determinar uma revisão de calendários, mas ninguém pode aceitar que a conjuntura financeira possa comprometer uma estratégia que está pensada e estruturada e que tem expressão coerente no ordenamento do território", afirmou. » [i]

Parecer:

Por este andar o défice duplicaria.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão.»

PORTUGAL CONTINUA SOB PRESSÃO DAS EMPRESAS DE RATING

«A agência de notação financeira Moody’s disse hoje que é “provável” cortar o “rating” de Portugal em um nível, para Aa3, apesar de não afastar um corte mais agressivo de dois níveis, como tinha ameaçado na semana passada. Quanto à Grécia, a probabilidade maior é de rever o “rating” para “junk”, ou lixo, tal como fez a S&P.

Na semana passada a agência de notação financeira Moody’s afirmou que, no espaço de três meses, iria rever o “rating” de Portugal, colocando como cenário um corte de até dois níveis.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Enquanto não forem adoptadas medidas consistentes de combate ao défice as empresas de rating poderão continuar a especular.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adopte-se um programa consistente e que não se baseie em previsões optimistas do crescimento económico.»

A BRIGADA DO REUMÁTICO LÁ FOI

«O grupo de 10 ex-ministros das Finanças que hoje reuniram com o Presidente da República manifestaram a sua "profunda preocupação" com a situação do país e defenderam "decisões adequadas e urgentes" para a ultrapassar.

"Viemos manifestar ao senhor Presidente da República a nossa profunda preocupação, mas também a nossa convicção que os portugueses, tal como no passado, apoiarão as medidas que se impõem face à situação actual para restabelecer a confiança na economia portuguesa, desde que essas medidas sejam apresentadas com transparência", disse, em nome do grupo de ex-governantes, o antigo ministro das Finanças Manuel Jacinto Nunes. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Todos juntos representam uma boa parte da dívida pública portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Divulguem-se os rendimentos de cada um dos ex-ministros bem como dados relativos ao seu desempenho no cargo.»

ROBERTO QUESADO