segunda-feira, maio 31, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador da Bica, Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Janela em Cabeceira de Basto (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DA SEMANA

«Taxi Drivers meet outside the Jacob Javitz Center before taking a trip to Albany to rally support for the Taxi Driver Protection Act. Alfred Giancarli for the Wall Street Journal» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre, candidato pré-derrotado às presidenciais

Manuel Algre conseguiu o que queria, promoveu o BE e foi apoiado pela extrema-esquerda, chantageou o PS e foi apoiado pelo PS. O problema de Alegre é que os eleitores nada têm que ver com estas manobras e vão votar sem pensar nas estratégias da extrema-esquerda ou com receio de cisões no PS.

JORNALISTA IRRESPONSÁVEL

Como é possível que um jornalista que supostamente é especialista em economia diga num canal da estação pública (RTP N) que muitos portugueses já retiraram o dinheiro de Portugal? Como é possível que um jornalista pago com o dinheiro dos contribuintes use a televisão pública para lançar o pânico nos depositantes portugueses? Como é possível que um jornalista da RTPN faça afirmações destas de forma leviana sem as fundamentar e quantificar? Como é possível um jornalista ignorar que desde que a circulação de capitais é livre que os portugueses investem dinheiro em bancos estrangeiros?

Não é muito honesto o jornalista Camilo Lourenço misturar manipulação política com economia.

DANIEL COHN-BENDIT, SOBRE A POLÍTICA DE AUSTERIDADE NA GRÉCIA

VIVA O REI DE ESPANHA! ABAIXO A "CASA REAL DE BOLIQUEIME"!

Sabe quanto custa a monarquia espanhola a cada cidadão espanhol? Segundo a RTP, dezanove cêntimos, isso mesmo nem chega aos vinte. Sabe quanto custa a nossa Presidência da República a cada português? Custa um euro e cinquenta cêntimos! E não pensem que é a diferença entre a população espanhola e a portuguesa que ilude os números, enquanto o governo espanhol transfere para a casa Real espanhola quase dezanove milhões de euros, o governo português transfere para a Presidência da República (que cada vez mais parece a "casa real de Boliqueime") qualquer coisa como 16 milhões de euros! Mesmo que os números em relação a Espanha sejam corrigido, considerando a notícia do DN, o exagero permanece.

Para que quer a Presidência da República tanto dinheiro? Para pagar a assessores como Fernando Lima para andarem a conspirar contra um governo legítimo, para organizar roteiros da treta e para tirar fotografias de família à família Silva, que tira mais famílias do tipo família real do que a família da rainha de Inglaterra.

Mas já alguém ouviu Cavaco Silva dizer que a Presidência da República deveria dar o exemplo? Cavaco acha que o país não tem tempo para que o seu presidente seja fiel aos seus valores e por isso a promulgação de uma lei não pode atrasar-se um mês, mas quanto a dar ordens para o seu palácio poupar nem uma palavra.

Mas essa não é a postura do Rei de Espanha, por lá não há Frenandos Limas a conspirar, discursos a ilibar amigos do BPN, intervenções a lançar a descrença em políticas governamentais e ainda por cima é o próprio Rei Juan Carlos que toma a iniciativa de poupar.

Viva o Rei de Espanha! Abaixo a Casa Real de Boliqueime!

«A crise económica afecta a todos e a Casa Real espanhola está a ser pressionada para apertar também o cinto. Em 2010, o Rei Juan Carlos tinha previsto receber 8,9 milhões de euros para as suas despesas, de que não precisa prestar contas. O pagamento é trimestral e o Rei já terá pedido ao Governo, liderado por José Luis Zapatero, que corte nesse valor a partir de Junho. O suplemento La Outra Crónica, do jornal El Mundo, fez as contas e diz onde o monarca pode poupar 1,7 milhões de euros (ver caixa).

O orçamento entregue ao Palácio da Zarzuela serve para pagar os únicos dois salários da Casa Real: o de Juan Carlos e o do príncipe herdeiro, Felipe. Além disse, cobre o ordenado daqueles que trabalham directamente com a monarquia, num total de 200 pessoas. Destes, há funcionários que têm o salário equiparado ao de ministros - como o chefe da Casa Real, Alberto Aza - ou de secretários de Estado. Apesar do estatuto diferente, têm visto o ordenado aumentar na mesma proporção que estes e agora devem vê-lo também diminuir. Zapatero anunciou um corte de 15% nos salários dos altos cargos governamentais.» [DN]

Resta-nos a esperança de que a Rainha Sofia, num dos telefonemas que faz à dona Maria para saber dos tremeliques de mão do Aníbal lhe pergunte se o seu marido também já deu o exemplo de austeridade.

SÓCRATES E CHICO BUARQUE

«José Sócrates, em visita ao Brasil, tomou café com Chico Buarque. Os jornais portugueses disseram que o encontro foi a pedido do cantor brasileiro. Mas, horas depois, Chico Buarque de Holanda disse ao jornal Público: "Foi o vosso ministro quem pediu o encontro." Logo, a notícia (encontro de Sócrates com Chico Buarque a pedido deste) é mentira. Ora aí está uma dessas coisas que podemos tirar a limpo sem precisar de uma comissão parlamentar. Os jornalistas que acompanham a viagem não são tantos assim (cinco?, dez?) que não possam explicar a história comum. Um deles até escreveu "segundo fonte do Gabinete de Sócrates". Agora que há um desmentido rotundo à versão que essa fonte deu, o jornalista pode chegar ao pé dela e exigir uma explicação que deve ser pública. E se a fonte não quiser explicar- -se, o jornalista, como houve mentira deliberada, está desobrigado do sigilo e pode contar a história toda. Fico à espera, confiante - o caso é simples e os intervenientes poucos. Claro que pode sempre haver poeira nos olhos. Previno-vos contra esta: "Chico Buarque mentiu sobre Sócrates." Esta frase é verdadeira, foi o próprio cantor a revelá-la. Em entrevista (em 1998) ao jornalista Geneton Moraes Neto, do jornal O Globo, Chico Buarque disse que contou uma vez em Marrocos que foi substituto de Sócrates (o da selecção canarinha), no Mundial de 82.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RUTE PENEDO FICA COM CALOR SÓ DE IMAGINAR O RONALDO

«Fã incondicional de Cristiano Ronaldo e da selecção nacional, Rute Penedo garante que não vai perder um jogo do Mundial. Para a manequim, o plantel está recheado de talento e, acima de tudo, de beleza. "Têm todos boas pernas, mas quem mexe mesmo comigo é o Ronaldo. Tem um corpo fenomenal", atira, sem rodeios.

Rute Penedo confidencia que é amiga pessoal do jogador e adora o seu estilo dentro e fora de campo. "Como sou louca por ele, para mim tudo lhe fica bem. Confesso que estou ansiosa para vê-lo de fatinho. Vai ficar-lhe tão bem... Até fico com calor só de imaginar", revela, entre risos.» [CM]

Parecer:

O que seria se houvessem golos...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma ventoinha à rapariga.»

PRIMEIRO ESCÂNDALO NO GOVERNO DO REINO UNIDO

«Naquele que é o primeiro escândalo a afectar o novo governo britânico, o secretário do Tesouro, o liberal-democrata David Laws, demitiu-se ontem depois de ter pedido desculpa por ter recebido indevidamente dinheiro atribuído pelo Parlamento para pagar o aluguer de uma segunda habitação num apartamento do seu amante secreto. O político, que integra o governo de coligação liderado por David Cameron, prometeu devolver as 40 mil libras (mais de 47 mil euros) que recebeu do erário público.» [CM]

Parecer:

No melhor pano cai a nódoa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

JÁ ANDAM À ESTALADA NA SELECÇÃO?

«Tudo começou no início do treino matinal de ontem, num exercício em que os jogadores, posicionados em círculo, recebiam a bola e, sem deixar cair, tinham de passar a um companheiro. Quem a deixasse cair ou fizesse mal o passe tinha direito a levar ‘carolos’ dos restantes jogadores, tudo em ambiente de brincadeira e camaradagem. A certa altura, o guardião Beto cometeu uma dessas infracções e foi brindado com o castigo. Porém, Bruno Alves ter-se-á excedido na ‘festinha’ e Beto reagiu de forma intempestiva, tentando tirar desforço junto do colega do FC Porto.» [CM]

Parecer:

Este Bruno Alves enganou-se no desporto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se o vale tudo.»

POUPAR NOS GABINETES

«Se os gabinetes ministeriais do Executivo de José Sócrates reduzirem as despesas de funcionamento em 10%, o Estado poupa mais do que com os cortes aplicados ao subsídio de desemprego. A medida de reduzir a despesa em 10% - que foi este mês aplicada pelo Governo francês - pouparia aos cofres do Estado português cerca de 56 milhões de euros. Um valor superior à redução conseguida com a aplicação de novas regras no subsídio de desemprego: 40 milhões de euros.

Os partidos e o próprio Governo reconhecem que os cortes nos ministérios têm de ser feitos, embora não arrisquem em defender uma percentagem. No entanto, há um consenso generalizado de que é possível os ministérios pouparem em gastos como carros, telemóveis, materiais de secretaria e deslocações. » [DN]

Parecer:

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais até já deu o exemplo, contratou uma junior por mais de 4.000 euros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Corte-se a direito na despesa dos gabinetes, admitindo-se a contratação externa apenas quando não for possível a colocação de funcionários públicos qualificados.»

PORREIRO ZÉ

«Alberto João Jardim e José Sócrates encontraram-se durante uma escala técnica do avião que leva de regresso a Lisboa a comitiva do Governo da República que efectuou uma visita à Venezuela.

"Foi uma reunião de trabalho muito útil para se assentar ideias para acertar o futuro da Zona Franca da Madeira", disse Jardim aos jornalistas depois da reunião.

Alberto João Jardim referiu que os governos regional e da República estão de acordo sobre a continuidade da Zona Franca da Madeira, garantindo que "ninguém pretende fechar" a praça financeira madeirense.» [DN]

Parecer:

Ainda vou ver o Alberto porpor Sócrates para Presidente da República.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se.»

MINISTÉRIOS COMEÇAM A POUPAR

«Verificar se os computadores estão desligados, evitar ligar o ar condicionado e substituir a água engarrafa por jarros são algumas das medidas que começaram a ser aplicadas nos ministérios. O DN desafiou dez ministérios a explicarem que tipo de medidas vão aplicar para reduzir a despesa corrente, mas só cinco responderam.» [DN]

Parecer:

Desde que sou funcionário público que pago a água que bebo!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acabem-se com as mordomias adoptando regras rigorosas.»

DIREITA PROCURA ALTERNATIVA A CAVACO

«A direita católica conservadora sente- -se órfã de candidato presidencial - após a promulgação do casamento gay por Cavaco Silva - e tem em marcha uma demanda para encontrar um novo candidato à direita. O descontentamento tem levado elementos próximos do movimento Pró-Vida e da plataforma Cidadania e Casamento a sondarem possíveis soluções alternativas. Ao i, o antigo ministro das Finanças Bagão Félix admitiu ter sido sondado: "A minha resposta foi categórica. É um cenário que não me passa pela cabeça. Já estou na idade em que não se tomam decisões por emoção."» [i]

Parecer:

A direita tem bons motivos para não querer um presidente que troca os princípios por votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O centro e a esquerda deveriam fazer o mesmo, procurar uma alternativa a Cavaco e a Alegre.»

FELIX CAPOTE

ISRAEL NATIONAL PARKS