terça-feira, setembro 14, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Chaminé em Guimarães

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel

Enquanto não tem condições para disputar a liderança do PSD, talvez em 2012 os cavaquistas tenham luz verde para derrubar Passos Coelho, o eurodeputado Paulo Rangel vai aparecendo de vez em quando para que os eleitores não se esqueçam definitivamente dele.

Agora veio exigir ao governo um corte radical na despesa, tão radical que à semelhança dos seus pares não tem a coragem de dizer em que despesa se deve cortar radicalmente. Se fosse mais objectivo e especificasse as medidas que defende o debate seria mais interessante.

«"O Governo tem de apresentar um orçamento em que corte radicalmente na despesa. Isso é absolutamente essencial para que o país ganhe alguma credibilidade externa", afirmou Paulo Rangel.
À margem de um encontro em Matosinhos para denunciar problemas ambientais no Porto de Leixões, o eurodeputado social-democrata disse ainda que a situação do país é "muito difícil" pelo que "é preciso um grande sentido de responsabilidade que tem de começar no Governo".»
[DE]

SÓCRATES QUER 40% DE DIPLOMADOS

«O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que para Portugal "entrar na rota da excelência" tem de atingir a meta de 40% de pessoas com idades entre os 30-34 anos diplomadas no ensino superior até 2020.

O primeiro-ministro falava no Funchal na sessão de abertura do ano académico das universidades portuguesas que teve como palco a Universidade da Madeira, a mais jovem instituição de ensino superior do país.» [DN]

Parecer:

O melhor é reabrir as universidades encerradas, como a Independente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

INTOXICAÇÃO, DIZ O PASSOS COELHO

«Passos Coelho afirmou ainda que "o PSD defende, em bens sociais tão importantes como a educação, como a saúde, sistemas que sejam universais e que sejam gerais" e considerou que houve "uma intoxicação que fez efeito, lançada um bocadinho pelo PS", sobre a posição da direção social democrata nesta matéria.

Passos Coelho manifestou-se confiante que a entrega do projeto de revisão constitucional do PSD vai pôr fim a essa "intoxicação".» [i]

Parecer:

Este Pedro Passos Coelho tornou-se no grande defensor do Estado Social, um dia destes ainda deixa Massamá e vai morar para a Pedreira dos Húngaros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

FIGO DIZ QUE QUANDO QUISER TER PROBLEMAS VOLTA A PORTUGAL

«Peremptório, Luís Figo diz que não quer ser o sucessor de Gilberto Madaíl, na presidência da Federação Portuguesa de Futebol. "Tendo em conta os últimos acontecimentos, estou um bocado queimado em relação a Portugal. Quando quiser mais problemas, regressarei", disse o antigo internacional português durante a entrega de material desportivo na Escola da Bela Vista, em Setúbal, patrocinada pela sua fundação. "Não passa pelos meus objectivos ser presidente do que quer que seja em Portugal, neste momento. Quando quiser ter problemas ou estar intranquilo, regresso a Portugal. Como não procuro uma vida agitada, é melhor estar em casa, tranquilo", explicou acrescentando que nunca se assumiu como candidato. "Independentemente do que possa vir a público, nunca me assumi como candidato ao que quer que seja e, por isso, quando tiver esse objectivo no meu horizonte serão os primeiros a saber".» [i]

Parecer:

Da última vez tentaram tramá-lo com o caso Face Oculta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que apague a luz.»

LIVRO CONTA AQ VIDA SEXUAL DOS PAPAS AO LONGO DA HISTÓRIA

«O escritor admite, aliás, que alguns dos relatos possam ter sido inventados, nas diferentes épocas, por inimigos políticos dos sumos pontífices. Lendas ou verdades consumadas, no livro "Os Papas e o sexo" há de tudo. Desde Papas violadores e zoofílicos a Papas homossexuais e fetichistas, além de Santos Padres incestuosos, pedófilos ou sádicos, passando por Papas filhos de Papas e Papas filhos de padres.

Alguns morreram assassinados pelos maridos das amantes em pleno acto sexual. Outros foram depostos do cargo, julgados pelas suas bizarrias sexuais e banidos da história da Igreja. Outros morreram com sífilis, como o Papa Júlio II, eleito em 1503, que ficou na história por ter inventado o primeiro bordel gay de que há memória. » [i]

ESPIA RUSSA FAZ SUCESSO NO YOUTUBE

«A espia russa Anna Chapman foi processada pela revista «Heat» depois de ter publicado no facebook algumas fotografias da produção que fez para a publicação, antes de esta chegar às bancas.

Segundo a revista «Sábado» a direção da revista afirma que a espia russa terá assinado um documento que garantia a exclusividade das imagens, mas Anna escreveu no facebook que «as pessoas que publicam/imprimem/vendem essas fotografias não têm quaisquer direitos sobre elas». » [Portugal Diário]

PASSOS COELHO ESTÁ A GOZAR COM OS PORTUGUESES?

«O coordenador do anteprojecto de revisão constitucional do PSD, Paulo Teixeira Pinto, fez esta segunda-feira a entrega simbólica da versão final deste documento ao presidente do partido, Pedro Passos Coelho, noticia a Lusa.

A entrega simbólica foi feita na sede nacional dos sociais-democratas, em Lisboa, onde Pedro Passos Coelho se reuniu com sete dos membros da comissão de revisão constitucional do PSD, que assim cessou os seus trabalhos.

O anteprojecto de revisão constitucional do PSD «será submetido aos órgãos próprios do partido para aprovação» - Comissão Permanente e Comissão Política Nacional - «e depois entregue ao grupo parlamentar para ser presente à Assembleia da República», declarou Paulo Teixeira Pinto à comunicação social. » [Portugal Diário]

Parecer:

Então o projecto é aprovado na comissão política e no conselho nacional e agora aparece o Paulo Teixeira Pinto a entregar um anteprojecto a Pedro Passos Coelho?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

INCÊNDIOS DESTRUIRAM LOCAIS DE NIDIFICAÇÃO DA AVE MAIS AMEAÇADA DA EUROPA

«Os fogos florestais deste Verão destruíram as principais áreas de nidificação da Freira da Madeira, uma espécie endémica e a mais ameaçada da Europa, alertou hoje o director do Parque Natural da Madeira.

Paulo Oliveira explicou que o fogo que consumiu este Verão grande parte da floresta madeirense também “afectou seriamente as zonas altas de vegetação de altitude”, nos Picos do Areeiro e Ruivo, sobretudo o maciço montanhoso central. Estima-se que tenha ardido cerca de 90 por cento doParque Ecológico do Funchal.

O responsável diz que o fogo “destruiu o habitat de nidificação da Freira (Pterodroma madeira), uma destruição que não foi total porque há pequenas áreas em que ainda estão activas, mas outras ficaram perfeitamente pulverizadas”. Contudo, “as duas principais colónias de nidificação ficaram completamente destruídas”, realça. » [Público]

Parecer:

Aos poucos vamos destruindo o que ainda resta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MURBO

WONDERBRA