quarta-feira, setembro 01, 2010

Xixi e canalhices

Quando rebentou o “escândalo” da perturbação do controlo anti-doping protagonizado por Carlos Queiroz veio-me à memória o famoso caso das pressões sobre os investigadores do caso Freeport, comecei a imaginar o que se poderá ter passado.

Imaginei um tenebroso Lopes da Mota a fazer propostas marotas a duas virgens debutantes que, em pânico, deixaram o almoço a meio, ainda com as batatas fritas e bocados de ovo a sair pela boca, correndo esbaforidas com o xixi a correr pelas meias abaixo, só parando quando encontraram o líder sindical, a quem cabe a defesa das donzelas da magistratura. O escândalo foi tal que até Cavaco achou que o país não estaria em descanso enquanto não se apurasse o que andavam a tentar fazer às virgens incautas da magistratura.

Imaginei também os médicos do xixi entrarem no hotel às sete e meia da manhã, encontrando os jogadores em momento de relaxe, já com o pequeno almoço no bucho, à espera que o treinador acordasse de vez, já que Carlos Queiroz tem um feitio irascível que só acaba depois da bica da manhã. Azar dos médicos, Queiroz ainda não tinha bebido o café e foi o que se viu, nem a mãe do seu amado dirigente escapou aos impropérios do seleccionar e ofendidos por tamanha falta de educação ficaram perturbados. Ficaram de tal modo perturbados que não foram capazes de segurar as pilinhas dos jogadores e foi um cargo dos trabalho fazer com que o precioso líquido analítico acertasse nos frasquinhos.

Os nossos magistrados são virgens inseguras que nunca sofreram pressões, nunca foram confrontados com situações difíceis e nunca lhes passou pela cabeça falar dos seus processos à mesa do almoço. Da mesma forma os nossos médicos nunca viram morrer ninguém na urgência ou no banco de operações ou nunca foram confrontados com situações stressantes.

Alguém queria tramar o Lopes da Mota e conseguiu, queriam tramar o Carlos Queiroz e o resultado foi o mesmo. Não simpatizo nem com um nem com o outro, mas se estivesse em condições de querer correr com um ou com o outro fá-lo-ia frontalmente, sugeria-lhes que se demitissem dos cargos ou propunha a sua demissão frontalmente, sem truques e sem golpes baixos.

Mas Portugal está a transformar-se num país de mijados e de canalhas, os princípios começam a ser coisa do passado e chegamos ao ridículo de ter uma Federação ilegal, com dirigentes que dizem não saber o que se passam ao mesmo tempo que dão entrevistas a prever as sanções disciplinares e figuras obscuras de quem ninguém conhece a cara a colaborar em jogos sujos.