quinta-feira, março 19, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura


FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGENS DO DIA

[Alfred Cheng Jin/Reuters]

«An honor guard looked from behind a curtain ahead of a welcoming ceremony for visiting North Korean dictator Kim Jong Il at Beijing’s Great Hall of the People Wednesday. Meanwhile, South Korea warned it would respond with decisive action if Pyongyang again blocked access to a joint factory park in North Korea.» [The Wall Street Journal]

[Pier Paolo Cito/Associated Press]

«A girl with a pink helmet confronted police during a demonstration Wednesday at Sapienza University in Rome. Hundreds of students and teachers protested against government education reform.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

A decisão de adoptar uma moratória de dois anos nas dívidas de crédito à habitação é uma medida simpática e até positiva, mas também é mais um momento bloquista de José Sócrates. E o que ganham os que pagam renda de casa e estão desempregados? São muitas as famílias portuguesas que não podendo comprar casa foram obrigadas a arrendar uma a preços que não raras vezes são superiores aos que pagariam ao banco, estas famílias também enfrentam o desemprego e nada recebem.

É este o problema dos bloquistas, propõem medidas muito simpáticas para quem recebe mas raramente questionam quem paga essa medida e quantos são os que estando em situações similares não vão beneficiar dela. É por isso que se pode dizer que o primeiro-ministro teve um momento bloquista, aliás, ultimamente tem tido muitas recaídas deste género.

É necessário que se combata os efeitos da crise, mas que sob a capa de combater a crise não se gerem mais injustiças.

ESCAPOU-ME

Quase tive um desgosto por ter deixado escapar a notícia que nos nada a saber que Manuela Ferreira Leite se queixou de ninguém lhe dar ouvidos, algo inacreditável pois se um líder do maior partido da oposição faz tal afirmação ou é doido, ou é parvo, é o reconhecimento do falhanço.

Mas quero ser optimista e sugerir a Manuela Ferreira Leite que vá ao otorrinolaringologista e ao oculista, talvez o problema seja da voz ou daqueles óculos que lhe dão um ar de Bratz idosa, certamente não é por causa do que diz, até porque diz muito pouco, isso quando não está calada.

Mas há algo divertido nisto tudo, Manuela Ferreira Leite começou por adoptar uma estratégia de silêncio, agora que optou pelo banzé queixa-se de não ser ouvida. Afinal os portugueses aderiram mesmo à sua estratégia inicial, dantes não a ouviam, agora fazem que não a ouvem.

AS PROPOSTAS DE ALEGE.OPS

Porque não avança para um partido e apresenta as suas propostas? Alegre tem sido o líder da oposição, foi derrotado quando se candidatou a líder do PS, foi derrotado quando se candidatou a Presidente da República, foi derrotado quando a sua candidata se candidatou como independente à CML e nem sequer se deu ao trabalho de ir ao congresso do seu partido, de cuja comissão de honra aceitou fazer parte, e agora vem com programas político? Com que legitimidade, com as dos votos das presidenciais ou com a do número de militantes do PS que o apoiam?

Não me recordo de ter ouvido Manuel Alegre informar os eleitores das presidenciais de que os votos dos que votassem nele seriam usados até à eternidade para todas as deambulações políticas de Alegre como, por exemplo, para aproximações à extrema-esquerda. Não me recordo de Alegre informar os eleitores do PS que iam votar nele de que os seus votos iriam servir para conseguir mais lugares de deputados para os seus amigos, ou para forçar a nomeação de amigos para lugares de ministro. Não me recordo de ter dito aos seus camaradas que ia usar os seus votos para fazer chantagem permanente sobre o seu partido.

Alegre invoca os votos que teve para fazer proposta para tudo e para nada, curiosamente faz muito mais propostas e intervenções invocando as presidenciais do que as que faz Cavaco Silva que foi quem as ganhou.

AVES DE LISBOA

Alvéola-branca [subespécie Motacilla alba yarrellii]


O PAPA A SOLUÇÃO E O PROBLEMA

«Distribuir preservativos não é solução", disse o Papa Bento XVI, nos Camarões. A posição da Igreja Católica sobre as relações sexuais é conhecida: ela deve ser praticada só por um homem e por uma mulher que tenham contraído casamento antes. No que diz respeito ao combate à sida, parece de eficácia irrefutável. Se a sida se propaga sobretudo pelas relações sexuais, se estas só se efectuarem entre cada casal, um transmissor de sida só infectará o cônjuge. Caso este morra, o sobrevivente terá de arranjar outro (a) companheiro (a) legítimo (a) para fazer nova vítima. Entretanto, lá no bairro certamente que já se desconfiará deste (a) viúvo (a) a repetições e duvido que haja mais casamentos com ele (a). Quer dizer, com esta posição da Igreja Católica sobre o sexo, a sida haveria de parar bem rápido. Há um porém neste raciocínio. E ele não está na conclusão: sim, a sida pararia se, havendo sexo, só fosse no casamento. O porém está no facto de haver sexo fora do casamento e muito. E como é assim, dizer que o preservativo, que diminui a transmissão, não é solução, passa a ser problema. No combate à sida, é isso que o Papa é: problema.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»


MEDIDA POSITIVA

«O Primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, no debate quinzenal, no Parlamento, que as famílias com elementos desempregados vão beneficiar de uma redução de 50 por cento com a prestação da casa. José Sócrates revelou ainda que vai ser criada a figura de provedor do crédito no domínio do crédito à habitação.

De acordo com o Primeiro-ministro, em conjunto com as instituições, o Governo vai criar uma “moratória nas prestações de crédito à habitação”, que se poderá prolongar por dois anos e que pode ser requerida até ao final de 2009.

“Durante este período, as famílias com desempregados beneficiam de uma redução de 50 por cento na prestação da casa. O Estado, através de uma linha de crédito específica, financiará o custo decorrente desta alteração a uma taxa abaixo da própria Euribor em 0,5 por cento”, afirmou Sócrates, no Parlamento, perante os deputados.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Ainda que favoreça uns e esqueça os que não pagam casa ao banco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Escolha-se Sócrates para Jumento do Dia.»

GOVERNO DISPOSTO A COMPRAR 14% DA QUIMONDA

«O Governo está disponível para participar numa empresa europeia para salvar a fábrica da Qimonda em Portugal, caso se confirme o interesse de um investidor chinês. Quem o diz é o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Segundo Basílio Horta, a Qimonda estava a perder 42 milhões de euros por semana, situação que qualificou de "insustentável". No entanto, considera que, com o surgimento do interesse da empresa chinesa - a Sino-chip Semicon Ltd, com sede em Jinan, capital da província de Shandong, na costa Norte do país e subsidiária da empresa estatal Inspur International -, "abrem-se novas perspectivas".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não faria mais sentido questionar primeiro a viabilidade da empresa e investir depois? O Governo arrisca-se a investir o dinheiro e ver a empresa fechar ou deslocalizar no dia seguinte.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Economia se fez bem as contas.»

ESTÃO A CONFUNDIR PROVIDÊNCIAS CAUTELARES COM ACÓRDÃOS

«Os professores que foram notificados pelos conselhos executivos por não entregarem objectivos individuais não poderão ser prejudicados na sua carreira, como tem dito o Ministério da Educação (ME). E, no fim do ano, se entregarem ficha de auto-avaliação, terão de ser avaliados. A decisão do Tribunal Fiscal e Administrativo do Porto aplica-se a milhares de docentes do Sindicato de Professores do Norte, afecto à Fenprof, que viu ontem a Justiça acolher a sua providência cautelar. E, com isto, vence a primeira batalha jurídica numa guerra que dura há dois anos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Um dia tudo estará resolvido e iremos fazer perguntas a Mário Nogueira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelas decisões definitivas dos tribunais.»

DESTA VEZ NINGUÉM FALA EM RACISMO

«A escola básica 2/3 de Silgueiros, Viseu, foi esta quarta-feira invadida por alguns homens e mulheres armados de paus, na sequência de uma rixa entre dois alunos, disseram fontes da GNR e do estabelecimento de ensino.

O vice-presidente da escola básica de D. Luís Loureiro, Paulo França, contou à Agência Lusa que, "no intervalo das 11:50 às 12:00, dois alunos de etnia cigana de 15 anos, pertencentes a acampamentos rivais, envolveram-se numa pequena rixa".» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Será racismo lembrar a etnia cigana de que a lei também se lhes aplica?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos representantes da comunidade cigana que nos últimos dias andaram muito activos.»

REGULADOR DOS EUA CRITICA BANCO POR NÃO TER CRÉDITOS SUBPRIME

«(Libertad Digital) Joseph A. Petrucelli es uno de los banqueros más prudentes de EEUU. La pequeña entidad financiera que dirige, East Bridgewater Savings, es una de las más sólidas del país debido, precisamente, a su cautela a la hora de conceder créditos. Sin embargo, pese a su buena gestión, ha sido apercibido por el Fondo de Garantía de Depósitos (FDIC) por su excesiva prudencia.

En un momento en el que el Gobierno de EEUU ha tenido que acudir al rescate de grandes entidades en riesgo de quiebra debido a su elevado apalancamiento y exposición a activos tóxicos, no deja de llamar la atención que los reguladores públicos critiquen a una entidad cuya solvencia es intachable. La noticia, recogida inicialmente por el Boston Business Journal ha recibido la atención de los grandes medios a nivel nacional, como Fox News, ante la incoherencia de tal actitud.

El FDIC critica que East Bridgewater Savings no haya extendido suficientemente sus líneas de préstamo. Considera como una anomalía que no haya concedido créditos a clientes que la entidad calificaba de dudosa solvencia. Necesita mejorar este aspecto, según el FDIC, que basa su dictamen en el cumplimiento de la Ley de Reinversión Comunitaria. Una norma que obliga a las entidades a destinar préstamos hipotecarios a gente con escasos recursos (subprime).» [Libertad Digital]


O REENCONTRO DO VELHO SOLDADO COM O SEU TANQUE DA GUERRA MUNDIAL [Link]

«This is so touching: an old WW2 Russian tank army veteran has finally found his own tank on which he passed through all the war standing in small Russian town as a monument and got emotionally shocked that people worried his heart won’t be able to cope with this.»

EUGENE KUPRIENKO

SARAH PALIN

VOLKSWAGEN