domingo, março 08, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arraiolos

IMAGEM DO DIA

[New England Aquarium-AP]

«Truman the octopus is seen squeezed inside an acrylic cube at the New England Aquarium in Boston. Truman squeezed his flexible frame into the acrylic box for about 30 minutes while trying to snag a tasty lunch of crabs, delighting staff and guests who witnessed the spectacle.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Mário Nogueira, sindicalista do PCP

Mário Nogueira ainda não percebeu que foi derrotado e com isso levou os professores a uma derrota que só os prejudicou. Preferindo o confronto a qualquer diálogo, propondo alternativas idiotas a um modelo de avaliação criticável Mário Nogueira pôs as instruções do partido à frente dos interesses dos professores e tudo fez para transformar uma luta sindical num confronto político.

As suas manifestações perderam fulgor e as de hoje já quase nem foram notícia, se não fossem as intervenções dos deputados nem teria sido notícia. Neste contexto é patético ver Mário Nogueira ameaçar o país com a desorganização das escolas no terceiro trimestre. Graças a Mário Nogueira os professores perderam o apoio da população e vão perder a oportunidade de aproveitar o ano eleitoral para obter ganhos nas negociações. Para Mário Nogueira os resultados desta luta não se mede nas conquistas dos professores, mede-se nas sondagens do PCP.

O CARTOON DO ANTÓNIO, NO EXPRESSO

AVES DE LISBOA

Chapim-real [Parus maior]

O QUE É 'NACIONAL' É BOM?

«19 de Agosto de 1985. Querido Diário. Hoje fui nacionalizado. Incorporado na EPAM, raparam-me o cabelo, vestiram-me de verde e puseram-me um ‘tijolo’ na cabeça (visão da cavalaria). Direita volver! Em frennnnte, marche!

Fala-se de nacionalizar a banca para salvar o mundo. Ainda não percebi bem porquê. Compreendo a entrada de novo capital público para reforçar a solidez financeira dos bancos, embora com limitações à intromissão na gestão das instituições.

Porém, a possibilidade de nacionalização total do capital dos bancos deixa-me apreensivo. Com a nacionalização, o capital passa para a propriedade do Estado. Dados os preços de mercado das acções, é muito provável que o Estado não venha a pagar um cêntimo por elas. Isto é, os accionistas perderam tudo.

Como os depósitos já estão cobertos com mecanismos de protecção apropriados e como os veículos de investimento estão supostamente cobertos pelos activos detidos ou estão, também, sob a cobertura de mecanismos de protecção apropriados, sobram, na prática, os obrigacionistas e restantes credores dos bancos.

É por isso que não percebo onde se quer chegar. Ou melhor, talvez perceba. Com a hecatombe dos mercados, os créditos dos bancos estão também a valores profundamente baixos, representando, nalguns casos, valores próximos dos 40% do valor nominal. Assim sendo, se a nacionalização significar o incumprimento da dívida dos bancos nacionalizados, então para quê a nacionalização? Se ela significa o cumprimento das obrigações com reembolsos ao valor nominal no vencimento, temos montado o aparato para beneficiar credores em prejuízo de contribuintes, ‘torrando’, inevitavelmente, os antigos accionistas.

Ainda por cima, suprema delícia, fazendo tudo isto com taxas de valorização potencial de 100% ou mais, e à custa de mastins esquerdistas que, cegos pelo fanatismo e defendendo o paradigma do ‘nacional’, privilegiam medrosos capitalistas, que preferem dívida, aos temerários capitalistas das acções. Ou será que vão também nacionalizar a dívida? Nesse caso, qual o preço a pagar por ela? Nada? Então para quê nacionalizar? 19 de Dezembro de 1986. Querido Diário. Hoje fui reprivatizado. É estranho, mas é muito bom!» [Expresso assinantes]

Parecer:

Por João Duque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«O Presidente da República não costuma falar de assuntos internos fora do País mas ontem, em Osnabrück, já no último dia da visita de Estado à Alemanha, quebrou a tradição. Annicka, uma jovem alemã, estudante da Escola Ursulaschule, conseguiu que Cavaco Silva dissesse ali, perante dezenas de estudantes alemães e da sua comitiva, qual tinha sido o seu maior sucesso nestes três anos como Presidente: "Ter contribuído para a estabilidade política do País, que é fundamental para implementar as medidas necessárias", afirmou em inglês. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Sem comentários.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela próxima comunicação de surpresa ou por mais uma inconfidência oportuna com Manuela Ferreira Leite.»

ANTÓNIO COSTA ATACA MAI

«Costa acusou, na véspera, a PSP de "falta de estratégia" no policiamento da cidade de Lisboa e de não cumprir acordos com o município para instalação de novas esquadras. Já ontem, António Costa foi ainda mais violento e atingiu directamente o ministro Rui Pereira. Durante uma cerimónia de apresentação de um edifício onde quer que a PSP instale uma esquadra, na Avenida Santos Dumont, em Lisboa, anunciou que ia passar a falar com o Governo Civil sobre matérias de segurança, afastando o Ministério da Administração Interna (MAI). " Tenho confiança que seja um canal de diálogo sério, responsável e credível. Outros não têm sido, espero que a governadora-civil o seja", declarou o presidente de Lisboa, num claro ataque ao MAI. Acompanhado por presidentes de junta de freguesia do PSD, lembrou que as experiências recentes de relacionamento com o Estado para a instalação de esquadras em Lisboa têm sido "muito más", num historial de "incumprimento" por parte do Governo. Não há uma visão para as questões de segurança na cidade", asseverou.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Dá sempre jeito atacar o governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Costa se ainda é número dois do PS.»

REINO UNIDO: OBESOS VÃO PAGAR MAIS CARO NO ENTERRO

«El entierro de una persona obesa en Reino Unido costará 75 libras más (alrededor de 80 euros) que el sepelio de una persona delgada, informa el diario británico The Telegraph.

Los familiares que tengan fallecidos en Houghton Regis, una localidad al norte de Londres, se verán obligados a pagar 194 libras (200 euros) en vez de las 129 habituales (130 euros).» [20 Minutos]

DIÁRIOS BELGAS MUDAM DE SEXO NO DIA DA MULHER

«Los diarios francófonos belgas cambiaron este sábado de género, al modificar el artículo de su cabecera con motivo del Día Internacional de la Mujer, que se celebra mañana en todo el mundo.

Así, Le Soir es por un día La Soir, mientras que La Derniere Heure pasa a ser Le Derniere Heure y La Libre Belgique se convierte en Le Libre Belgique.

"Su diario cambia hoy de sexo", proclama en primera plana La Derniere Heure, para recalcar la modificación. La iniciativa, ideada por una agencia publicitaria, se complementa con una campaña de la Comunidad Francófona belga a favor de lograr la igualdad de la mujer en todos los aspectos.» [20 Minutos]

O LEGDO DE CHERNOBYL [imagens]

MONALLI

SCOTCH BRITE