sexta-feira, março 20, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Panteão Nacional, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Matangi Tonga Online/Reuters]

«An underwater volcano erupted in Hunga Ha’apai, Tonga, Wednesday, sending steam and ash thousands of feet into the sky above the southern Pacific Ocean. » [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Nascimento Rodrigues

É um comportamento típico dos boys, quando não é o seu partido que está no poder e se aproxima o fim das mordomias saem do anonimato, enchem-se de coragem e desatam a criticar o Governo. Apenas se lamenta que ao adoptar este comportamento tão típico da política portuguesa Nascimento Rodrigues tenha retirado dignidade ao cargo de Provedor de Justiça.

É pena que Nascimento Rodrigues tenha sido tão apagado ao longo de todo o mandato e tenha tido este arremesso de coragem quando já ninguém lhe presta atenção.

O NERVOSISMO DE JOSÉ MANUEL FERNANDES

Os editoriais do jornal Público já não são editoriais, são momentos de raiva de José Manuel Fernandes que acha que se pode substituir aos líderes dos partidos da oposição, incluindo a sua preferida, talvez por achar que são incapazes. O seu editorial dedicado à moratória do crédito à habitação é um bom exemplo desta postura degradante para o jornalismo.

«Aliviar o pagamento das prestações em ano eleitoral, mas permitindo que reapareçam mais tarde, mais altas e com juros, é tomar por parvo quem está aflito

Quando ontem o primeiro-ministro acabou de fazer a sua intervenção de abertura do debate quinzenal na Assembleia da República alguém tinha de lhe colocar, de imediato, uma questão: como pretende o Governo concretizar o corte para metade das prestações mensais de crédito à habitação dos agregados onde um dos membros está desempregado? Trará tal medida algum custo futuro para os beneficiários de hoje?»

O que José Manuel Fernandes afirma não é inteiramente correcto, é verdade que serão pagos juros, mas esquece-se que são quase simbólicos, para além de serem parcialmente suportados pelo Estado.

Na opinião de José Manuel Fernandes o Governo não deve Governar, apesar de ser um Governo legítimo e de ter que enfrentar uma crise. Belo conceito de democracia o deste voluntarioso ideólogo que a direita foi buscar em tempos à extrema-esquerda.

AVES DE LISBOA

Pato-real [Anas platyrhynchos]

NADA MAU PARA UM FRANCISCANO

«O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Bolas, quanto não ganharia se não fosse franciscano. Neste país nem os franciscanos se escapam à busca desenfreada da riqueza.

Recorde-se que Melícias é um frade da Ordem dos Frades Menores, conhecidos por franciscanos, que realizam votos de pobreza, castidade e obediência. Quanto a pobreza estamos esclarecidos, resta saber agora como vão as coisas quanto a castidade e obediência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao padre Melícias se tem tratado dos calos.»

NASCIMENTO RODRIGUES TEVE UM ARREMESSO DE CORAGEM

«Nascimento Rodrigues, cujo mandato como Provedor de Justiça terminou em Julho de 2008, mas que continua a desempenhar o cargo pelo facto de o PS e o PSD não chegarem a acordo quanto ao seu sucessor, não poupa críticas ao partido do Governo, afirmando estar a ser “vítima de uma comédia à portuguesa”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Uma intervenção lamentável vinda de quem durante uma boa parte da vida viveui à custa de mordomias públicas conseguidas à custa do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MANUELA DIZ QUE VAI SER PRIMEIRA-MINISTRA

«Ferreira Leite foi hoje recebida no Parlamento Europeu pelo presidente Hans-Gert Poettering, que, ao receber a líder social-democrata, e impressionado com a atenção mediática em seu torno, comentou com um sorriso que se trataria decerto da próxima primeira-ministra de Portugal.

" saída da reunião, questionada sobre se pensava que o "prognóstico" de Poettering se iria concretizar já nas eleições legislativas deste ano, a presidente do PSD respondeu: "Não penso, acho que seguramente se vai realizar".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Será que alguma estação de televisão vai reeditar o programa "cadeira do poder"?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

PCP AJUDA SÓCRATES NO CASO FREEPORT

«O antigo presidente da Câmara de Alcochete, Miguel Boieiro, diz que o primeiro chumbo do projecto do Freeport e a aprovação no mandato autárquico seguinte foi «politicamente estratégico». Declarações de Miguel Boieiro, à saída da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, onde foi ouvido esta quinta-feira.

Miguel Boieiro considera que o chumbo visou «quebrar o poder da força que estava na altura na autarquia, a CDU». «De repente, toda a gente ficou espantada porque foi chumbado. A minha opinião é que não foi razões de natureza técnica, mas por razões de natureza ambiental», disse aos jornalistas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Com este argumento o ex-autarca iliba Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Jerónimo de Sousa.»

O PSD QUER ESTRANGULAR FINANCEIRAMENTE A CML

«O PSD forçou a Câmara de Lisboa a adiar a venda de palácios para equilibrar as finanças. Apenas um dos seis palácios que a maioria socialista que governa a autarquia queria levar a hasta pública - para privados reconverterem em hotéis de charme - deverá, afinal, ir à praça. Quanto aos restantes imóveis que são propriedade do município, a sua alienação ficará dependente dos resultados da venda do primeiro palácio, o Braancamp, em Santa Catarina.» [Público]

Parecer:

É uma estratégia pouco inteligente, parte do pressuposto errado de que os lisboetas são parvos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Santana Lopes se é ele que está a ditar esta estratégia manhosa.»

SOLDADOS ISRAELITAS TINHAM AUTORIZAÇÃO PARA ATIRAR A MULHERES E CRIANÇAS

«Durante la operación Plomo Fundido en diciembre y enero pasados, cuando el ejército israelí invadió la franja de Gaza y en la que murieron 1.400 palestinos, los soldados tenían órdenes permisivas de disparar contra todo mundo, incluyendo mujeres y niños palestinos, según varios militares.

Sus testimonios han sido publicados por varios medios israelíes y han levantado una gran polémica. El ejército ha abierto una investigación penal.

Varios soldados han asegurado durante la ofensiva militar contra Gaza, del 27 de diciembre al 18 de enero pasados, tenían órdenes "permisivas" y que dispararon contra mujeres y niños palestinos desarmados y dañaron de manera gratuita propiedad privada. » [20 Minutos]

NOVO RECORD DA EURIBOR

«El euríbor, tipo al que se conceden la mayoría de las hipotecas en España, ha roto este jueves la barrera del 1,9% en su tasa diaria por primera vez en su historia al situarse al 1,877%. De esta forma, sitúa el nivel mensual en el 1,946%, que también se encuentra en niveles mínimos históricos.

Este nuevo descenso vuelve a demostrar la tendencia a la baja del indicador y permitirá a los ciudadanos que revisen su hipoteca con la tasa de marzo seguirán notando una nueva rebaja en las cuotas que pagan.» [20 Minutos]

SEIS ANOS DE GUERRA NO IRAQUE [imagens]

LESZEK

ORANGE