terça-feira, março 24, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Igreja de São Nicolau, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Petros Karadjias/Associated Press]

«Protesters tried to give police officers bananas during a demonstration against police brutality outside a Nicosia, Cyprus, courthouse Monday. The protest follows a verdict last week in which amateur video allegedly showing officers punching and stomping students during a December 2005 incident was thrown out.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, anunciou uma grande manifestação promovida pelo seu partido aberta a todos os que pretendam contestar o governo, o que leva Jerónimo de Sousa a promover uma manifestação de iniciativa partidária pouco tempo depois da manifestação da CGTP?

A verdade é que o grande adversário político do PCP nas próximas eleições não é Sócrates mas sim o BE, um partido sem organização que já o ultrapassou nas sondagens e cujo líder tem vindo a colar-se às iniciativas da CGTP deixando o PCP incomodado.

O que Jerónimo de Sousa pretende é aproveitar o descontentamento gerado pela crise e a embalagem resultante das iniciativas da CGTP para chamar a si o papel de liderança da extrema-esquerda, dizendo não à "grande esquerda" de Louçã.

O BE E A CIÊNCIA

Alguém explica ao deputado Fernando Rosas que os transístores são feitos em sílica e não em silicone como o ouvi dizer na SIC Notícias?

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]

NÃO VÃO LONGE

«Vamos imaginar que Durão Barroso era um líder político de visão, capaz de apresentar uma estratégia para dar a volta a esta crise e com ela conquistar a confiança dos cidadãos europeus.

Sim, eu sei. É um esforço desumano para uma segunda-feira.

Mas vamos ao menos imaginar que ele seria capaz de convencer os líderes europeus a assentarem numa estratégia coordenada e coerente, mesmo que não fosse a dele. Por outras palavras: que Durão Barroso não chegasse a ser um Barack Obama mas que ao menos conseguisse ser um Jacques Delors. Que tal?

Também não? É, não parece muito realista. E sabem porquê?

A situação que a Europa vive agora é pior do que não ter uma estratégia. É ter pelo menos duas, três ou mesmo quatro reacções instintivas e incongruentes dos seus principais actores políticos. Pior do que isso, são contraditórias. O que interessa à Alemanha não é o que interessa à França, nada disso é o que interessa a países pequenos como Portugal ou a Eslovénia e, de caminho, tudo junto se prepara para escavacar a Europa. Mas por que é Durão Barroso incapaz de olhar para os líderes europeus e dizer-lhes com firmeza que assim não dá?

A resposta é simples: por que não é assim que um secretário age quando fala com os seus chefes.

Para ser justo com Durão, a culpa não é inteiramente dele. Se o presidente da Comissão tivesse uma legitimidade democrática maior - ou apenas diferente - da legitimidade dos líderes à sua volta, poderia dizer-lhes: "Meus senhores, eu sei que os eleitores franceses ou alemães têm preocupações diferentes, mas eu estou mandatado pelos cidadãos europeus para escolher o que é melhor para todos". Se a força dele viesse de uma eleição geral, ou ao menos de uma eleição através de candidaturas alternativas no Parlamento Europeu (actualmente, os líderes escolhem um único nome, e o PE confirma), isto seria possível. Mas a fraqueza de Durão vem de necessitar que gente como Sarkozy, Merkel ou Brown o escolham para continuar no cargo. Logo, Durão está dependente das pessoas a quem por vezes deveria fazer frente.

Chegado a este ponto, não é preciso muito mais do que repetir o que Mário Soares tem dito nos últimos dias. Se Durão Barroso é o "expoente" que os líderes imaginam para a Europa, disse Soares, "não vão longe". Não, não vamos longe: num momento em que, como notou Mário Soares, a Europa volta a ser um "directório dos grandes", Durão é o secretário do directório.

Pouco depois, num claríssimo artigo saído no El País, Mário Soares notou as cruciais diferenças entre a liderança dos Estados Unidos e da Europa. Obama deixou claro que "a solução não pode ser regressar ao fracassado sistema anterior". Porque podem eles e nós não? É simples: porque Obama tem a enorme legitimidade de ter sido mandatado, pelo seu povo, para a mudança. E isso nós não temos.

Estão por isso errados todos aqueles que pensam que a solução passa apenas por dar um toque, aqui ou acolá, no desenho institucional da Europa. O grande problema da Europa é de democracia - de fundar ou refundar a futura democracia europeia - e, enquanto não resolvermos esse problema, dificilmente resolveremos qualquer dos muitos outros.A democracia ainda não nos salva de cometer erros. Mas continua a ser, sem dúvida, a melhor maneira de os corrigir.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Rui Tavares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PCP SAI À RUA

«Uma grande manifestação política, uma marcha de protesto, ruptura e confiança, uma grande acção de luta por uma vida melhor" é objectivo da acção que será promovida dentro de dois meses pelo PCP, referiu o líder comunista, numa conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa.

A marcha pretende combater "as injustiças, o desemprego, a miséria e a corrupção" e "inscrever no horizonte mais próximo do povo português a necessária ruptura com a política de direita", adiantou Jerónimo de Sousa, que garantiu que a manifestação será "aberta a todos", sem articulações com organizações sindicais, nomeadamente a CGTP-IN.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Começou a guerra eleitoral do PCP com o Bloco de Esquerda, com esta manifestação o PCP quer chamar a si os louros das manifestações da CGTP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se também vai à manif em nome da "grande esquerda".»

YEMENITA OFERECEU-SE NA INTERNET PARA ESPIÃO DE ISRAEL R FOI CONDENADO

«Un tribunal de la seguridad del Estado de Yemen condenó este lunes a un ciudadano yemení a la pena capital y a otros dos a penas de cárcel después de encontrarlos culpables de espiar a favor del Estado de Israel.

En concreto, Basam al Haidari fue condenado a la pena de muerte, mientras que Ali Abdala Saleh al Mahfa recibió una pena de cinco años de cárcel y Emad al Remi fue sentenciado a pasar tres años en prisión.» [20 Minutos]

KAMA SUTRA EM JOGO DO NITENDO

«Un grupo de aficionados franceses ha creado una versión del popular texto hindú sobre sexo Kama Sutra para la consola portátil Nintendo DS, un título creado por el grupo Cid2Mizard, que ni es oficial ni pretende serlo. Se trata de un proyecto para una competición anual de juegos para tarjetas flash de la DS.

El juego, no recomendado para menores de 18 años, se llama Sutra DS y muestra 37 posturas sexuales, con una pequeña explicación, señalando ventajas y desventajas.» [20 Minutos]

DANIELLE MARIA STAFFORD

GE