sábado, junho 06, 2009

Eu voto Europa

Se o meu voto traduzisse uma opção em função dos projectos ou da qualidade dos candidatos optaria pelo voto branco, isto porque residindo a dez metros da mesa de voto não se justificaria a abstenção. Mas a Europa está acima da má qualidade dos nossos políticos e nenhum deputado ficará por eleger, se não for eu a escolher serão outros e numa eleição onde o voto mais militante tem mais peso relativo são precisamente os que são contra a União Europeia os beneficiados.

Voto na Europa porque num século assistimos a duas guerras devastadoras, a genocídios, a campos de concentração (ainda recentemente isso sucedeu na ex-Jugoslávia), a guerras civis fratricida.

Voto na Europa porque durante décadas muitos povos europeus viveram sob ditaduras tenebrosas, incluindo o nosso, milhões de europeus sofreram com ditadores como Franco, Estaline, Salazar, Brejnev, Hitler, Ceausescu e muitos outros, ditadores que se aproveitaram dos medos e de uma história de divisões europeias para se manterem no poder.

Voto na Europa porque durante décadas promoveu o progresso, a estabilidade e a democracia contra ditaduras proto-comunistas que nos queriam impingir um paraíso como aquele a que assistimos na aldeia russa onde vive a menina de Barcelos, contra ditaduras fascistas e outras formas de despotismo.

Voto na Europa porque apesar de tudo é nesse espaço onde se aplicam as melhores políticas ambientais, é mesmo graças às regras europeias que o País ainda não se tornou num desastre ambiental.

Voto na Europa porque o fim dessa Europa é um retrocesso histórico para os povos europeus, abrindo a porta a todos os candidatos a ditadores que insistem em persistir nos países europeus e que nos últimos tempos têm-se aproveitado das crises para ganharem força.

Não votar seria votar naqueles que são contra uma Europa de democracia e desenvolvimento que eu defendo, não admira que muitos se tenham esforçado em promover a abstenção, alguns dos que certamente vão votar até me mandaram mails tentando convencer-me a não votar ou a abster-me.

O meu voto vai para o projecto Europeu, contra os saudosos de Hitler, de Enver Hodja, ou de Kim Jong-il.