quinta-feira, junho 18, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Biblioteca do Palácio de São Bento (imagem de A.C.)

IMAGEM DO DIA

[Dan Kitwood/Getty Images]

«A woman looked into a three-dimensional drawing of a canyon on the Regent’s Canal towpath Wednesday in London. The artwork is part of the Two Tings safety campaign aimed at getting cyclists to give “two tings” of their bells and slow down when using the towpath.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

DD

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Só mesmo o Francisco Louçã para descobrir que o Governo pretende promover o trabalho domiciliário de crianças com 14 anos.

NUNCA TENHO DÚVIDAS E RARAMENTE ME ENGANO

Tem alguma graça ver agora o PSD excitar-se porque José Sócrates admite que cometeu erros, ou acusá-lo de ser arrogante. No fundo o que esta versão desactualizada do PSD cavaquista está a fazer é a tentar identificar Sócrates com o Cavaco que Jorge Sampaio derrotou nas presidenciais.

PCP E BE ABSTIVERAM-SE NA VOTAÇÃO DA MOÇÃO DE CENSURA

Trata-se de uma decisão incoerente depois do discurso destes dois partidos, não basta argumentar com o facto de a iniciativa ter sido do CDS pois não é a primeira vez que votam moções apresentadas pela direita. Abstiveram-se convencidos de que votar a favor faria fugir alguns dos eleitores do PS que votaram PCP ou BE nas passadas eleições europeias.

PJ FEZ BUSCAS NA CASA DE VALENTIM LOUREIRO

Depois de tanto tempo só se encontraram alguma barata tonta.

AVES DE LISBOA

Andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

TUDO ISTO É TRISTE ... MAS NÃO É FADO

«Já ouvimos afirmar, até à náusea, que estes resultados não prefiguram os das próximas eleições legislativas, mas é muito preocupante que Sócrates já tenha começado a agitar o espantalho da eventual futura "ingovernabilidade" do país - explorando medos e inseguranças dos cidadãos. São argumentos perigosos, mas muito ouviremos falar da dita "ingovernabilidade" nos próximos tempos.» [Público assinantes]

Parecer:

Ana Benavente parece sentir náuseas de ouvir que o PS pode ganahr as legislativas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

QUANTO PIOR, MELHOR

«No PÚBLICO de ontem, quem conseguisse arrancar os olhos do estonteante fulgor avelã dos cabelos de Vítor Constâncio - adeus, Julia Roberts - repararia que o governador do Banco de Portugal, quando o picam, nem sempre fala português mas faz sugestões interessantes.

Para receber os activos tóxicos do BPN, Vítor Constâncio vai mandar criar um tal bad bank. Este banco mau, qual esponja da Vileda, vai absorver todas as dívidas venenosas do BPN. Assim o BPN ficará limpinho e reluzente e poderá ser posto à venda. (Mesmo assim, aviso já que não serei eu que o vou comprar).

Chupar o veneno do BPN parece boa acção. Então porque é que lhe chamam mau banco? Deve ser como repreender um cãozinho que se porta mal. É preciso dizer "Mau cão!" mas ele sabe que o adoramos. Quando é que vai abrir este banco mau? É que estou ansioso para abrir lá uma conta. Até me disponho a aparecer num anúncio e tudo: "Sim, sou cliente do Banco Granda Merda!"

Pergunto se falta muito para se inaugurar o BGM porque tenho entre mãos um portefólio de activos tóxicos da minha lavra que eu gostaria de transferir para lá.

Por mim, atendendo ao montante das minhas dívidas, até podia ser um péssimo banco. Suponho que, quanto mais toxinas absorver, pior terá de ser o banco. Ou será preciso criar depois um really bad bank para chupar o buraco do merely bad bank? Que venha também!Também não percebo nada de finanças mas sei quando um negócio me convém, ai nanas.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUERIA IMPEDIR A MÃE DO MARTIM DE PROSSEGUIR COM A GREVE DA FORME

«Ana Leonardo, a menor que quer evitar que o filho seja adoptado, reuniu-se esta quarta-feira de manhã com a Comissão de Protecção de Menores de Cascais. O objectivo da reunião era impedir a mãe do pequeno Martim de continuar com a greve de fome que iniciou na passada segunda-feira.

A jovem compareceu à reunião marcada pela Comissão pensando que o assunto seria o caso do Martim e não a sua greve de fome. Segundo a jovem, em declarações à Lusa, o intuito da reunião era responsabilizar os pais pelo seu comportamento.» [Portugal Diário]

Parecer:

Deus nos livre de magistrados como o que decidiu que o Martim deveria ser adoptado o mais rapidamente possível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demitam-se os responsáveis da Comissão de Protecção de Menores de Cascais.»

MADAME MONIZ PRIMEIRA-DAMA DO BENFICA?

«José Eduardo Moniz é o nome preferido do movimento “Benfica vencer, vencer” para avançar para a presidência do Benfica como oposição à candidatura de Luís Filipe Vieira. O director da TVI reúne consenso e ficou de dar uma desposta amanhã. As eleições são no dia 3 de Julho.

O movimento “Benfica vencer, vencer” apresentou a sua candidatura ontem, mas ainda sem candidato. Diversas fontes disseram ontem ao PÚBLICO que o nome já estava escolhido e encontrado com “99 por cento” de certeza e confirmaram hoje que amanhã haverá uma resposta definitiva.» [Público]

Parecer:

É desta que mudo de clube, antes a Cinha Jardim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

STANISLAV ODYAGALIO

MULLEN