sexta-feira, junho 19, 2009

Quatro milhões de euros…

Ao ouvir Manuela Ferreira Leite defender a realização simultânea das eleições autárquicas e legislativas argumentando com a necessidade de o país poupar quatro milhões de euros recordo-mo de Vale e Azevedo quando chegou à presidência do Benfica, também o ex-presidente do clube da luz ficou famoso por defender que um tostão é um tostão. Manuela Ferreira Leite foi ministra das Finanças e deixou as contas públicas no estado que todos conhecem, mais ou menos o mesmo em que ficou o Benfica quando Vale e Azevedo deixou a sua presidência. Mas não pretendo dizer que Ferreira Leite é como Vale e Azevedo, não quero ofender nem um, nem o outro.

Quantos quatro milhões de euros perdeu o país com a venda apressada de património imobiliário do Estado para que Manuela Ferreira Leite pudesse cobrir o défice excessivo que não conseguiu empurrar para debaixo do tapete? Quantos milhões de euros custou ao país o ruinoso negócio da venda das dívidas ao fisco para no ano seguinte voltar a tentar iludir as contas públicas? Quantos milhões de euros custou ao país um despacho que perdoou uma imensidão de imposto sobre património devido por alguns bancos?

São só três exemplos de negócios de Manuela Ferreira Leite enquanto ministra das Finanças que permitiria acrescentar alguns zeros ao quatro que a líder do PSD quer agora poupar. O argumento de Manuela Ferreira Leite até poderia ser razoável nalguns países africanos onde as eleições são financiadas por ajuda internacional, mas é quase vergonhoso ser usado num país europeu onde as opções resultantes de um debate sério poupam muitos mais milhões. Na perspectiva do cidadão comum quatro milhões é um euromilhões sem jackpot, na perspectiva do país é uma ninharia.

É evidente que não é o dinheiro que preocupa Manuela Ferreira Leite, realizar as duas eleições em simultâneo é um truque para que a candidata a primeira-ministra esconda as suas debilidades atrás dos seus candidatos autarcas, o que a favorece dada a implantação do PSD nas autarquias. Nas europeias escondeu-se atrás de Paulo Rangel, nas legislativas esconder-se-ia atrás de candidatos bem sucedidos. Quando lhe perguntassem o que propõe para o país responderia que naquele dia estava em campanha autárquica.

Resta saber se Cavaco Silva vai dar esta ajuda a Manuela Ferreira Leite, depois de se ter sabido do envolvimento dos seus assessores (que estranhamente andam desaparecidos desde há algum tempo) não me admiraria nada que o Presidente também se preocupasse com os quatro milhões. Seria transformar a democracia numa charada mas para os do PSD tudo vale para chegar ao poder.

Deixo aqui uma sugestão a Ferreira Leite, vamos pedir os quatro milhões à Somague, sempre é mais transparente a empresa financiar a democracia do pagar os cartazes do PSD...