quinta-feira, junho 11, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DA SEMANA

[Ronen Zvulun/Reuters]

«An Israeli boy took cover under a desk in a bomb shelter at a Jerusalem school Tuesday after a siren sounded during a nation-wide defense drill simulating a rocket attack. » [The Wall Street Jornal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Todas as homenagens a Salgueiro Mais prestadas seja por quem for são merecidas, o capitão de Santarém é o símbolo dos melhores valores de Abril, a generosidade, o respeito pela democracia, a defesa das instituições democráticas. Mas a homenagem prestada por Cavaco Silva parece mais uma forma do ex-primeiro-ministro limpar uma nódoa do seu currículo político do que a homenagem de alguém que admira verdadeiramente o capitão Salgueiro Maia.

Se Cavaco Silva tivesse uma verdadeira admiração por Salgueiro Maia não lhe teria recusado a merecida pensão quando era primeiro-ministro, alinhando aos militares que aproveitaram as circunstâncias para se vingarem do maior símbolo de Abril. Salgueiro Maia foi um jovem capitão que arriscou tudo na vida ao mesmo tempo que o jovem Cavaco Silva iniciava a sua carreira de economista sem grandes laivos de coragem política, conformado com o regime e mais preocupado com o seu sucesso do que com a liberdade dos portugueses. O bem sucedido Cavaco Silva foi quem mais tarde decidiu que o capitão de Abril deveria pagar pela ousadia que demonstrou recusando-lhe a pensão a que tinha direito.

Qualquer homenagem que Cavaco agora preste pode ser simbolicamente importante e enquanto Presidente da República não faz senão o seu dever, só é pena que enquanto primeiro-ministro não o tenha feito.

AVES DE LISBOA

Juvenil de galinha-d'água [Gallinula chloropus]
Local: jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Feto no jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

OS MESMOS À MESA

«Paulo Rangel saiu-se menos-mal de uma contenda de mediocridades. No PSD é olhado de viés. O baronato acha-o levemente patusco e um pouco ridículo. Pelejou sozinho, ou quase, contra desdéns e omissões. Ao contrário do que afirma o cada vez mais enfatuado e fatigante Pacheco Pereira, o candidato do PSD não seguiu a "estratégia" da dr.ª Manuela, pela simples razão de que essa "estratégia" não existe. A vitória nestas eleições cabe, por inteiro, a Paulo Rangel, o qual atribuiu a si próprio a defesa de um castelo cercado, cujos paladinos haviam debandado. Que fazer com esta vitória? Os senhores do PSD começaram, já, a assenhorear-se de uma glória que lhes não pertence; Rangel vai para Bruxelas mas, antes, será crestado em fogo brando; e, com maior ou menor fortuna, passada a increpação nervosa do momento, a dr.ª Manuela continuará alvo de conspirações e objecto de pequenas deslealdades. É o PSD, tal o caracterizou Sá Carneiro.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Baptista Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HOMENAGEM A SALGUEIRO MAIA É "ENVERGONHADA"

«O investigador António Sousa Duarte criticou hoje o presidente da República por ter homenageado Salgueiro Maia, vinte anos depois de, enquanto primeiro-ministro, lhe ter recusado uma pensão, considerando que a homenagem de hoje é "envergonhada, tímida e sem chama".

Para António Sousa Duarte - autor de uma biografia sobre aquele capitão de Abril, intitulada "Salgueiro Maia - Um homem da Liberdade" -, a homenagem de hoje de Cavaco Silva ao capitão de Abril é "justa", mas "tímida, envergonhada, discreta e muito fugaz", sendo ainda "um erro em cima de outro erro", ou seja, "um duplo erro".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Eu diria que o que Cavaco fez não foi homenagear Salgueiro Maia, foi tratar da sua própria imagem agora que se prepara para iniciar a pré-campanha para as próximas presidenciais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

PARIS HILTON MANDA CONSTRUIR MANSÃO DE LUXO PARA OS CHIIHUAHUAS

«La millonaria más excéntrica y fiestera de EE UU, Paris Hilton, es, además, una gran amante de los animales. Así lo ha manifestado en numerosas ocasiones, y lo ha demostrado haciéndose cargo de trece pequeños chihuahuas. La joven ha asegurado que trata a sus perros como si fueran sus propios hijos: "Amo a mis bebés", ha llegado a escribir en su página de Twitter.

Ahora, además, se ha propuesto suministrales un hogar tan glamouroso como el suyo propio. La heredera ha ordenado la construcción de una mansión a imagen y semejanza de la suya, pero en versión miniatura, para alojar a su familia animal. » [20 Minutos]

SEM-ABRIGO ONLINE EM SÃO FRANCIOSCO [imagens]

«Skip Schreiber, 64, gets online in his van, which is also his home, in the Bayview district of San Francisco. For his 60th birthday, he dipped into his monthly disability check to buy a laptop, connected it to his car battery, and taught himself to use it.» (Brian L. Frank for The Wall Street Journal)

CRIANÇAS DO PAQUISTÃO [imagens]

RECORDAR TIANANMEN 20 ANOS DEPOIS [imagens]

JANOSCH SIMON

VOLVO