sexta-feira, junho 12, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Parque Eduardo VII, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Manu Fernandez/Associated Press]

«A model was reflected on the catwalk as she showed off a creation from Rosa Clara during Barcelona Bridal Fashion Week Tuesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa começou por desvalorizar o facto de o PCP ter sido ultrapassado pelo BE chamando a atenção para o aumento dos votos no seu partido. Mas só aguentou uma semana e ontem lá veio dar uma desculpa para esta vitória amarga da CDU, a culpa foi dos jornalistas e da comunicação social que em vez de falarem do PCP para passar a sua mensagem penas se preocupava com a possibilidade de ser ultrapassado pelo BE.

Nem noutros tempos a velha guarda do PCP explicaria melhor esta situaçã9 que envergonha qualquer militante, um partido com mais de 50 mil militantes e uma enorme capacidade de organização foi ultrapassado por uma associação excursionista.

AVES DE LISBOA

Fuinha-dos-juncos [Cisticola juncidis]
Local: Parque das Nações

FLORES DE LISBOA

Flor na Cidade Universitária

TÍTULO 10

«Os governantes já não ligam às eleições. Cada vez se esforçam menos em disfarçar. Na Europa houve um tremor de terra de encolher de ombros. No Reino Unido mais unido de sempre pela rejeição do Labour, a indiferença de Gordon Brown foi majestática. O PÚBLICO de ontem anunciava que ele agora vai "tentar resgatar a confiança nacional".

Cada vez há menos gente a votar; menos interesse nos resultados; cada vez os políticos se empenham menos. Começam a tratar os actos eleitorais como sondagens de luxo. E criticam-nas quando a abstenção é alta, apesar de terem ido votar todos os cidadãos que queriam.

A abstenção alta não é grave. Mas esta atitude é. Tratam o povo que se deu ao trabalho de ir votar (e que representa legitimamente o país inteiro, até ao último dedo do pé) como um petulante focus group. Votámos em partidos esquisitos só porque queremos "mandar uma mensagem". Ficámos em casa só porque estamos amuados. E o que mais irrita é a condescendência com que os derrotados admitem que sim, que até temos razão em estarmos chateados e que escusamos de continuar a fazer beicinho porque eles vão tratar disso já na segunda de manhã.

As eleições não são centros de recados nem fotografias dum instante político. Não são sondagens. Não são o Twitter. Se tratam as eleições como se não servissem para nada senão para informar, como é que depois podem queixar-se da abstenção ou até usar as eleições para se legitimarem? Cuidado. » [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SOMOS CAMPEÕES EUROPEUS DAS BAIXAS

«Os portugueses que metem baixa por motivos de saúde ficam, em média, 12 dias por ano em casa. É um recorde europeu, apenas ultrapassado pela Bulgária, segundo um estudo sobre saúde que incluiu 24 países.

De acordo com o inquérito da consultora Mercer sobre benefícios de saúde no trabalho, Portugal está muito acima da média europeia, que se fixa nos 7,4 dias por ano. A vizinha Espanha, pelo contrário, ocupa o top três dos países em que menos dias se tira de baixa» [Correio da Manhã]

Parecer:

Temos que meter o Carlos Queiroz a treinar os nossos "doentes".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

DIAS LOUREIRO FOI HOMENAGEADO E MEDALHADO EM ALBERGARIA

«O presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Fernando Andrade (PSD), referiu ontem que o concelho "tem o melhor quartel de bombeiros do País" devido "à acção do trabalho de Dias Loureiro", que na altura era ministro da Administração Interna.

Pelo "bem que fez à terra onde nasceu" e por ter sido presidente da Assembleia Municipal entre 1997 e 2005, o ex-conselheiro de Estado e ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios, que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), foi homenageado e recebeu a medalha de mérito municipal. Dias Loureiro agradeceu e salientou que "em política não há gratidão", uma afirmação que reflecte o seu estado de espírito sobre a sua saída do Conselho de Estado e as acusações de que é alvo no caso BPN.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Pode ser que o quartel de bombeiros venha a servir para ajudar a apagar i incêndio do BPN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

A ANEDOTA DO DIA

«Em declarações aos jornalistas durante uma visita à Feira Nacional de Agricultura, o presidente do CDS-PP criticou duramente as sondagens publicadas antes das eleições para o Parlamento Europeu e disse que vai "colocar o problema ao Presidente da República", até porque "o erro não foi só" sobre o seu partido.

"Se eu comprar leite estragado queixo-me, se me venderem um carro avariado eu exerço a garantia, as sondagens publicadas foram uma viciação da vontade eleitoral, diziam que o PS ganhava, perdeu, diziam que o CDS morria e o CDS cresceu, não é aceitável que isto se repita nas legislativas", afirmou o líder centrista, frisando que este será um tema que o seu partido "não deixará de abordar e de colocar em cima da mesa".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É divertido ver o director da Amostra ir queixar-se das sondagens a Cavaco Silva, por este andar ainda vou a Manuela Ferreira Leite pedir uma audiência ao Presidente para protestar contra as contas da água.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a competente gargalhada.»

BEGÓCIO DAS EXPLICAÇÕES ESTÁ EM ALTA

«A partir de terça-feira e até 23 de Junho, 156 860 alunos vão ser postos à prova na primeira fase dos exames nacionais. E se alguns começam a preparar a época desde o início do ano lectivo, a maioria apenas se preocupa na véspera do exame, inscrevendo-se à pressa nas explicações. Uma situação que para a professora Maria Saraiva de Menezes "é uma causa perdida". A autora do livro "30 Conselhos para Educar o Seu Filho" considera que as inscrições em cima da data revelam "a atitude portuguesa da irresponsabilidade de tentar a sorte à última hora".

Os próprios centros de explicações não garantem sucesso de resultados para os alunos que chegam nos últimos dias. "Nunca podemos garantir, mas o ideal é que cheguem no início do ano", aconselha Paulo de Menezes, director pedagógico da Academia Estudo Inteligente, em Lisboa. Aqui, 80 alunos estudam para os exames, em blocos de hora e meia por dia, três dias por semana. A maioria chegou ao longo do terceiro período.» [Diário de Notícias]

Parecer:

É uma consequência da má qualidade do ensino. As empresas do sector são uma pequena gota no imenso negócio da ignorância estudantil.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se que se passe considerar incompatível ser professor do ensino público e ministrar explicações e sugira-se ao fisco que faça uma auditoria ao negócio clandestino das explicações.»

FENPROF FALA GROSSO

«A Fenprof poderá abandonar as negociações com o Ministério da Educação, marcadas para esta sexta-feira, caso Maria de Lurdes Rodrigues não recue em relação ao Estatuto da Carreira Docente e ao modelo de avaliação de desempenho.

«A Fenprof admite ser inútil e até negativa a participação em reuniões que apenas serviriam para iludir os professores, fazendo parecer que há negociação sem, de facto, haver», pode ler-se no comunicado enviado às redacções. » [Portugal Diário]

Parecer:

Mário Nogueira que vá negociar com o próximo primeiro-ministro, talvez seja Manuela Ferreira Leite que tudo tem feito para eleger.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à ministra que suspenda todas as negociações em que participe Mário Nogueira, é perder tempo, há muito que o PCP decidiu que este conflito não deve ter fim.»

ANGIE CHIARA

SURFRIDER FOUNDATION