sexta-feira, junho 26, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Óbidos

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Não me recordo de Cavaco Silva ter ficado incomodado quando era primeiro-ministro e entregou um canal de televisão ao número um do seu partido e seu antecessor no cargo e outro à Igreja. Com o controlo que exercia na RTP1, onde estava precisamente José Eduardo Moniz, Cavaco passou a contar com a militância noticiosa de todos os canais de televisão, isso sim, era a preocupação de Cavaco Silva com as regras da democracia.

Também não me recordo de ter ouvido Cavaco imiscuir-se em negócios privados, nem mesmo quando o BPA foi privatizado de forma muito estranha, para não referir milhentos negócios duvidosos a começar pelo BPN dos seus velhos amigos.

Também não ouvi Cavaco manifestar qualquer preocupação com o jornalismo praticado pela TVI apesar da condenação generalizada e das violações primárias aos mais elementares valores e princípios do jornalismo.

Mas bastou Manuela Ferreira Leite espirrar num dia para que no dia seguinte Cavaco Silva aparecesse cheio de tosse, nem se deu ao trabalho de dissimular a fonte do contágio. Se alguém tinha dúvidas de que Cavaco Silva abandonou a camisola de Presidente para vestir a de um qualquer J do PSD pode deixar de as ter. Há muito que Belém era uma fonte de crise política, agora evoluiu de forma clara para o envolvimento no processo político.

Mas pode ser que Cavaco Silva tenha azar e os portugueses não lhe satisfaçam o desejo de acumular o cargo de Presidente com o de primeiro-ministro, algo que sempre ambicionou. E se isso suceder Cavaco corre um sério risco de voltar a Boliqueime mais depressa do que espera.

Resta-me fazer uma sugestão a Cavaco Silva: que vá perguntar ao Moniz se este não estará interessado em ser despedido e receber três milhões de euros. Eu diria mesmo que o director da TVI tem feito tudo para isso. Aliás, é ridículo vir com estas intervenções quando há apenas uma semana Moniz pôs a hipótese de deixar a TVI e ir para o Benfica. Terá sido Sócrates a pressionar a candidatura?

É muito grave que um Presidente da República use uma empresa privada para lançar suspeitas em público sobre o primeiro-ministro. É o bater no fundo de Cavaco Silva enquanto Presidente da República.

O DESAFIO DE MANUELA FERREIRA LEITE

Manuela Ferreira Leite não está tão certa de que os resultados nas eleições europeias estejam consolidados ou que signifiquem uma vitória nas legislativas e desafiou Sócrates para um debate. Fez bem, a crise económica pode favorecê-la e prefe fazê-lo agora, antes que as sondagens retomem a normalidade, os 28% que a abstenção elevada fez o milagre de transformar em 33%. Manuela Ferreira Leite sabe que dificilmente ganha um debate com Sócrates ou qualquer outro político, nem mesmo em entrevistas onde as perguntas estão mais ou menos combinadas a líder do PSD consegue escapar a declarações desastrosas.

Não acredito que a sua equipa esteja segura de que um debate favorece Manuela Ferreira Leite, o mais certo é a líder do PSD estar a desafiar Sócrates convencida de que o primeiro-ministro recusa e assim poder insinuar medo. José Sócrates deveria aceitar, se para Manuela Ferreira Leite um debate pode ser decisivo, para Sócrates seria a forma de resolver já este falso problema.

Não é difícil de adivinhar que se Sócrates aceitar Manuela responde com condições tais que assegurem pelo menos o equilíbrio. Sócrates deveria aceitar apenas com uma condição, que os jornalistas merecessem o acordo de ambos.

Aposto que Manuela Ferreira Leite vai usar argumentos e condições para recuar inviabilizando o debate.

GERAÇÃO MUDASTI

Não foi só Sócrates que parece ter mudado, Manuela Ferreira Leite continua em busca do elixir da juventude e mudou de estilo de indumentária, de penteado e de cor do cabelo pela enésima vez, mas ninguém reparou. Como também ninguém reparou que a líder do PSD diz que vai fazer tudo ao contrário do que fez quando era ministra das Finanças, usando o falso argumento das normas comunitárias.

AVES DE LISBOA

Andorinha-das-chaminés [Hirundo rustica]

FLORES DE LISBOA

Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

CAVACO, SONDAGENS E JORGE JESUS

«Os portugueses estão escaldados com as soldagens, mas o Presidente confessa que as ouve: "(...) sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas...", disse. Cavaco fez bem em ser dubitativo: "terão sido feitas..." De facto, sondagens recentes sobre o assunto, não se conhecem. Antigas, há uma, do Expresso, de de Janeiro (em matéria de sondagem, pré-História). E mesmo essa diz o contrário do que Cavaco sugeriu: a maioria queria eleições separadas; e a minoria que as queria juntas falava das europeias e legislativas. Então, onde foi Cavaco desencantar a tal sondagem que prefere legislativas e autárquicas no mesmo dia? Só se fala daqueles inquéritos on-line que os jornais fazem. Ontem mesmo, o Correio da Manhã tinha um, onde se apontava para aquela leve ideia de Cavaco: sim, o povo quer eleições juntas... Mas se o Presidente dá ouvidos aos inquiridos do CM, posso adivinhar também o pensamento presidencial sobre outros temas tratados nos inquéritos do jornal. Lembro perguntas recentes: "CR é melhor que Messi?", "Sporting perde com saída de Derlei?", "Jesus vale indemnização de 700 mil?" » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PALAVRAS COM A GAFA

«Quando leio a palavra gaffe num título, não consigo fugir. Foi no PÚBLICO de ontem: "Matemática melhor, História com gaffe". Numa época cada vez mais premeditada e coadjuvada por assessores de toda a espécie (alguns dos quais humanos), a verdadeira gaffe vai rareando. Em contrapartida, quando aparece, é cada vez mais gira, como uma giraffe.

Em 2001, o dicionário práfrentex e estraga-prazeres da Academia das Ciências de Lisboa sacudiu o segundo (ou o primeiro) f e as aspas. Saltaram como pingos de lama das costas de uma cadela de raça estrangeira cujos avós já nasceram em Sobral do Monte Agraço, naturalizando-a portuguesa. Ficou gafe. No entanto, a definição não está mal (embora falte a gafe falada): "1. Atitude, comportamento, inconveniente, impensado e inoportuno, particularmente contrário às normas de etiqueta, de cortesia. 2. Erro cometido por lapso ou por negligência".

No exame de História do 12.º ano, havia um rodapé que informava os alunos que Gorbatchev tinha sido dirigente da URSS de 1985 a 2001. 16 aninhos! Dá a ideia que foi um ditador soviético da velha guarda, que resistiu à queda do Muro de Berlim e tudo.

Era 1991, claro. Foi uma gralha? Foi um erro? Não, declarou Helena Veríssimo, presidente da Associação de Professores de História: "Não é um erro, é uma gaffe". Gosto de para aonde isto nos leva. Isto não é uma piadola, é uma boutade. Isto não é uma crónica, é um texte. Nem tão-pouco me peidei: soltei um pet.» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MANUELA FERREIRA LEITE MENTE

«'Não aumentarei com certeza os impostos, porque as regras [da União Europeia] são diferentes das que vigoravam quando fui ministra das Finanças', assegurou Manuela Ferreira Leite. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Para justificar uma política oposta à que defendeu quando era primeira-ministra Manuela Ferreira Leite invoca uma mudança das normas comunitárias. Está a mentir, as normas adoptadas são normas de excepção para afzer frente à crise e mesmo assim os défices do tempo de Manuela Ferreira Leite eram superior aos actuais, se considerarmos o défice que foi determinado pelo grupo liderado por constâncio e as vendas das dívidas do fisco teríamos um défice bem acima dos 7%, superior ao que seria aceitável mesmo em tempo de crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite que fale a verdade que tanto promete.»

EX-ADMINISTRADORES ACUSADOS DE BURLA

«O Ministério Público acusou cinco ex-administradores do BCP de burla, falsificação de documentos e manipulação de mercado. Jardim Gonçalves, Cristopher Beck, Filipe Pinhal, Castro Henriques e António Rodrigues são acusados de terem provocado um prejuízo de 600 milhões de euros ao banco.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) os crimes foram praticados entre os anos de 1999 e 2007 e dizem respeito à utilização de veículos off shore, detidos de facto pelo Banco, de modo a determinar os valores de mercado e o rating dos títulos BCP no mercado de valores e também à falsificação da contabilidade do Banco, com vista a ocultar as perdas resultantes para o Banco o que resultou num prejuízo de 600 milhões de euros.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Tiveram sorte, o banco foi salvo a tempo. Tiveram eles e tivemos nós, senão teriam sido os impostos a suportar os prejuízo que provocaram.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a estes opus banqueiros se aquilo que fizeram não dará direito a um lugar no infernou, ou se ficam apenas por uns quantos açoites e autoflagelações de sacristia.»

FERREIRA LEITE TOSSE E CAVACO ESPIRRA

«O Presidente da República afirmou hoje que os responsáveis da Portugal Telecom (PT) devem explicar aos portugueses que motivos levam esta empresa a querer comprar 30 por cento da Media Capital, por "uma questão de transparência".

"Face às dúvidas fortes que neste momento estão instaladas na sociedade portuguesa, é importante que os responsáveis da empresa de telecomunicações expliquem aos portugueses o que está a acontecer entre a PT e a TVI. É uma questão de transparência", afirmou.» [Diário de Notícias]

Mas Cavaco está em matéria de azar e acabou de dar um tiro no pé, é o próprio Moniz que defende o negócio:

«O director geral da TVI considera que a entrada de uma “empresa de telecomunicações de grande dimensão” na Media Capital é positiva no sentido em que proporciona a possibilidade de “novas oportunidades”. No comunicado emitido pela Media Capital, as declarações de Manuel Polanco e de Bernardo Bairrão sugerem que o negócio entre a Media Capital e a PT já estará concluído.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Há dias de azar, desta vez o casal maravilha do PSD meteu água.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Cavaco Silva de que a PT é uma empresa privada, tão privada quanto o BPN que tão gentilmente lhe comprou e vendeu acções com lucros chorudos.»

POR CÁ FAZIA FALTA UM MACACO DESTES

«Que o diga o Presidente da Zâmbia, Rupiah Banda. Na altura em que ontem falava à imprensa sobre a situação económica do país, em frente ao gabinete da presidência, em Lusaca, um macaco urinou-lhe em cima. "Urinaste em cima da minha roupa", exclamou, surpreendido, para o autor de tal sacrilégio, um dos muitos primatas que elegem como casa as árvores vizinhas do gabinete presidencial. "Vou dar este macaco a comer ao sr. Sata", disse o líder zambiano brincando, referindo-se ao líder da oposição do país, Michael Sata. O Presidente prosseguiu depois a conferência e tentou dar garantias face à crise. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Muitos políticos passariam a olhar para cima antes de abrirem a boca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao presidente da Zâmbia que ofereça o macaco a Portugal.»

CAVACO JOGA AO GATO E AO RATO COM A DATA DAS ELEIÇÕES

«"É o Governo em primeiro lugar que tem de anunciar a sua decisão sobre o dia das eleições autárquicas. E só depois disso é que o Presidente da República pode anunciar a sua decisão. Fá-lo-ei quando chegar o meu tempo. Estarei concerteza preparado para anunciar aos portugueses essa data depois de o Governo anunciar a data das eleições autárquicas", disse Cavaco Silva, falando aos jornalistas à margem de uma visita ao Ave Parque, em Caldas das Taipas, Guimarães.

O chefe de Estado sublinhou ainda que "este é o processo sugerido pelas leis em vigor".» [Diário de Notícias]

Parecer:

É ridículo dizer que as leis fazem sugestões, de um Presidente da República espera-se que trate a lei com maior rigor e que não a use em jogos públicos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao presidente da Zâmbia que nos empreste o macaco..»

DECISÃO DE JERÓNIMO DE SOUSA CUSTA 350€ AOS TRABALHADORES DA AUTOEUROPA

«A decisão da Autoeuropa de aplicar um lay-off de dez dias entre Setembro e Dezembro, depois de chumbado pelos trabalhadores o pré-acordo com a administração sobre a flexibilização do trabalho aos sábados, representa um prejuízo de mais de 350 euros até final do ano para os bolsos dos operários.

Nas contas apresentadas por António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica da VW em Palmela, o pré- -acordo previa que, até final de 2009, cada trabalhador fizesse apenas dois sábados, o que equivalia a perder 48 euros; com o lay-off, o prejuízo poderá, em alguns casos, superar os 400.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Sugira-se aos trabalhadores que foram lesados pela manobra perigosa do PCP que vão pedir o dinheiro à Soeiro Pereira Gomes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se quer ver a Autoeuropa fechada ou lhe basta o lay-off.»

RONDALDO É DEMASIADO GAY

«Segundo a revista "Daily Star", Paris terá dito a uns amigos que nunca poderia ter um romance com Cristiano Ronaldo porque ele é "demasiado gay".

Uma amiga da herdeira do império Hilton, diz que Paris Hilton gosta de “homens muito machos”, uma característica que parece não ter sentido no futebolista português. "Paris pensa que os amigos se iriam rir se ela namorasse com um rapaz que anda com flores no cabelo", diz aquele tablóide britânico, citando uma fonte de Hollywood...» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Desta ves gostei.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

CAVACO FALA DE TRANSPARÊNCIA

«O Presidente da República, Cavaco Silva afirmou, esta quinta-feira, que a constituição como arguido de, Jardim Gonçalves, fez mais uma vez vir «ao de cima» os «dois princípios fundamentais» da transparência e de valores éticos.» [Portugal Diário]

Parecer:

O seu negócio de compra e venda de acções da SLN com as cotações fixadas por Oliveira e Costa foi tudo menos transparente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva o que entende por transparência.»

GOVERNO ADJUDICA A EMPRESA SUSPEITA DE CORRUPÇÃO

«A empresa a quem o Ministério da Administração Interna (MAI) adjudicou, na terça-feira, a proposta de fornecimento e instalação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa (SIVICC) surge referenciada num caso de corrupção num relatório divulgado esta semana pela Transparência Internacional, uma entidade que, anualmente, faz um levantamento deste tipo de criminalidade no mundo.

A Indra, assim se chama a empresa em causa, é uma empresa espanhola também instalada em Portugal e é suspeita de, em 2004, ter tentado corromper funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) durante um concurso para fornecimento de material informático. O PÚBLICO confirmou ontem, junto de diversas fontes do SEF e da Polícia Judiciária (PJ), a existência de um inquérito, o qual acabou por ser remetido, com proposta de acusação, para o Departamento de Investigação e Acção Penal.» [Público]

Parecer:

O melhor é publicar todos os inquéritos no DR.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

ESPERTOS

«Os empregos dos 250 contratados vão manter-se, pelo menos para já, e a produção continua a dois turnos, afastando um corte de 15 por cento no salário. Mas as boas notícias ficam por aqui, na Autoeuropa.

Além de ir produzir menos 25 carros diários a partir de Setembro, a fábrica de Palmela decidiu ontem marcar dez dias de não produção em sistema de lay-off (redução temporária do período normal de trabalho). Uma medida que atingirá mais os funcionários do que os seis sábados de produção por ano previstos no pré-acordo, que foi chumbado pelos trabalhadores.» [Público]

Parecer:

Parece que na Soeiro Pereira Gomes não sabem fazer contas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma calculadora vermelha a Jerónimo de Sousa, apenas com cálculos aritméticos elementares para que seja fácil de usar.»

ANEDOTA IRANIANA

«Neda Agha-Soltan, conocida simplemente como Neda, murió "por error" a manos de un "grupo terrorista". Esa es, al menos, la última versión del Gobierno de Irán;, según informó la agencia de noticias de la República Islámica, citada por la CNN.

Neda, una estudiante de 26 años, se ha convertido en el símbolo de la revuelta iraní desde que fue asesinada el pasado día 20 durante una manifestación en Teherán y el vídeo con las imágenes de su trágica muerte dio la vuelta al mundo, especialmente a través de Internet.» [20 Minutos]

MIKHAIL VJUZHANIN

FIAT PANDA