sexta-feira, junho 19, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Palácio das Necessidades, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Sang Tan/Associated Press]

«British actor Sacha Baron Cohen, center, dressed as the character Bruno, arrived Wednesday for the British premiere of ‘Bruno’ in London.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Carvalho da Silva

Vale a pena reflectir sobre a posição de Carvalho da Silva sobre o conflito na Autoeuropa de que dá conta uma notícia do DN abaixo referida. O sindicalista do PCP diz coisas como "os trabalhadores da Autoreuropa são, seguramente, no seu conjunto, a entidade que melhor conhece a realidade da Autoeuropa e que melhor capta os sinais quanto ao futuro da empresa e, portanto, a sua posição não é uma posição do acaso", isto é, para Carvalho da Silva os trabalhadores fazem bem porque eles é que sabem o futuro da empresa. Isto seria verdade se Carvalho da Silva não se tivesse esquecido de que a Autoeuropa é uma empresa privada de um sector em crise e que pertence a um grupo que pode ter benefícios globais em fechá-la.

Mas Carvalho da Silva fala de cátedra sobre a gestão da empresa ao assegurar que os salário representam "apenas cinco por cento" nos custos de produção. Carvalho da Silva só não diz qual o montante desses 5% nem explica que esses são custos variáveis, ao contrário de muitos outros. Também não explica porque razão sendo os custos salariais tão poucos significativos não faltam por aí empresas a deslocalizar a produção.

Sempre quero ouvir as explicações de Carvalho da Silva se a Autoeuropa fechar. Ou será que o PCPO está disposto a sacrificar os trabalhadores da Autoeuropa se daí resultar mais um pequeno benefício eleitoral?

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS E LEGISLATIVA NO MESMO DIA

As eleições legislativas são um momento para o país debater os problemas nacionais e os projectos que os partidos apresentam, por outro lado, em muitas autarquias a disputa vai sr acesa e a sua importância também merece um debate por parte dos eleitores. Se eleições decorrerem simultaneamente haverá muitos eleitores que votarão para o governo no mesmo partido em que vota para as autárquicas, assim como em muitas autarquias as pessoas não discutirão os problemas locais para discutir os nacionais e vice-versa.

É evidente que o PSD não quer grandes debates nas legislativas, sabe que tem uma má candidata que ainda por cima é um desastre sempre que abre a boca. A realização de eleições simultâneas permitira a Ferreira Leite esconder atrás dos candidatos a autarcas, como fez com Paulo Rangel nas europeias e, de preferência, optando pelas autarquias onde a vitória está assegurada.

Poderá um Presidente que tanto fala em debates e decisões estratégicas fazer a vontade ao seu partido e promover este golpe? De Cavaco Silva espero tudo incluindo maus-tratos ao regime democrático.

Sacrificar a democracia por causa de 4 milhões de euros? O país não é propriamente um país tão pobre que precise de ajuda internacional para fazer eleições.

HIPOCRITAS E COBARDES

Depois de tanto terem criticado Sócrates pelo apoio à candidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia alguns deputados do PCP e do BE preparam-se para se abster. São e hipócritas e cobardes, hipócritas por não serem coerente e cobardes porque deixam cair a sua posição em privado por recearem perder votos nas próximas eleições.

AVES DE LISBOA

Galionha d'água [Gallinula chloropus]
Local: Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

Parque das Nações

GRANDES GRITOS

«Já ouviram os gritos da tenista portuguesa Michelle Brito? Vale a pena ir ao YouTube tomar conhecimento deles. Só esta semana tanto o Times como o Guardian publicaram denúncias horrorizadas. Os comentários no YouTube lembram os delírios sanguinários da Revolução Francesa.

O Times deu-nos uma tabela de rugidos e tudo. Os de um leão têm 110 decibéis. Os da Maria Sharapova têm 101. O Guardian adiantou que os da Michelle atingiam os 109. São mais 19 do que os 90 que a OMS considera perigosos para a saúde humana. O problema é que não é só uma questão de decibéis. No ténis, ele há gemidos e grunhidos e ele há gritos. A nossa Michelle é de gritos. E de que maneira. Distingue-se das demais gritadoras pela frequência. O rugido de um leão faz tremer, mas é agradavelmente baixo. Já os agudos da Michelle Brito são de ameaçar a integridade física dos tímpanos.Tanto têm incomodado o público, os jornalistas e as jogadoras que não gritam tanto, que as autoridades do ténis já estão a ver se alteram o regulamento para conter a gritaria. É obra para uma rapariga de 16 anos.

No entanto, ao fim de algumas audições, percebe-se que há musicalidade naqueles gritos. Qualquer coisa de fado primitivo, talvez. As outras tenistas grunhem, gemem e gritam. Mas a Michelle de Brito canta. É certo que é mais no género da Diamanda Galas do que no da Maria Callas. Mas é uma espécie de banda sonora de vanguarda para a coreografia espectacular do ténis dela.

Deixem-na em paz!» [Público assinantes]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ELEITOR IDIOTA

«O receio de perder o subsídio de desemprego e a vontade de testar o sistema de recenseamento levaram um eleitor do distrito de Leiria a votar duas vezes nas últimas eleições. O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, considerou ontem que se tratou de "um caso pontual e excepcional", provocado pela insuficiência de dados.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Compreende-se que um eleitor teste a fiabilidade do recenseamento e tente votar duas vezes, mas depois de votar uma não precisaria de votar a segunda bastando confirmar essa possibilidades. Este eleitor é um idiota que cometeu uma fraude eleitoral e que ainda por cima se anda a gabar do crime na comunicação social, como se tivesse feito uma grande coisa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o MP se já promoveu o competente processo-crime.»

PSD QUER AUTÁRQUICAS E LEGISLATIVAS JUNTAS

«Todos os partidos preferem a data de 11 de Outubro para a realização das eleições autárquicas, mas o PSD é o único a defender que este acto eleitoral decorra em simultâneo com as legislativas. "A simultaneidade das eleições autárquicas e das legislativas significaria uma contenção de custos e que a excessiva dinâmica de campanhas eleitorais fosse minimizada", defendeu esta quinta-feira o vice-presidente do PSD, Aguiar Branco.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Percebe-se, mas com um candidato como Pedro Santana Lopes pode sair-lhe o tiro pela culatra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver se Cavaco Silva alinha na golpada do seu partido e transforma dois actos eleitorais numa fantochada.»

ASSALTAR BANCOS POR "AMOR"

«Viciado em ambientes de alterne, o engenheiro perdeu de vez a cabeça com ‘Denise’, prostituta brasileira que o seduziu no Elefante Branco e Black Tie, em Lisboa. Já divorciado, o funcionário do Ministério do Ambiente passou a morar com a rapariga em sua casa. Só que esta estava habituada a uma vida de luxo, à custa de 20 mil euros que ganhava por mês a fazer sexo com estranhos – e o engenheiro de 39 anos quis acabar com isso. Para a compensar, assaltou 11 bancos no último ano e meio.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Agora bem pode esperar que a namorada o visite na prisão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se a DGCI sobre quanto é que a senhora pagou em impostos com os seus rendimentos dignos de administrador de um banco.»

E AGORA?

«"São resultados positivos, na continuidade dos que se tem verificado nos últimos anos. Portanto, melhorias ligeiras daquilo que são as competências tanto em Língua Portuguesa como em Matemática" dos alunos dos quarto e sexto anos de escolaridade, disse a ministra aos jornalistas esta manhã, à margem de um fórum internacional dedicado à inovação e às tecnologias de informação e comunicação (TIC) na Educação que decorre em Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nos dois últimos anos a ministra da Educação foi sistematicamente acusada de facilitar nas provas de avaliação para mostrar resultados. Este anos as provas mereceram o elogio das associações de professores pelo que ficamos à espera dos elogios dos que no passado não se cansaram de a criticar, começando por essa coisa pequena chamada Mário Nogueira nem que seja para elogiar os professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguardemos sentados pelos elogios.»

MÉDICOS PAGAM PARA NÃO IR PARA O FEGANISTÃO

«Uma oficial médica da Força Aérea Portuguesa (FAP) deixou recentemente o ramo, pagando uma indemnização superior a 100 mil euros, para não ir para o Afeganistão, soube o DN junto de fontes militares.

Mais dois clínicos militares da FAP já "manifestaram a intenção" de pedir o abate aos quadros, para também não prestarem serviço no Afeganistão, adiantaram as fontes. Estes dois casos, que ainda não terão sido formalizados junto do ramo, são dados como saídas certas nos bastidores da Força Aérea.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Cobardolas, tiraram o curso à conta do Estado e agora fogem com medo enquanto os soldados vão para zonas de combate.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a cobardia destes clínicos pouco dignos de usar uma farda das forças armadas.»

IGNORÂNCIA LAMENTÁVEL DE CARVALHO DA SILVA

«"Os trabalhadores da Autoreuropa são, seguramente, no seu conjunto, a entidade que melhor conhece a realidade da Autoeuropa e que melhor capta os sinais quanto ao futuro da empresa e, portanto, a sua posição não é uma posição do acaso", disse à Lusa carvalho da Silva, à margem da tomada de posse da Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens, em Lisboa.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Para Carvalho da Silva são os trabalhadores da Autoeuropa quem "melhor conhece a realidade da Autoeuropa e que melhor capta os sinais quanto ao futuro da empresa". O problema é se captarem um sinal de que os alemães vão fechar a fábrica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carvalho da Silva se tem ideia de que a Autoeuropa pertence a uma empresa privada alemã que tem capacidade instalada excedente suficiente para fechar a fábrica a qualquer momento.»

GRIPE A A BORDO DO "OCEAN DREAM"

«No total, o navio Ocean Dream desembarcou 342 passageiros na Ilha Margarita e segue em viagem para Aruba, nas Antilhas Menores, onde chegará cerca das 22:00, para deixar os restantes passageiros e a tripulação afectada, seguindo as medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.» [Diário de Notícias]

É UMA PENA...

«José Eduardo Moniz anunciou esta quinta-feira que não vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições de 3 de Julho, afirmando que não estavam reunidas condições para avançar.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Matavam-se dois coelhos com uma cajadada...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao grupo Prisa quanto vai ter de desembolsar para se livrar da família Moniz.»

ALGUÉM QUER COMPRAR O BPN?

«O Banco Português de Negócios já está à venda. A revelação é do ministro das Finanças que disse esta quinta-feira na comissão de inquérito ao caso BPN que a administração do banco já tem ordens para proceder à venda.

«O conselho de administração está a implementar esse caminho para suscitar ofertas de mercado», disse o ministro, que reiterou a opinião de que «esta é a melhor opção».» [Portugal Diário]

Parecer:

Não obrigado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas propostas dos interessados.»

TÍTULO 25

«Joaquim Coimbra lembra que não afastou o então presidente sozinho, tendo-se tratado de uma «decisão colectiva» de um grupo de accionistas, com vista a «conferir transparência à instituição e promover a substituição de Oliveira Costa, por se considerar, entre outras razões, que a direcção de um grupo da dimensão da SLN não podia ser obra de um homem só».» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nunca a estratégia do PSD em relação ao caso BPN foi tão clara.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao Ministério Público.»

AÍ ESTÁ O NOVO PARTIDO

«Chama-se Nova Esquerda. Vai organizar-se e funcionar como movimento, mas legalmente ficará inscrito como partido no Tribunal Constitucional. É apresentado quarta-feira em Lisboa. Junta os alegristas que ficaram descontentes com a decisão de Manuel Alegre de não sair do PS.

Alexandre Azevedo Pinto, porta-voz da comissão promotora, explicou ao PÚBLICO que o novo movimento junta pessoas que estiveram com Alegre na candidatura a Presidente e que "não querem ver perdido o capital de esperança" que ela representou.» [Público]

Parecer:

Há muito que era esperado este novo PRD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela posição de Alegre a seguir às legislativas.»

PROTESTOS NO IRÃO [imagens]

AVKKIEV

SINAL DA CRISE: A GALP DESPEDIU A MENINA DO GAZ

BERNMOBIL