terça-feira, junho 02, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes, Cascais

IMAGENS DO DIA

[Ilmars Znotins/Agence France-Presse]

«Blondes walked though the streets of Riga, Latvia, Sunday for Blonde Weekend. The playful festival is meant to show blondes really do have more fun.» [The Wall Street Journal]

[Cathie Coward/Hamilton Spectator]

«High winds caused a soldier’s kilt to fly up at the Princess Louise’s Argyll and Sutherland Highlander’s change of command ceremony in Hamilton, Canada, Sunday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Paulo Rangel

O debate nestas europeias não tem existido, vamos ouvido algumas "bocas", algumas são mesmo vertidas em cartazes como tem feito a campanha do PSD. Paulo Rangel, cabeça de lista deste partido tem pautado as suas intervenções em bocas sucessivas que revelam maior preocupação com as legislativas do que com as europeias. Assim sendo não se entende o porquê de a poucos dias das eleições vir pedir um debate a Vital Moreira, só pode ser por estar preocupados com os resultados, esperou por sondagens para pensar o que faria.

Se Manuela Ferreira Leite acha que os comícios não fazem sentido, muito menos sentido fazem debates com quem não tem ideias.

O AIRBUS A330-203 DA AIR FRANCE QUE DESAPARECEU NO ATLÂNTICO

Airbus A330-23 da Air France com a matrícula F-GZCP [Airliners.net]

NENHUM PORTUGUÊS NO VOO DA AIR FRANCE

É ridículo, morrem mais de duzentas pessoas e a única coisa que os nossos jornalistas querem saber é se havia algum português a bordo. Azar, nenhum dos passageiros era português o que significa que este trágico acidente não vai dar para vender mais papel. Terão que se contentar com o drama contado por jornalistas estrangeiros.

LEMBRAM-SE DA ASSOCIAÇÃO EPIS

Pouco depois de Cavaco Silva chegar a Belém um grupo de amigos do Presidente, uns mais antigos do que outros, formou a Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social. O nome de Cavaco Silva, apresentado na comunicação social como mentor desta iniciativa ficou associado, é mesmo seu associado de honra.

Sabem quem preside a esta associação? Um gestor que nesses tempos era vedeta na comunicação social, era o modelo de virtudes dos nossos jovens tigres da finança, hoje caiu em desgraça e o banco a que presidia deixou muitos depositantes à beira da miséria. O presidente é precisamente João Oliveira Resende.

Mas os nomes sonantes não se ficam pelo de Rendeiro, podemos encontrar como vogal um dos nomes mais badalados nos últimos tempos, o de Joaquem Coimbra, alto responsável do PSD que foi acusado de tudo fazer para se opor a uma auditoria ao regulador financeiro proposta por Menezes e que é o principal accionista do jornal SOL, o jornal que alimentou o caso Freeport.

Enfim, diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

AVES DE LISBOA

Carriça [Troglodytes troglodytes]
Local: Parque Eduardo VII

FLORES DE LISBOA

Flor dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

O QUE ESCONDE O MINISTRO MANUEL PINHO?

«O Ministério da Economia recusou entregar à Assembleia da República o contrato celebrado entre o Estado e o grupo Pestana, que deu a esta empresa a exploração da rede das Pousadas de Portugal. O PCP acusa o Ministério de Manuel Pinho de travar o acesso do Parlamento "a informação a que legal e constitucionalmente tem direito" e avançou, junto do Tribunal de Contas, com um pedido de auditoria a este negócio.

A cópia do contrato de concessão, que data de 2003, foi inicialmente pedida pela subcomissão de Turismo a 1 de Fevereiro de 2007. O pedido não teve resposta. A subcomissão, presidida pelo social-democrata Mendes Bota, insistiu: em Maio do mesmo ano voltou a pedir a documento. Novamente sem qualquer resposta. Um mês depois, os deputados avançam com uma terceira tentativa. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Quem não deve não teme.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O ministro que mostre op contrato.»

PSD JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA NEGOCIAR NOME DO PROVEDOR

«O cabeça de lista social-democrata ao Parlamento Europeu e líder parlamentar da bancada laranja, rejeitou, no entanto, um acordo que passe pelos mesmos nomes apresentados pelo seu grupo parlamentar e pelo socialista, no caso Maria da Glória Garcia e Jorge Miranda. “Esses nomes estão esgotados.” No caso particular de Jorge Miranda, frisou que o seu partido não aceita “diktats”. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Deve ser na condição de ser o PSD a designar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DESAPARECERAM OBRAS DE ARTE DO BPN

«O BPN efectuou um levantamento da localização de património artístico registado nas contas do banco. Resultado? Não foi "possível localizar quadros cujo valor global ascende a 2,5 milhões de euros".

No relatório e contas relativos ao exercício de 2008, apresentado hoje em conferência de imprensa, a actual administração do BPN dá conta, na rubrica imparidades relativas a activos tangíveis, do desaparecimento desse património.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O banco estava mesmo a saque.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se as obras.»

NECIP PERVER

US NAVY