terça-feira, junho 09, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Rã nos jardins da Fundação Caloust Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Daniel Mihailescu/Agence France-Presse]

«A Romanian woman finished voting in Baleni, Romania, Sunday in the European elections. The centrist Democrat Liberals and the ex-Communist Social Democrats both got around 30% of the vote, likely meaning their ruling coalition will continue.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Pinto Monteiro

O pedido de desculpas apresentado pelo Ministério Público só mostra o estado a que chegou esta instituição que supostamente defende a legalidade democrática. Se os procuradores se tivessem limitado a escrever conclusões úteis em vez de mancharem o bom nome de cidadãos que não ouviram não teriam difamado um ex-Presidente da República de cuja honestidade ninguém dúvida a não ser esses mesmos procuradores.

Mas aos justiceiros do Ministério Público não bastam chegarem a conclusões, quando não podem atingir os visados fazem acusações gratuitas para depois as divulgarem na comunicação social. E ninguém lhes pode dizer nada até porque muita gente tem medo destes senhores. Depois da forma como foi aberto o caso Freeport qualquer português pode ser facilmente convertido em traficante de droga ou em autor de qualquer outro tipo de crime.

HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO OS VIA

Finalmente vi sir à rua alguns candidatos a boys do PSD.

OS DERROTADOS NÃO OFICIAIS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS

Não foi apenas o PS que perdeu as eleições europeias, algumas personalidades da vida política portuguesa terão sentido o sabor da derrota mesmo sem terem ido a votos, são os derrotados não oficiais nestas eleições.

O primeiro grande derrotado não oficial é Manuel Alegre cuja acção foi decisiva para a transferência de um número significativo de votos do PS para o BE, deve ter sentido um amargo de boca ao ouvir Miguel Portas gozar com a situação agradecendo aos eleitores do PS. Ao longo da legislatura Manuel Alegre tem mantido uma posição oportunista em relação ao PS, aparece a criticar o seu partido sempre que o populismo lhe proporciona simpatias, cala-se sempre que a sua solidariedade se justifica mas o pode prejudicar.

Neste novo quadro eleitoral Manuel Alegre perde todo o protagonismo, a não ser na CML onde ainda conta com a acção de Helena Roseta que poderá dar uma ajuda preciosa a Pedro Santana Lopes. Abandonado pelos jornalistas a não ser se as suas palavras ajudarem a derrubar Sócrates resta a Manuel Alegre reformar-se pois as suas hipóteses de chegar à Presidência da República são hoje quase nula. Nem a direita nem o eleitorado do PS se vão esquecer da sua ajuda à extrema-esquerda.

Os opositores internos do PSD sabem bem que o PSD não descolou dos 30% e que a percentagem atingida resulta mais da abstenção combinada com a queda do PS, mas não se podem manifestar, seria um erro combaterem a ilusão de vitória que até permitiu a Paulo Rangel defender que o Governo deveria passar a estar em gestão. Os críticos de Manuela Ferreira Leite desapareceram das pantalhas, apenas vimos um Santana Lopes sair da sede com ar de agente secreto.

Por mais que o PSD se desdobre em críticas a Vital Moreira por ter suscitado a questão do envolvimento de personalidades do PSD na fraude do BPN o facto é que a questão foi suscitada. Até aqui o PSD e o próprio Ministério Público têm tratado o assunto como se fosse um pequeno roubo numa mercearia, tudo apontava para condenar Oliveira e Costa e ilibar os restantes responsáveis pela fraude. Quer o PSD queira, quer não queira o facto é que o assunto está em cima da mesa e a primeira vítima poderá ser Dias Loureiro. Depois de os justiceiros da lei tudo terem feito para destruir o PS é muito provável que agora se comportem como as arbitragens manhosas do futebol e mostrem uns cartões a personalidades do PSD numa tentativa ridícula de tentarem exibir equidade.

AVES DE LISBOA

Petinha-dos-prados [Anthus pratensis]
Local: Cidade Universitária

FLORES DE LISBOA

Flores silvestres da Quinta das Conchas

UM EXMPLO A NÃO SEGUIR

«O chamado caso BPN é, talvez, o tema mais e melhor escrutinado na Assembleia da República, com expressão directa e transparente quer para a comunicação social quer para o comum dos portugueses. As sessões da Comissão de Inquérito, na sua larga maioria acompanhadas em directo pela televisão, o número de audições realizadas, a qualidade das pessoas que depuseram, os documentos que foram exibidos e a atitude de todos deputados membros da comissão deram aos portugueses um bom motivo para se orgulharem do seu parlamento e para se sentirem confortados com os seus eleitos. Em particular, a intervenção dos deputados do PSD, como com relevante seriedade, coragem e honradez, a presidente da Comissão - a deputada socialista Maria de Belém Roseira - reconheceu, foi exemplar do que deve ser o exercício de um mandato que coloca, acima de qualquer interesse partidário, o interesse nacional. O caso BPN é grave, envolve várias figuras públicas, questiona o papel de várias instituições - entre as quais o Banco de Portugal - e afecta o dinheiro dos nossos impostos.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por José Pedro Aguiar-Branco.

PS: O que levará um vice-presidente do PSD a preocupar-se com o BPN em vez de festejar a sua vitória eleitoral? É evidente que o PSD está muito preocupado com o BPN, tudo estava bem como se estava a compor, dar as culpas todas a Oliveira e Costa e ilibar os muitos que beneficiaram da fraude gigantesca naquele banco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DIAS LOUREIRO TEM BENS A SALVO

«A situação, no entanto, é diferente em termos de arresto de bens. Segundo vários juristas e fontes da investigação contactados pelo CM , estando os bens em nome da empresa nunca podem ser arrestados. Só pode ser arrestada a quota ou acções que o titular tiver na mesma empresa. “Os bens não são dele, são da sociedade. E quanto a isso a lei é clara”, garantiu um jurista ao CM. As autoridades tiveram o mesmo entendimento e nem sequer arrestaram a quota, por o valor ser significativamente pequeno (50 mil euros).» [Correio da Manhã]

Parecer:

A única coisa que não está a salvo em Portugal é o Orçamento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se também tenciona congelar os bens dos administradores do BPB, tal como fez em relação a dois administradores do BPP.»

JERÓNIMO DE SOUSA NÃO ESTÁ PREOCUPADO POR TER FICADO ATRÁS DO BLOCO

«O BE nunca fez parte do discurso preparado e apenas quando confrontado pelos jornalistas é que Jerónimo desvalorizou o facto de os bloquistas terem ficado à frente. "A CDU cresce. Não tem de se sentir menos feliz por uma força concorrente ter conseguido mais votos. A nossa satisfação é genuína", afirmou o secretário-geral do PCP. Mas, momentos antes, na sede do partido, os militantes partilhavam uma esperança de que as projecções estivessem erradas e que a noite terminasse com a CDU como a terceira força mais votada.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Pois não está...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a devida gargalhada.»

ESTRANHA FORMA DE CAVACO NÃO COMENTAR AS EUROPEIAS

«Cavaco Silva, que falava aos jornalistas à saída da entrega do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, fez, contudo, questão de sublinhar que, agora que já são conhecidos os novos membros do Parlamento Europeu, "o mais importante para o interesse de Portugal é que o doutor Durão Barroso seja eleito como presidente da Comissão Europeia".

Considerando que Durão Barroso fez "um excelente trabalho no seu primeiro mandato", o Presidente da República disse não conseguir imaginar "algo mais importante para os superiores interesses de Portugal do que a escolha de um português para presidente da Comissão Europeia".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Não comenta mas fica todo contente por a direita ter ganho as eleições na Europa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva o que Durão Barroso já fez por Portugal.»

SIMON LYUTAKOV

HIV - FOUNDATION / FINNIS AIDS COUNCIL