quinta-feira, julho 29, 2010

Políticos sem escrúpulos

Estava à espera que o senhor Palma, um conhecido político da praça, decidiu acusar outros políticos de não terem escrúpulos, na sua coluna no Correio da Manhã até alerta os portugueses dizendo-lhes "Portugueses, preparem-se. Em sede de revisão constitucional a grande questão para políticos sem escrúpulos será esta: como continuar a escapar a uma justiça que funcione de forma igual para todos."

Bem, o senhor Palma, apesar militar no PSD segundo informação de Ângelo Correia, não é um político, é um magistrado. Bem, não é bem assim, apesar de ser magistrado nunca fala nessa condição, fala enquanto sindicalista dos magistrados do Ministério Público. Temos portante um autêntico mutante da vida política, um político que não é político porque é um magistrado, um magistrado que não o é por ser sindicalista, um sindicalista de quem nunca ouvi uma intervenção sobre os problemas laborais dos magistrados, isto é um sindicalista que não é sindicalista.

Estava convencido de que este político-magistrado-sindicalista já não me surpreenderia, por exemplo, não esperava que viesse comentar o caso Freeport, não me passaria pela cabeça que enquanto político viesse questionar o comportamento de uma justiça que quer substituir as salas de audiências pela praça pública, como magistrado viesse assegurar que nem todos os magistrados são gente sem escrúpulos como os que se têm entretido a tentar substituir-se aos eleitores para substituir o governo, como sindicalista viesse questionar como é que um dos seus sindicalizados foi condenado por fazer pressões em nome de alguém que, afinal, era inocente.

Depois de tanto protagonismo político-sindical deste senhor esperava que optasse por ir apanhar ar fresco para debaixo de um chaparro. Mas acabou por me surpreender, o senhor Palma veio disparar sobre aqueles que ele designam por “políticos sem escrúpulos”, mas como político corajoso, magistrado de princípios e sindicalista escrupuloso que é o senhor Palma recusou-se a dizer a que políticos se referia.

Ao que parece o senhor Palma quer um MP totalmente independente, como se para fazerem escutas ilegais a um primeiro-ministro, mandarem cópias de escutas para jornais e como se isso fosse pouco, ainda têm um sindicato para fazer político não bastasse. Também não aceita que o juiz de instrução tenha alguma coisa a ver com as investigações, para além do estatuto de verbo de encher a que os juízes de instrução têm sido remetidos. Pela forma como o senhor Palma até parece que o MP conduz todos os milhares de investigações feitas em Portugal, isto é, se for a PSD a investigar sob a orientação de um magistrado do MP sem tempo para nada tudo bem, ,mas se for um juiz de instrução a meter o bedelho, cuidado que anda por aí políticos sem escrúpulos a atacar o sacrossanto Ministério Público.

Mas o senhor Palma tem razão, há mesmo políticos sem escrúpulos e já que ele não os nomeia para não os enfrentar eu também os indico porque são demasiado cobardes para darem a cara, são políticos demasiado cobardes que, ao contrário daqueles a que o senhor Palma se refere, se comportam como agentes da PIDE e fazem tudo pela calada. Mas esses são os políticos sem escrúpulos bons porque se comportam como sacanas em defesa de uma boa causa.