terça-feira, julho 06, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor silvestre fotografada no Parque Eduardo VII, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

Vale a pena ler o artigo de opinião de Pedro Passos Coelho publicado no "i", está ao nível de um aluno médio de introdução à economia, muito pouco para quem exibe a melhor nota de curso ainda que de uma universidade desconhecida além-fronteiras. Já que Nogueira Leite não se cansa de ajudar o líder do PSD mais valia que lhe tivesse escrito o artigo, sempre seria bem mais interessante.

«O mundo inteiro, e em particular a área euro, vive uma situação complexa e instável, marcada por uma grave crise que começou por ser financeira – com origem no subprime americano e nas debilidades de supervisão – passou a económica, está a voltar a ser financeira e não se sabe em que medida será o prenúncio de alterações importantes na Europa e no mundo.

Sempre soubemos que Portugal nunca ficaria imune a este tipo de acontecimentos globais. Porém, não é nada irrelevante saber se a gravíssima crise que se está a instalar no nosso país é sobretudo uma consequência da situação global ou se apenas foi por esta antecipada e amplificada dadas as condições de base da nossa economia. O mundo mudou em poucas semanas, sem nos dar possibilidade de o prever e de nos ajustarmos, ou andávamos a chocar uma crise inevitável e fomos apanhados pela turbulência externa? A resposta a esta questão, mais do que pretender apurar responsabilidades do passado, torna-se decisiva para determinar qual o melhor programa de resposta à crise.» [i]

O ÚNICO FUTURO

«O casamento é a realização mais espantosa da humanidade. A mais utilizada forma de transmitir a existência e a única eficaz de transmitir a civilização. Que duas pessoas tão diferentes encontrem uma complementaridade fecunda para a vida e, através da sua união, dêem substância e continuidade à comunidade humana é sublime. Mais ainda, uma descrição objectiva do que está implicado na vida quotidiana de um casal mostra a qualquer observador perspicaz que ele é formalmente impossível. As núpcias que permanecem não são as fáceis e sem problemas, porque essas não há. Todos os casamentos são impossíveis. Alguns simplesmente existem e persistem. Os casamentos que duram constituem a realização mais espantosa da humanidade.

O nosso tempo adicionou aqui uma dimensão. Em vez de o considerar como ele é, um bem precioso, frágil e essencial, decidiu procurar formas alternativas de transmitir a existência e a civilização. Sempre houve promiscuidade, adultério, divórcio, união de facto, consequências directas da impossibilidade do casamento. Esta é a primeira época que admira e promove esses comportamentos, enquanto inova furiosamente em contraceptivos e procriação artificial. Além disso, desconfiando da capacidade dos pais para ensinar os valores básicos, entrega ao Estado ou ao mercado essa função. A doutrinação ideológica, mascarada ou não de educação, e os desenhos animados são as formas contemporâneas de transmitir a civilização.» [DN]

Parecer:

João César das Neves opõe ao que designa por fundamentalismo erótico o seu fundamentalismo religioso, não percebe que o mundo mudou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

DEDICADO AOS PEDAÇOS DE ASNO

«O mais emotivo que tivemos até 10 de Junho de 2010 sobre África do Sul anunciava um desastre: jornalistas roubados, violência policial perto dos estádios... O Mundial 2010 ia ser um horror. Comentaristas televisivos desdenhavam do país, sul-africano mas galopantemente africano, incapaz para acontecimento tão importante... Abrindo hoje a última semana do Mundial, faço um balanço. E não, não vou fazê-lo geral, o que é sempre impreciso, nem sublinho uma daquelas características que, não sendo de deitar fora, dizem pouco (género: os sul-africanos são gente simpática...) Vou para pormenores técnicos com consequências que cada um pode reconhecer em sua casa: nunca um Mundial de futebol foi tão bem filmado. E não vale justificar com as melhorias tecnológicas desde o Mundial da Alemanha, há quatro anos: nunca um jogo europeu, daqueles que ainda se faziam em Maio passado, foi tão bem filmado. Os muitos ângulos com que se vê uma marcação de canto, as bochechas de Xavi a tremer no momento do remate, o círculo, filmado de cima, da oração da equipa antes do jogo, o olhar vazio, falhado o penálti, do ganês Gyan, a angústia do uruguaio Suárez seguida de salto de alegria, o choque entre duas chuteiras, o pedaço de relva que salta... Nunca se filmou assim o futebol. E quem filmou chama-se South African Broadcasting Corporation. Como o nome indica, não é de Hamburgo. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COSTINHA DIZ QUE É NECESSÁRIO FORMAR O HOMEM

«O director desportivo do Sporting, Costinha, afirmou hoje que no clube "não basta formar jogadores, tem que se formar homens", considerando que João Moutinho queria sair "para qualquer clube, a qualquer preço".» [CM]

Parecer:

Este Costinha não foi aquele que se virou para a bancada dos adeptos da equipa adversária e fez um gesto menos educado agarrando os ditos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Costinha em que escola andou depois de ter saído do FCP.»

GOVERNO NÃO CORTA SALÁRIOS

«"O Governo não trabalha num cenário de cortes salariais ou de cortes de subsídio. A nossa estratégia está completamente focada no congelamento das admissões, no controlo mais rigoroso das admissões e numa forte contenção salarial", disse Gonçalo Castilho dos Santos.

O secretário de Estado falava aos jornalistas no Ministério das Finanças, em reacção à manchete de hoje do jornal 'i', que diz que "o Governo prepara o maior corte de sempre nos salários da função pública", intenção desmentida "categoricamente" pelo responsável.» [DN]

Parecer:

Enfim, a promessa vale até que se alterem as circunstâncias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

PORTUGAL DEIXA DE ESTAR NO TOP 10 DOS PAÍSES EM RISCO DE BANCARROTA

«Portugal conseguiu, no final do segundo trimestre, sair do grupo dos 10 países e estados com maior probabilidade de default (incumprimento da dívida soberana) num horizonte de cinco anos na percepção dos investidores no mercado dos credit default swaps (cds).

Também a Espanha e a Irlanda viram o seu risco diminuir para níveis abaixo dos 20%, afastando os dois países da probabilidade de entrada no "clube" dos 10 de maior risco.

No entanto, estes três países da zona euro mantêm-se no grupo mais alargado dos 20 de maior risco à escala mundial, segundo o relatório de balanço do segundo trimestre realizado pela CMA Datavision e divulgado esta manhã em Londres.

O último lugar desse TOP 10 foi ocupado pela Roménia e países como a Letónia e a Bulgária encontram-se em posições muito próximas da fronteira deste "clube" de alto risco. A "frente de Leste" da União Europeia emergiu como o pólo de especulação mais recente no mercado dos cds.» [Expresso]

Parecer:

Uma boa notícia, ainda que apenas para os que desejam o progresso do país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Cavaco Silva que a situação está menos insustentável.»

IGOR VOROBEY

COMISSÃO EUROPEIA