domingo, julho 04, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Saudades da minha praia, Algarve

JUMENTO DO DIA

Fernando Nobre, candidato presidencial

Começa a ser deprimente ver Fernando Nobre namorar apoio de personalidades o que para uma candidatura que se afirma fora do sistema partidário é um contra-senso já que namora precisamente ex-presidentes do PS e do PSD. Primeiro foi o apelo sistemático ao apoio de Mário Soares, agora o de Menezes que nem se deu ao trabalho de ir à CM de Gaia, onde lhe emprestou as instalações. Haja dignidade., por este andar ainda vai apelar ao apoio de D. Duarte, o que até faria sentido tendo em conta o currículo monárquico do candidato.

«O candidato presidencial Fernando Nobre iniciou hoje em Gaia um périplo pelos municípios, declarando que o "honraria" um eventual apoio do "amigo" Luís Filipe Menezes, que disponibilizou o edifício da presidência para o receber, mas não compareceu ao ato.

"O Dr. Luís Filipe Menezes é um amigo de longa data e é evidente que ele e outros, que não apenas ele, me honrariam se acreditarem que eu possa representar uma mais valia para o país", disse Fernando Nobre.» [i]

PEDRO PASSOS COELHO, O LÍDER PERDIDO EM PARTE INCERTA

Já repararam que Pedro Passos Coelho quase desapareceu e deixou de dar a cara pelas suas decisões, deixando a tarefa a Miguel Relvas e outras personalidades? Pois é, Pedro Passos Coelho deixou de ter linha política para seguir o guião decidido pelos assessores de imagem. Será que o lugar de vice-primeiro-ministro de um futuro governo do PSD é assumido por inerência de funções pelo gestor da empresa de imagem contratada pelo PSD?

"VOLVER", POR CARLOS GARDEL

COISAS ESTRANHAS

Muitos dos que hoje criticam o veto do negócio da Vivo num passado recente rejubilaram por terem conseguido forçar o governo a impedir a compra da TVI pela PT. A defesa do mercado sim, mas só quando lhes interessa.

BURACO NA BELA VISTA

Parece que para a CML os parques da cidade servem para organizar concertos, pouco importando o prejuízo provocado para a natureza nas poucas zonas verdes que existem na cidade. Como se isso não bastasse parece que os organizadores dos concertos fazem o que querem, no caso da realização do Rock in Rio a organização parece ter tido direito ao exclusivo do parque enquanto quis e deixou muito pior do que o que encontrou.

Parece também que as obras foram feitas sem qualquer vigilância por parte da CML como se vê pelo "buraco" que ficou por tapar. Por comodismo ou por preguiça esta tampa ficou por colocar dando lugar a um perigoso alçapão disfarçado pelas ervas, onde qualquer criança pode cair e morrer ou sofrer ferimentos graves. Isto prova que a CML não exerceu qualquer vigilância sobre as obras realizadas e nem se deu ao trabalho de vistoriar o parque antes deste ser aberto ao público.

Parece que a CML está mais preocupada em ajudar os lucros dos organizadores de concertos do que com a qualidade de vida e a segurança dos lisboetas.

LELLO, O AVIÃO E OS CREDORES

«Em viagens curtas de avião, os deputados passam a ir em classe económica. Antes viajavam em executiva. É uma medida que se insere na vontade de os de cima mostrarem aos de baixo que estamos todos no mesmo avião. Há nessas restrições alguma poupança real (a executiva custa, às vezes, quatro vezes mais), mas o que há, sobretudo, é a intenção de os políticos se mostrarem solidários com o apertar geral do cinto. Ainda há dias, Sarkozy determinou que em território francês os políticos só viajariam de avião quando não houvesse ligações de comboio. Há demagogia nessas medidas, pois há. Passar de executiva para económica equivale dizer àqueles a quem a crise fez passar de empregado para desempregado que há uns que cortam as unhas enquanto eles tiveram os dedos cortados, pois é. Mas o simples anúncio da poupança é o reconhecimento de um dos fundamentos da democracia: quem manda tem de justificar-se perante quem o elegeu. A restrição isentava o presidente do Parlamento, mas Jaime Gama disse que também ele passará a viajar em económica. Gama percebeu. Já o deputado José Lello disse: "É degradante (...) O que dirão os nossos credores se a segunda figura do Estado viajar em económica?" Lello não percebeu duas coisas. A primeira é que todos os credores apreciam que os devedores poupem. A segunda é que os credores não são para aqui chamados; os eleitores, sim. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CULPA É DO BERLUSCONI

«Aculpa do que se está a passar na Portugal Telecom (PT) - em que não se olha a meios para comprar ou travar a compra da Vivo pela Telefónica - não é nem dos espanhóis, nem de José Sócrates. Há mais de um ano que a Telefónica tenta uma fusão com a Telecom Italia. Face à oposição do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, os espanhóis viraram-se para a Vivo.

Ironias à parte, serve isto para dizer que a intervenção estatal em negócios privados não é inédita. E Espanha não é, de todo, virgem nestas matérias. Dirão: mas Espanha não tem golden-share. Não, mas usa a teia jurídica para impor condições impensáveis a quem ouse cobiçar as suas empresas ou o seu mercado. » [JN]

Parecer:

Por Joana Amorim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NOVAS COMPRAS DAS FORÇAS ARMADAS FORAM RECALENDARIZADAS

«Augusto Santos Silva falava no Funchal após a cerimónia das comemorações do 58.º aniversário da Força Aérea, que decorre este ano pela primeira vez na Madeira. “O PEC aprovado pelo Governo e na Comissão Europeia no início do ano, no que diz respeito ao equipamento militar, tomou a seguinte medida: até 2013 não podemos iniciar novos programas de aquisição de equipamentos, os que estão em curso devem ser concluídos", disse, citado pela agência Lusa. » [CM]

Parecer:

Depois de Pedro Passos Coelho lhe ter garantido um lugar num futuro governo já deve estar a crescer água na boca a Paulo Portas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MOSTRA RENDIMENTOS

«Os directores e subdirectores-gerais vão passar a ser obrigados a entregar uma declaração com os seus rendimentos e interesses no Tribunal Constitucional, como fazem actualmente os políticos.

A norma foi ontem aprovada na comissão parlamentar eventual de combate à corrupção, que encerrou os seus trabalhos, aprovando, na especialidade, diversas alterações às leis que regulam o combate aos crimes de colarinho branco. Agora todo o pacote legislativo será devolvido ao plenário da Assembleia da República, para votação final e global.» [DN]

Parecer:

Não entendo porque razão os directores-gerais e subdirectores-gerais, que ganham meia dúzia de tostões, declaram os rendimentos enquanto os administradores nomeados pelo Estado para empresas privadas onde tem uma participação e ganham milhões nada declaram.

Também não percebo no que é que isto combate a corrupção, até parece que os corruptos declaram o que receberam para efeitos fiscais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a razão ao PS.»

SANTANA APOIA VETO NA PT

«No entanto, ontem, o Governo teve outro apoio inesperado, o do ex-líder do PSD Pedro Santana Lopes. No seu blogue pessoal e face à pergunta sobre o interesse estratégico da Vivo, Santana deixou até uma "sugestão" aos que criticaram o veto do Governo ao negócio: "Querem ponderar as razões que levam a tanto interesse da Telefónica? Será que duvidam do interesse estratégico que a Telefónica atribui à Vivo? Então, é admissível o interesse estratégico para a Telefónica mas, para nós, já não?"» [DN]

Parecer:

Aos poucos a falsa unidade e unanimidade no PSD vai-se desmoronando.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Miguel Relvas.»

É DESTES SPORTINGUISTAS QUE EU GOSTO

«A notícia é avançada pela SIC.

Ainda não se conhecem os valores envolvidos na transferência. O médio estava descontente com a situação em Alvalade e há três dias que não treinava com o restante plantel.

Foi também noticiado por vários jornais que terá discutido mesmo com o director desportivo leões, Costinha.» [DE]

Parecer:

Ontem era capitão da equipa, hoje joga para o Pinto da Costa, digamos que o Costinha está a fazer um bom trabalho ao serviço do ... FCP.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

FALA-SE DA FUSÃO DA PT COM A OI

«Os principais accionistas da PT estão a estudar a possibilidade de uma fusão com a brasileira Oi. Seria uma forma de obter luz verde do Governo para vender a Vivo aos espanhóis.

Os principais accionistas da PT estão a estudar a possibilidade de uma fusão com a operadora brasileira Oi, de forma a encontrar uma alternativa no Brasil que permita obter luz verde do Governo à venda da Vivo.

Ao que o Diário Económico apurou, este movimento - mais ambicioso do que apenas a entrada no capital da operadora brasileira - permitiria matar dois coelhos com uma só cajadada: por um lado, os interesses estratégicos que o Governo português pretende defender estariam assegurados, uma vez que a PT continuaria no Brasil. Desta forma, José Sócrates poderia autorizar a venda da Vivo à Telefónica por 7,15 mil milhões de euros, sem com isso perder a face após o veto da ‘golden share' na recente assembleia geral. Por outro lado, uma fusão seria viável para os accionistas da Oi, quer para os privados, quer para os públicos, porque também o Governo brasileiro não aceita ceder o controlo da Oi a investidores portugueses.» [DE]

Parecer:

Seria a primeira grande empresa luso-brasileira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se o negócio.»

INQUÉRITO A SÓCRATES ENCERRADO

«O Ministério Público decidiu hoje encerrar o inquérito ao primeiro ministro, aberto na sequência de uma queixa da jornalista Manuela Moura Guedes, por considerar que as afirmações relativas ao "Jornal de Sexta" não constituem crime de difamação.

"Só devem ser realizadas diligências em inquérito quando existirem indícios da prática de crime, (...) o que, no caso, não acontece", refere a decisão hoje divulgada. » [Expresso]

Parecer:

Se o inquérito não tinha pernas para andar a intenção do magistrado que tentou o levantamento da imunidade a José Sócrates só pode ser interpretada como uma tentativa de enxovalhar o nome do primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao magistrado o que pretendia ao levantar a imunidade de Sócrates.»

PAOLO INSELVINI