sexta-feira, julho 23, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Peniche

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento acompanhou os trabalhos da Comissão Nacional do PSD que discutiu o projecto de revisão constitucional que se prolongou por longas horas pois os conselheiros não conseguiam chegar a qualquer conclusão quanto à extensão do conceito de "motivo atendível" para efeitos de despedimento.

A dúvida estava em saber se uma secretária recusar-se a ir para a cama com o patrão era ou não um motivo atendível para que pudesse ser despedida. De um lado estavam os que questionavam se o facto de se ser secretária implicava um relação e de intimidade e confiança idêntica à do casamento, se assim fosse tal como a não consumação do casamento era motivo para o divórcio a recusa de ir para a cama com o patrão seria também a recusa da consumação da confiança e intimidade exigidas para o desempenho de determinadas funções. Se no casamento a recusa da consumação é motivo atendível para o divórcio então faz sentido que a recusa da consumação laboral seja igualmente motivo atendível para o despedimento.

Se os mais liberais, como Miguel Relvas, defendiam aquela posição, a corrente social democrata liderada pelos barrosistas questionava se deveria haver reciprocidade, isto é, se o patrão não consumasse o acto porque se metia nos copos ou porque a mulher não o permitia então poder-se-ia colocar a questão de neste caso haver motivo atendível para a secretária despedir o patrão.

Passos Coelho impôs a calma e garantiu que o PSD sempre foi pela liberdade e que com esta alteração não tinha por objectivo aumentar a população, isso é problema que preocupa Cavaco Silva, mas sim assegurar a criação de emprego e a manutenção de relações laborais estáveis, se tudo corresse bem no relacionamento entre o patrão e a secretária esta só teria a ganhar pois ao ir para a cama com o patrão deixaria de estar numa situação de precariedade.

JUMENTO DO DIA

José Pedro Aguiar-Branco

O deputado do PSD e ex-candidato à liderança do PSD discordou das linhas gerais do projecto de revisão constitucional, discordou ainda do momento da apresentação, mas optou por bater no governo numa reunião destinada a debater a revisão constitucional e acabou por aprovar o projecto e o calendário propostos.

A isto chama-se ser coerente e ter coluna vertebral, em nome da unidade e da obediência ao chefe (até porque com as sondagens cheira a poder) o país que se lixe!

«Outro ex-candidato a líder, José Pedro Aguiar Branco, optou por eleger a Assembleia da República como o local mais certo para fazer conhecer as suas posições mas também votou a favor. Manifestou contudo a discordância sobre a maioria da linhas gerais do ante-projecto de revisão constitucional. Em declarações à entrada para o Conselho Nacional, Aguiar Branco preferiu atacar o Governo sobre a derrapagem das contas públicas. "o Governo não está a fazer o trabalho de casa", disse Aguiar Branco.» [Correio da Manhã]

OBRIGADO CAVACO, AS PME ESTÃO-TE ETERNAMENTE GRATAS

Parece que Cavaco não foi a Angola para cortar a fita na inauguração de uma fábrica, também cortou fitas a acordos entre o governo português e o governo angolano em Abril:

(Sapo Notícias)

Se não fosse a preciosa ajuda de Angola o que seria da economia Portuguesa. Obrigado Cavaco, Deus te pague!

(dica do "Correio Preto")

APOSTA

Com Pedro Passos Coelho a dar sucessivos tiros nos pés aposto que não tarda muito para que surja uma erupção de notícias relacionadas com o caso Freeport e/ou o caso Face Oculta, se não forem novas escutas será a reedição de notícias velhas. Há que recuperar a imagem do tal rapaz que ainda não percebeu qual a diferença entre gerir uma associação de estudantes e governar um país.

POIS, É MAIS FÁCIL DRAMATIZAR DO QUE PROPOR SOLUÇÕES

Afinal, Medina Carreira só sabe que não sabe, enfim, nada mau para um velho sabichão:

«Quanto ao trabalho, não sei se a proposta do PSD é boa ou é má. A única coisa que sei é que, se não conseguirmos criar em Portugal condições de concorrência com os outros países da Europa, não temos condições de investimento em Portugal. Se é preciso mexer nas leis do trabalho, nos impostos, na burocracia, na corrupção ou no arrendamento... eu não sei exactamente o que fazer. Sei é que temos de criar condições de concorrência, senão não há investimentos em Portugal.» [Renascença via Câmara Corporativa]

Se Medina Carreira não sabe o que fazer estamos mesmo tramados, era a última esperança do país, ainda que ande há anos a tentar tirar-nos a esperança.

O ACIDENTE QUE É O 'REI GHOB'

«Fez uma casa maluca, que ofereceu aos olhos dos habitantes de Carqueja, e fazia vídeos malucos, que oferecia ao mundo no YouTube. Os vizinhos estão muito surpreendidos porque o pensavam só "excêntrico", que é como agora se chama aos malucos. Gente que faz casas malucas, vídeos malucos e é conhecida pelos vizinhos como maluca há em doses pequenas para tranquilizar a nossa normalidade e até é geralmente útil para colorir a vida. Mas há também malucos como o "rei Ghob", de Carqueja. Não são de prever, nem como parte pequena e original, e quem dá por eles - quem dá por eles mesmo a sério, não nós que só nos interessamos pela notícia freak - sofre-os como a um acidente. Não vale a pena queixarmo- -nos das autoridades que deviam prever, dos vizinhos que deviam alertar, dos familiares das vítimas que deviam estar atentos... É que gente desta é mesmo como um acidente. Acontece. E infeliz de quem lhe esteve próximo. O pior que se pode fazer com os "rei Ghob" é estudá-los e tentar compreendê-los - além de tarefa inútil, exige demasiado tempo porque cada caso é um caso. Hoje, o acidente calha assim, amanhã, assado, por isso se chama "acidente", isto é, o que é imprevisto, casual, fortuito. A única conta que conta é o rol das vítimas. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O ESTADO DA NAÇÃO

«A vida política tem algo a ver com o que se passa no futebol: a incerteza do resultado e por vezes o resultado injusto de um desafio, é o que leva à sua apaixonada mas por vezes injusta análise, por esta ser quase sempre influenciada apenas pelo resultado do último jogo. Tem isto a ver com o debate do Estado da Nação que todos os anos se efectua no Parlamento.

No seu primeiro mandato como primeiro-ministro, o estilo liderante e determinado com que José Sócrates exercia a política era frequentemente referido pelos analistas e pela opinião pública como uma qualidade apreciada, recebendo mesmo rasgados elogios vindos de sectores de onde não seria prevísivel virem tão simpáticas referências. Isso deveu-se evidentemente ao sucesso conseguido com a governação na época, desde o êxito na rápida redução do deficite público, passando pela introdução do "simplex" na administração pública, até à corajosa reforma do sistema de segurança social.

Mas tal não deixa de contrastar com as análises hoje feitas, provavelmente pelas mesmas pessoas, quer quanto ao seu arrogante estilo, quer ainda quanto às suas insuficientes qualidades para governar o país. Havendo tanta gente neste momento a debater o Estado da Nação, e tendo lido e ouvido tanta injustiça a seu respeito, confesso que sinto uma grande necessidade de chamar a atenção de que é preciso ser justo: o seu a seu dono!

Se é verdade que o país atravessa uma grave crise também é preciso compreender que ela tem duas origens, ambas estruturais: uma interna e outra externa. A interna é a resultante de desequilíbrios financeiros acumulados no país ao longo das últimas décadas, por um lado resultantes da perda de competitividade da nossa envelhecida economia e, por outro, da repercussão no país da acentuada quebra da economia europeia, por sua vez resultante da pouco sustentada adesão de alguns países ao euro, e de um alargamento excessivamente rápido da União Europeia. A externa é o resultado da crise iniciada em 2008 nos EUA, que começou com o ‘subprime', e que veio posteriormente pôr a nu os efeitos mundiais da catastrófica desregulamentação do sistema financeiro norte-americano.

Basta ler as noticias que diariamente vêm dos EUA e da Europa, e comparar os seus indicadores económicos e sociais com os nossos, para compreender que a crise que hoje enfrentamos no país pouco tem a ver com o eng. José Sócrates mas é, pelo contrário, o resultado de uma crise generalizada por todo o Ocidente. A sua culpa é a culpa de todos os dirigentes por todo o mundo que não tiveram a capacidade de prever a gravidade dos desequilíbrios que estavamos a viver. Mas na política é como no futebol: o resultado do último jogo é que conta! » [DE]

Parecer:

Por Murteira Nabo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«Com a revelação das escutas telefónicas do processo "Face Oculta", o jornal Sol, dirigido por José António Saraiva, não prejudicou a investigação em curso mas perturbou-a. É esta a tese do Ministério Público, que acusou cinco jornalistas e a advogada do semanário pelo crime de violação do segredo de justiça devido às notícias publicadas sobre a tentativa da PT para comprar a TVI.

Segundo a procuradora Maria de Lurdes Pereira, do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), os arguidos - Vítor Rainho, Felícia Cabrita, Ana Paula Azevedo, Luís Rosa, Graça Rosendo e a advogada Fátima Esteves - "causaram forte perturbação na investigação" de Aveiro. Porquê? Eis a explicação: "Porque suscitou boatos de que teriam sido elementos da investigação [do caso Face Oculta] que teriam procedido à divulgação das transcrições das conversas" que constavam do processo, explica a procuradora do DIAP, para quem a existência de tais boatos chegou mesmo a "lançar sobre os investigadores de tal processo públicas acusações de 'espionagem política'".» [DN]

Parecer:

Um dia destes ainda vão lembrar-se de acusar Manuela Moura Guedes de ter perturbado a investigação do caso Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PS E CDS COMPLETAM LEI DO PSD

«Afinal o Presidente da República não será o único ocupante do Palácio de Belém a ter um corte no seu ordenado (5%, como os restantes titulares de cargos políticos); os seus assessores também terão.

À última hora, por acordo entre o PS e o CDS, os membros do gabinete de Cavaco Silva vão ser incluídos no leque de assessorias políticas alvo desta medida simbólica de poupança orçamental. E o mesmo deverá acontecer com os assessores dos gabinetes dos governos regionais, também por acordo entre os dois partidos.

De fora deverão ficar as assessorias dos grupos parlamentares da Assembleia da República. O CDS não admite incluí-las, dizendo que cada bancada tem autonomia para gerir como quer os vencimentos dos seus assessores, em função da subvenção que recebe do Estado. » [DN]

Parecer:

Bem feito!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

OBRIGADO CAVACO!

«No saldo da viagem, o Chefe do Estado já leva uma vitória: um passo em frente na resolução das dívidas pendentes. Por isso, mostra-se satisfeito quando reencontra aqui alguns dos empresários que se queixaram, numa audiência com o Presidente antes da visita, desta situação: "Encontrei alguns empresários portugueses com um sorriso bem diferente daquele que tinha detectado no Palácio de Belém."

Cavaco confirmou que "já foram assinados vários acordos" para a liquidação da dívida e adiantou que "as autoridades [angolanas] querem que até ao final desta semana ocorram reuniões com todos os empresários das grandes empresas". O que está previsto é que o pagamento seja feito numa tranche inicial correspondente a 40% da dívida e as restantes tranches de forma faseada. Quanto às pequenas e médias empresas, Eduardo dos Santos adiantou que os credores receberão o dinheiro num prazo de dois meses.» [DN]

Parecer:

Estou sem palavras perante tão grande ajuda dada por Cavaco aos empresários portugueses que já podem sorrir.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que se informe do que o governo tinha acordado muito recentemente com Angola.»

FERNANDO ULRICH: CAMPANHA DO SANTANDER FOI LAMENTÁVEL

«Refere, no entanto, que a campanha que o Santander Totta fez na altura em que circulavam os rumores, assumindo-se como um banco sólido, foi "absolutamente lamentável". "Considero absolutamente lamentável que outro banco estivesse a fazer nessa altura uma campanha a dizer que é sólido", acrescenta. "A campanha do Santander Totta foi de uma infelicidade total. Foi incorreto com Portugal e com os portugueses" e até com os bancos portugueses, porque nessa campanha esteve a comparar-se com eles.

"Não estou a insinuar que foram outros bancos a gerar os rumores de problemas no BCP mas há climas que se criam e não se deve contribuir para isso", conclui.» [Expresso]

Parecer:

É bom recordar que o actual e o anterior presidente do Santander Totta têm merecido o estatuto de oportunistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o Banco de Portugal porque não interveio face a uma campanha publicitária que lançava dúvidas sobre a solidez dos bancos portugueses.»

AMOR E SUBMARINOS

«Engoliu em seco, bebeu água três vezes e disse que não estava a perceber. Foi a primeira reacção do presidente da Inteli, empresa contratada para fazer a peritagem às contrapartidas no concurso dos submarinos, quando no mês passado lhe perguntaram no tribunal central de instrução criminal ("Ticão") se conhecia, ou tinha algum relacionamento pessoal com alguém ligado ao processo. José Rui Felizardo acabou por negar tudo na inquirição. Mas o presidente da Inteli assumiu este mês uma posição diferente. Quando, na semana passada, a SIC fez uma notícia sobre o relacionamento amoroso entre o presidente da empresa da peritagem das contrapartidas e a procuradora-adjunta do inquérito, o mesmo Rui Felizardo assumiu a relação amorosa com a procuradora Carla Dias, que já então mantinha, e explicou mesmo que a hierarquia do Ministério Público fora informada.» [i]

Parecer:

Enfim, as procuradoras não são de ferro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Desejem-se as maiores felicidades ao par.»

A DIREITA ENLOUQUECEU

«Em artigo de opinião publicado hoje na revista "Visão", Freitas do Amaral critica Bruxelas, considerando "inexplicável que, numa óptica anglo-saxónica, a Comissão Europeia e o Tribunal do Luxemburgo queiram acabar com as 'golden shares', fazendo de conta que não percebam que estas constituem um 'veto jurídico' necessário aos países sem força económica bastante para usar e abusar do "veto político'. Dois pesos, duas medidas!", acusa.

Para Freitas do Amaral, "a PT, a EDP, a Galp (e a TAP!) estão entre os nossos 'campeões nacionais'." Aliás, prossegue, "se formos para o neoliberalismo apátrida, não faltam congéneres suas que as poderão adquirir como quem compra um maço de cigarros ou uma caixa de fósforos". Mas Portugal "não pode ficar sem elas, pois são para nós empresas estratégicas, são o melhor que fomos capazes de pôr de pé nas últimas décadas, em boa parte com o dinheiro dos nossos impostos."» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Uns querem privatizar tudo, outros querem nacionalizar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Freitas do Amaral onde ia arranjar o dinheiro.»

A BLOOMBER NÃO PERCEBE NADA DE HISTÓRIA

«Elogio ou não, Salazar recebe o título de “melhor investidor sem ganhos”, já que foi o responsável pela aquisição de 695 toneladas de ouro em 24 anos. E tudo com receitas de exportações como volfrâmio e atum enlatado.

Como o ouro valorizou 26% no ano passado e este é o décimo ano de valorizações consecutivas, a decisão do antigo ditador deixa o país com um activo cada vez mais valioso, diz a Bloomberg. Mas também um de que não pôde beneficiar nas situações de maior aperto por que já passou.

João Lima da Bloomberg explica assim, que Salazar poderia ser lembrado como “o melhor investidor português”, se as regras do Banco de Portugal (BdP) “permitissem ao país beneficiar do seu negócio mais astuto: A maior reserva de ouro da Europa”, face à dimensão da sua economia.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Uma opinião muito duvidosa e reveladora de uma grande ignorância, sendo lamentável que hajam jornalistas que nada sabem de história e que fazem história económica desta forma.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao rapaz da Bloomberg se sabia que as exportações eram ajudadas por uma ditadura e que ao mesmo tempo de vendia volfrâmio à Alemanha Salazar recebia ouro, parte dele de origem duvidosa.»

FERREIRA LEITE REAPARECEU

«A deputada do PSD Manuela Ferreira Leite manifestou-se esta quarta-feira «absolutamente contra» cortes nos vencimentos de assessores, afirmando não entender «o benefício em termos financeiros e morais» da medida e criticando o PS por a querer estender a mais gabinetes, avança a Lusa.

«Eu sou absolutamente contra este tipo de medidas», afirmou a parlamentar e antiga líder social-democrata durante a comissão de Orçamento e Finanças, enquanto se discutia a proposta do CDS-PP para reduzir em cinco por cento os salários dos gabinetes da Presidência da República, do Governo, dos Governos Regionais, dos presidentes e vereadores de Câmaras Municipais e Governadores Civis e depois de o PS ter apresentado uma proposta para abranger novos gabinetes. » [TVI]

Parecer:

Mas só quando foram atingidos os rendimentos dos assessores de Cavaco Silva. Cá por mim assessores como Fernando Lima trabalhavam a troco de uma mão cheia de figos, não merecem nem valem mais do que isso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferreira Leite se concorda com tudo o resto que o seu líder e sucessor tem vindo a propor.»

NO "CORREIO PRETO"

O post "Labor de uns para uma medalha presidencial":

«Em Angola, Cavaco Silva ouviu o presidente José Eduardo dos Santos a anunciar que o país estava disposto a pagar as dívidas a começar pelas pequenas e médias empresas". E logo os jornalistas - tanto os que acompanham a visita do chefe de Estado e os outros que ficaram por Lisboa - trataram de traçar loas aio sucesso de Cavaco Silva. Mas infelizmente o jornalismo vive de memórias curtas. Curtíssimas.

O plano da dívida angolana foi traçado em Março deste ano por Luanda e acordado com Teixeira dos Santos, em Abril, durante a visita do governante português a Luanda. Nesse plano, constava o pagamento em três fases. A primeira destinava-se precisamente às PME portuguesas. O anúncio foi feito por Carlos Feijó (na foto), ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência, um dos homens com verdadeiro poder em Angola.

Mas ainda antes, Teixeira dos Santos anunciava a criação de uma linha de crédito a Angola para pagar as dívidas às PME portuguesas.

O que é curioso é a forma como se faz passar a mensagem que Cavaco Silva foi cobrar as dívidas, conseguindo um retumbante sucesso. »

STELMAKH EDUARD

A MODA DOS BEIJOS DOS FUTEBOLISTAS PEGOU

CANAL +