segunda-feira, julho 12, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores da Quinta das Conchas

JUMENTO DO DIA

Luís Filipe Menezes, autarca

Luís Filipe Menezes esperou que os outros políticos fossem a banhos para dar nas vistas, para ele Sócrates deve estar tão grato a Pedro Passos Coelho que se deve abster de o criticar por maior que seja a asneira que faça. Ao que parece deve estar grato pela trapalhada da comissão parlamentar de inquérito ou por ter ido a Espanha criticar o governo do seu país. É por estas e por outras que Menezes foi um desastre na liderança do PSD.

«Luís Filipe Menezes acusa o primeiro-ministro de estar a «ultrapassar os limites» nas críticas a Passos Coelho, avisando que o PSD começa mesmo a ficar «farto».

«José Sócrates está a ultrapassar os limites, porque ao longo das últimas semanas foram várias as situações em que o PSD e Passos Coelho apararam as trapalhadas de Sócrates», disse à Rádio Renascença. » [Portugal Diário]

E, NO ENTANTO, O MUNDO REBOLA

«Nos desportos, os Estados Unidos exerceram sempre a sua golden share. Chegou-lhes o cricket do estrangeiro e transformaram- -no em basebol. Veio o râguebi e fizeram o futebol americano (nacionalização dupla: acabaram com as hipóteses locais do râguebi e registaram a palavra football, obrigando o legítimo a inventar nome esquisito, soccer)... Ao futebol, além do desvio do nome, empurram-no para um destino pouco viril, promovendo-o nas equipas femininas e insinuando que era desporto dos filhinhos de mamãs da classe média que não trabalham. Em todo o mundo o futebol apareceu onde operários instalavam os cabos submarinos; nos EUA desapareceu porque nunca foi o desporto de quem usa fato-macaco. E assim nasceu um dos mistérios contemporâneos: como é que a pátria da globalização não adoptou o mais global dos fenómenos? Parecia assunto arrumado. Pois não é: hoje, no átrio principal da Grand Central Terminal, em Nova Iorque, a maior estação de comboios do mundo (e tão nossa conhecida por causa de Hollywood: Intriga Internacional, Cotton Club, O Príncipe das Marés...) haverá um ecrã gigante para o Espanha-Holanda. A última vez que um desporto o merecera foi nas World Series de 1996, nas finais do campeonato de basebol. Ele há sinais que valem mais do que prognósticos de polvo.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FIDEL APARECE EM PÚBLICO

«A Imprensa cubana publicou este fim-de-semana novas fotografias do ex-presidente Fidel Castro, tiradas durante a sua primeira aparição pública desde 2006.

As fotos foram tiradas na quarta-feira, durante uma visita que Castro, de 83 anos, realizou a um instituto de investigação científica em Havana. Nas imagens, o ex-líder cubano parece mais magro mas bem de saúde.» [CM]

Parecer:

Desde que adoeceu já morreram vários opositores, um deles na sequência de uma greve de fome.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Que viva o suficiente para sofrer um pouco do que fez sofrer aos seus opositores.»

C RISE LEVA EMPRESÁRIOS AO PSICÓLOGO

«A crise fez surgir um novo tipo de doentes nos consultórios de psicólogos: empresários e pessoas empregadas que têm medo de perder o nível de vida que tinham e já não se vêem capazes de fazer face às despesas. E segundo vários especialistas, neste momento, devido à crise económica, está a assistir-se a uma corrida destas pessoas às consultas devido a sintomas de ansiedade, insónias e medos provocados pela incerteza do futuro.

"Recebi um empresário em pânico, porque na sua empresa estão cada vez mais reduzidos, tiveram de fazer vários despedimentos e também perdem vários trabalhos por falta de pessoal", contou ao DN Lídia Craveiro, psicóloga clínica, mostrando que a preocupação de muitos não é apenas a nível pessoal, mas sim também por terem a seu cargo várias famílias.» [DN]

Parecer:

Desta vez só o Louçã parece ter melhorado a saúde com a crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Crie-se o passe psicólogo para empresários.»

JOE BERARDO: NACIONALIZAR TUDO E COMEÇAR DE NOVO

«Para o empresário Joe Berardo, uma das soluções para Portugal sair da actual crise financeira passa pelo Governo "nacionalizar tudo e começar tudo de novo".

O comendador considerou, em entrevista à Lusa, que se perspectiva "um problema dramático nos próximos cinco anos" para a economia nacional.

"Estamos a brincar com o lume. Portugal está completamente endividado, ao nível do Governo, das empresas e privados", opinou, acrescentando que o país "não se pode dar ao luxo" de fazer exigências.» [DN]

Parecer:

A brincar, a brincar, ...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Joe Berardo se tenciona candidatar-se à liderança do BE.»

EMPRESAS ESPANHOLAS PREOCUPADAS COM VITÓRIA NO MUNDIAL

«“Se a 'Roja' ganha, tu ganhas', garantiu a Toshiba, que colocou em marcha uma campanha que prevê reembolsar os compradores de televisões e computadores de gama média e alta, adquiridos entre 10 de Abril e 10 de Junho, caso vença a selecção espanhola. Com esta campanha, a marca a empresa esperava vender cerca de 20 mil aparelhos, o dobro do habitual.

Um outra empresa, a PC City deixou-se tomar pela febre do Mundial e lançou uma campanha, ao abrigo da qual dava 10 euros por cada golo de Espanha no Mundial a cada cliente que comprasse uma televisão igual o superior a 32 polegadas. Todos os golos menos os que fossem marcados por penaltis. Para já, cada cliente tem a haver sete euros.

O fabricante de GPS “Tom Tom” foi mais incisivo na oferta: “Se Espanha ganhar a final, devolvemos o dinheiro”. A campanha contempla o reembolso de quatro modelos de GPS. A mesma estratégia foi montada em Portugal, Alemanha, Brasil, França, Holanda, Itália, México e Reino Unido, pelo que a companhia deve estar preparada para arcar com o prejuízo.» [JN]

Parecer:

As empresas portuguesas tiveram sorte.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o empenho de Queiroz na saúde financeira das nossas empresas.»

NO "JONASNUTS"

O post "Links são pirataria":

«De acordo com esta notícia do Público, uma associação processou ou vai processar a PT porque nos Blogs do SAPO há Blogs com LINKS para conteúdos que os senhores acham ilícitos.

Ora bem, os ficheiros não estão alojados no SAPO (os Blogs do SAPO ainda não permitem o alojamento de ficheiros), portanto os senhores queixam-se dos links.

Não vão atrás dos sítios onde estão alojados os tais conteúdos supostamente ilícitos, vêm atrás do serviço que aloja os Blogs que linkam para os conteúdos que eles acham errados.

Qualquer dia vão querer que os serviços detectem à partida os utilizadores que linkam para conteúdos que eles achem ilícitos. E depois vão querer deitar abaixo os blogs onde os utilizadores exprimem a sua opinião. E vão querer nomes e moradas, de preferência, automaticamente. Por fax, claro.

Mais um bocadinho e querem acesso ao backoffice dos Blogs para poderem apagar à discrição, não?

Meus senhores, vão-se catar. Um link não é crime. Os links são a base da web (e não só). Aprendam um bocadinho mais sobre o meio que tanto vos assusta, e talvez o consigam pôr a trabalhar a vosso favor.

Mas deixem-me em paz. Burros.»

POVERTY WITHIN WHITE SOUTH AFRICA [Boston.com]

SUMMER IS HERE [Boston.com]

ALFRED WEISSENEGGER

BASSMA