segunda-feira, novembro 05, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Montra no Chiado, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Jim Watson, AFP]

«Presidente George Bush is saluted by U.S. marine Corps 1st Lt. Andrew Kinard (in wheelchair) as he walks off Air Force One at the Columbia Metropolitan Airport in South Carolina. Kinard lost both legs in Iraq.» [USA Today]

JUMENTO DO DIA

O que fez António Costa em cem dias?

Ficámos a saber o que António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fez em cem dias de liderança da autarquia, pagou dívida. Isto é, como tem um excelente vereador na área das finanças, cabendo ao presidente apenas a assinatura dos cheques, teremos que concluir o óbvio, que em cem dias António Costa não fez nada.

OS NOVOS EXAMES ÀS TESTEMUNHAS DO PROCESSO CASA PIA

É verdade que para um jovem que tenha sido abusado sexualmente a realização de novos exames médico-legais constitui uma violência, que somada a um processo judicial tão demorado torna a sua existência difícil. Mas também é verdade que há um princípio básico do direito segundo o qual a prova deve ser produzida em tribunal e estando em causa a condenação ou absolvição de acusados não se pode transigir na defesa deste direito.

Lembro-me do tempo do processo Casa Pia, a que alguns já chamam primeiro processo, os defensores da acusação generalizada defendia que se tinha de confiar na justiça. Ora se era necessário confiar na justiça na fase da produção da acusação, quando os acusados quase não tinham direitos, também temos que defender esse princípio durante o julgamento, alguém que pode ser condenado tem direito a defender-se.

As recentes pressões sobre a juíza são inaceitáveis, visam claramente pressionar a sua actuação. Quando se fazem insinuações sobre novos envolvimentos de alguns dos acusados (serão ingénuos ou compulsivos?) está-se a mandar um recado à juíza, "veja lá se os solta" e depois provamos que são culpados.

A solução está em tudo investigar, se houverem abusadores que sejam levados a julgamento, se há quem pretenda criar alarme público para obterem proveitos políticos que sejam denunciados.

ANTÓNIO COSTA JÁ TOMOU POSSE?

Neste primeiro coice dado ao autarca da capital apetece-me questionar se António Costa tomou mesmo posse, parece que sim, já o vi receber o Dalai Lama, ouvi dizer que andou pela China e todos os domingos fazem umas palhaçadas ali para os lados do Terreiro do Paço para satisfazer um devaneio eleitoral de António Costa.

Ao fim de meses de gestão da equipa de António Costa parece que ainda está em funções a comissão administrativa nomeada na sequência da queda do executivo de Carmona, apenas se ouve falar das contas da autarquia, como se a gestão da autarquia de uma grande capital europeia fosse trabalho para contabilistas. De resto assistimos a uma gestão apática, sem ideias e sem projectos. Até agora só se ouviu falar do Terreiro do Paço sem trânsito que não passa de uma parvoíce e da proposta do vereador do bloco para criar uma marca agrícola de Lisboa.

Muito pouco par quem se apresentou como um bom presidente para Lisboa, até agora António Costa não provou que está à altura da gestão dos destinos da capital.

A PARALISIA

«Este palavreado esotérico esconde, como Portugal inteiro já está farto de saber, uma realidade básica: a impossibilidade de reduzir o pessoal e as funções do Estado, isto é, a impossibilidade da famigerada "reforma" que Sócrates prometeu e anda por aí a fingir que faz. Primeiro, porque os partidos, que são parte e parcela do Estado, não o permitiriam, mesmo quando na oposição pretendem que sim. Segundo, porque Sócrates, apesar do jogging, não tem feitio de suicida. E terceiro, porque se tornou dogmático na política indígena que tocar no Estado Providência e numa infinidade de "prestações sociais" (para usar essa palavra equívoca), sem utilidade ou justificação, provocaria um levantamento geral. A paralisia, no fundo, acabou por se tornar o verdadeiro destino do país.» [Público assinantes]

Parecer:

O discurso do costume de Vasco Pulido Valente, sem imaginação e enfadonho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

É MAIS FÁCIL ANUNCIAR DO QUE REALIZAR

«“Na teoria, este modelo de crédito já devia estar a funcionar. Mas, na prática, ninguém nos contactou para esse efeito”, disse ao CM um bancário do BPI. “Todos os bancos estão à espera para conhecer as condições específicas deste crédito. O nosso sistema informático, por exemplo, ainda não está preparado para realizar essas operações”, respondeu um funcionário da Caixa Geral de Depósitos. “Talvez entre em vigor em meados de Novembro”, sugeriu um funcionário do BCP. As respostas repetiram-se pelas sete instituições bancárias onde o CM foi pedir, no papel de um cliente, simulações para este tipo de crédito. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Era de esperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Mariano Gago que evite o queijo.»

SÃO FRANCISCO XAVIER: QUE BELA DEFESA DA VIDA!

«Sofia, de 27 anos, sabia que estava grávida mas não percebeu a razão daquelas dores intensas - suspeitou que talvez fosse uma gravidez com complicações. A passar uns dias em casa de uma familiar, não aguentou mais e foi até às urgências do hospital ali mais perto, o São Francisco Xavier, em Lisboa. Aí foi atendida, convidada a deitar-se na maca para ser observada. Não sabe muito bem como surgiu o diálogo, mas, a certa altura, a médica estava a perguntar-lhe: "Vamos deixar-nos de rodeios. Quer este filho?". "Fui parva. Disse-lhe que estava a ponderar uma Interrupção Voluntária da Gravidez [IVG]", conta. Sofia sabia que aquele era um hospital onde 100 por cento dos médicos eram objectores de consciência. "Já é a segunda [mulher para IVG] hoje", foi o que a médica lhe disse de seguida. Não foi observada, as dores ignoradas. "Deixei de ser uma pessoa normal, passei a ser mais uma pessoa que queria fazer um aborto. Senti-me à margem, senti o que, se calhar, sentiram as mulheres antes da lei." No hospital, ninguém a encaminhou - apenas lhe foi dito para ir ao hospital da sua área de residência. "Fartei-me de chorar, desmistificaram tanto o aborto..." Até pensou em ir até Espanha, como antigamente. Se fosse a tal miúda de 16 anos sem estudos, naquele momento ou "tinha avançado com a gravidez" ou "fazia o aborto num sítio sem condições".» [Público assinantes]

Parecer:

Estes defensores da vida são uns verdadeiros carniceiros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um inquérito ao comportamento clínico dos médicos do São Francisco Xavier.»

VENEZUELA: COMPUTADORES "SOCIALISTAS"

«Junto con la leche en polvo y el azúcar, los venezolanos pudieron comprar el sábado ordenadores portátiles y de mesa en un mercado popular organizado por el Gobierno de Venezuela para suplir a la población de alimentos escasos a bajos precios.

El "Computador Bolivariano", como el Gobierno denomina al equipo informático de software libre, es producido por una empresa mixta chino-venezolana que impulsó el presidente Hugo Chávez en su esfuerzo por promover la independencia tecnológica del país, según afirma el propio mandatario. » [20 Minutos]

30% DAS ESPÉCIES DESAPARECERÃO COM O AQUECIMENTO GLOBAL

«De cumplirse los modelos de predicción científicos, el cambio climático comportará la desaparición, en un plazo de unos cincuenta años, de unas 450.000 especies de plantas y animales, lo que representa el 30 % de todas las especies vivas que se conocen en el planeta.» [20 Minutos]

JOVEM AUSTRALIANA DE 16 ANOS AUTORIZADA A FUMAR NA ESCOLA

«Concesión asombrosa. Una joven australiana ha recibido el permiso para fumar en la escuela Stromlo High School porque su médico asegura que es "clínicamente adicta" a la nicotina. Tara Lewis, de 16 años, que consume diariamente un paquete, se enciende un cigarrillo entre clase y clase para paliar el "estrés" que acumula en sus estudios.

Y todo a pesar de las medidas del Gobierno para endurecer en consumo de tabaco entre los menores. De hecho, es ilegal suministrarlo a personas menores de 18 años. Para combatir esta perniciosa adicción, invertirán 25 millones de dólares en los próximos años para llevar a cabo una campaña para concienciar a jóvenes entre 12 y 24 años sobre los efectos del tabaco, según informa News. » [20 Minutos]

LEAL ATÉ AO FIM

DMITRIY SARNIKOV

ALEX LERNER

VADIM VOYNAREVICH

YULIA WILLIAMS

NI KAI DI

MAIL CHAMPLAIN

[2][3]

Advertising Agency: TAXI, Montreal, Canada
Creative Directors: Stéphane Charier, Patrick Chaubet
Art Director: Anne-Sophie Peyre
Copywriter: Emilie Larocque
Photographer: Leda & St.Jacques

VIDEOCON

[2][3]

A: Ogilvy & Mather, Mumbai
EYY/ECD: Piyush Pandey
YY/CD: Sumanto Chattopadhyay
AYY/ACD: Heeral Desai, Sukesh Nayak
SY/AD: Zahid Shaikh
RY/CW: Hemal Jhaveri

STRAPS

Advertising Agency: Ogilvy Advertising, New Delhi, India
Art Director: Krishnapriya Dutta Gupta
Copywriter: Charu Tripathi
Photographer: Vibhash Tiwari