segunda-feira, novembro 26, 2007

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Caminé, Castelo de Castro Marim

IMAGEM DO DIA

[Reuters]

«Putin, por Siberia» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

A greve vai ter sucesso porque é uma ponte

Marcelo Rebelo de Sousa, no seu tempo de antena pessoal e intransmissível, esteve tão empenhado em apoiar a greve do próximo dia 30 que até descobriu que era uma ponte. Questionado pela dama de companhia lá explicou que era uma ponte porque a greve era numa sexta-feira. Marcelo no seu melhor.

PS: Há meses que não via o "professor", mas cheguei à conclusão de que os anúncios do Skip evoluíram mais do que os seus comentários monótonos, pouco rigorosos e sem criatividade.

ASNEIRA POLÍTICA

A tentativa de António Costa de aplicar em Lisboa a taxa máxima do IMI foi uma asneira política desastrosa, para além da injustiça da medida o autarca deu ao PSD a oportunidade de chumbar uma medida antipática enquanto um possível candidato, o autarca de Sintra, aproveitou para ser notícias baixando o IMI.

António Costa perdeu uma boa oportunidade de estar quietinho.

A CASACA E O CAMUFLADO

«Anunciavam-se negociações para parcerias energéticas da Galp com russos e venezuelanos, quando ocorreu o episódio que todos conhecemos. Foi no final da Cimeira Ibero-Americana de Santiago do Chile, não se encontrando já presentes nem Cavaco nem Sócrates. O "bolivariano" Hugo Chávez, naquele estilo inconfundível que é feito da falta dele, brindou Zapatero com uma sonora heresia diplomática. O Rei Juan Carlos, fazendo do Bourbon o refém de um súbito rancor plebeu, lançou-lhe aquele último olhar de Pizarro a Atahualpa e desferiu o já famoso "por qué no te callas?". Entre nós - já que na Venezuela e em Espanha isso era inevitável - alguma gente de direita e outra tanta de esquerda quis ver aqui, se não a ressurreição, pelo menos um novo fôlego para um seu herói. Mas o embaixador americano em Lisboa preferiu aproveitar o incidente para lançar sobre a empresa portuguesa envolvida naquelas parcerias e sobre o Estado que entretanto receberia Chávez, numa breve escala entre Paris e Cuba, suspeições e avisos. Com a Espanha a servir de involuntária boleia aos interesses que ele cá representa, Alfred Hoffman Jr., entre outras coisas, declarou várias coisas de oportunidade duvidosa. Destaco apenas uma: "Parece que a Espanha e os EUA estão na lista do Diabo e Portugal está na lista dos abraçados." (Para os mais distraídos, "el Diablo" é George Bush, na pitoresca nomenclatura de Hugo Chávez).» [Diário de Notícias]

Parecer:

Nuno Brederode dos Santos foi dos poucos que repararam nos disparates do embaixador dos EUA.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MINISTÉRIO PÚBLICO MADEIRENSE SENTIU-SE INCOMODADO

«Os magistrados contactados pelo DN recusaram tecer quaisquer comentários sobre esta questão, mas lamentaram a imagem de "falta de confiança" que, entretanto, passou para a opinião pública. Até porque o mal-estar generalizado continua. Não só pela iniciativa e discurso do PS/M, mas porque as "ideias-feitas", entretanto criadas, encontraram um meio de distribuição gratuito e anónimo. A proliferação de referências com cariz difamatório aos magistrados madeirenses inundou o esfera bloguista regional com repercussões para a credibilidade do MP, lamentou uma das fontes.» [Diário de Notícias]

Parecer:

o facto é que ao longo dos anos a Madeira tem sido uma região muito tranquila para a justiça.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a decisão do Procurador-geral.»

CAVACO ACHA QUE HÁ MUNICÍPIOS SEM SOLUÇÃO

«Cavaco Silva juntou à mesa os 14 presidentes de câmaras do distrito da Guarda e ao longo de três horas e meia ouviu as dificuldades sentidas pelos autarcas do interior do país. À maioria recomendou a captação de mais empresas, porque, segundo defende, só através delas será possível criar mais emprego, gerar mais riqueza e consequentemente, fixar os jovens. Só que esta receita, segundo afirma, não serve para todos os concelhos. E, perante algumas dificuldades apresentadas, Cavaco não vislumbrou qualquer solução. "Não fui capaz de lhes dar resposta", afirmou aos jornalistas no final do encontro. » [Público assinantes]

Parecer:

Recordo-me que Cavaco usou muitas vezes o argumento dos seus conhecimentos de economia quando se candidatou.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se é mais fácil ajudar um primeiro-ministro do que um presidente de câmara.»

TRÊS MILHÕES DE EUROPEUS VIVEM NA RUA

«Abrazado a un cartón, con un atillo de ropa vieja a su derecha y un cartón de leche a su izquierda. Así ha pasado la gélida noche Miguel en plena Gran Vía de Madrid. Este domingo es su día, como el de otros 3 millones de europeos que viven sin techo, según Cáritas.

El Día de los Sin Techo 2007 "Por una salud digna para todos" quiere denunciar las "barreras que las Personas Sin Hogar sufren en el acceso a la salud como pérdida de ciudadanía", según explica la Red Nacional de Entidades que Trabajan con Personas Sin Hogar (Enred).» [20 Minutos]

ELEIÇÕES NO STI

A comissão eleitoral ainda não tomou uma decisão em relação a um pequeno incidente, nas listas constaram três membros do sindicato que ainda não podiam votar. Esperemos que a comissão eleitoral tenha o bom senso de perceber que três votos não alteraram nada, maior seria a alteração se nas mesas envolvidas se repetisse a votação.

A escolha está feita e a vontade maioritária dos membros do STI foi clara, restando à comissão eleitoral perceber isso em defesa de um sindicato forte, necessários nos tempos difíceis que aí vêm.

DAVID KOENS

ARIAN BAHRAMI

LEONA L

TIM HOLTE

CARY MAURES

PASSAGEIRA SEXY

ENCERRADO PARA FÉRIAS (NÃO É POR PRAZER, VOU COM A MINHA MULHER)

CONCURSO

NATIONAL MOVIE ARCHIVE

[2][3]

Advertising Agency: McCann-Erickson Romania
Creative Director: Adrian Botan, Alexandru Dumitrescu
Art Director: Razvan Chifu
Copywriter: Catalin Dobre
Photographer: Ionut Macri

TRENDY

[2][3]

Advertising Agency: Leche2 Santiago, Chi
le
Creative Director: Sebastian Arteaga
Art Director: José Isla
Copywriter: Tomás Rodríguez
Illustrator: Miguel Vergara

SOUTHERN SUN

[2][3]

Advertising Agency: MorrisJones&Co, Johannesburg, South Africa
Creative Director: Trevallyn Hall
Art Director: Margarita Karvouniaris
Copywriter: Mark Cope Grainger
Illustrator: Clive Kirk
Photographer: Michael Lewis