terça-feira, outubro 13, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Franco Debernardi/Associated Press]

«About 1,800 sail boats competed in the annual “Barcolana” regatta in the Gulf of Trieste, northern Italy, Sunday. The Victory Lighthouse is in the bottom right corner.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva que tanto se manifestou preocupado com a governabilidade adiou o mais possível a indigitação de José Sócrates.

A VINGANÇA DE ALJUSTREL

Aljustrel não uma qualquer terra do Alentejo, é a mítica terra dos mineiros, uma ilha de proletariado à antiga em pleno Alentejo, aquilo que na ideologia do PCP é a vanguarda do proletariado. Daí a dor com que a perda da Câmara Municipal de Aljustrel foi comentada por alguns dirigentes do PCP.

Mas a derrota do PCP em Aljustrel tem um significado maior do que, por exemplo, a perda de Beja, é que o grande vencedor das eleições autárquicas em Aljustrel foi o ex-ministro Manuel Pinho, um ministro odiado pelo PCP pelo que fez para assegurar a sobrevivência de algumas empresas, em consequência disso os sindicatos do PCP perderam milhões de euros em comissões sobre as indemnizações e deixou de poder exibi-los como vítimas da "política de direita de José Sócrates".

Recorde-se que Manuel Pinho demitiu-se na sequência de um gesto infeliz feito na sequência da perda de paciência com as provocações canalhas de Bernardino Soares, o líder da bancada parlamentar do PCP. Quase aposto que este Bernardino Soares nem tão cedo vai a Aljustrel, corre um sério risco de algum mineiro o mandar para o fundo do poço da mina.

PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA...

Jerónimo de Sousa encobriu as perdas nas eleições autárquicas afirmando que o PCP é a maior força de esquerda nas autarquias. É mentira, a maior força de esquerda, esmagadoramente maior do que o PCP , é o PS. É tempo de os comunistas se deixarem de chamar a si o papel de definir o que é ou não de esquerda.

ESTAVA DIFÍCIL

«O Presidente da República acaba de indigitar José Sócrates, secretário-geral do PS, partido que venceu as eleições legislativas, para o cargo de primeiro-ministro, indica uma nota da Presidência da República.

Tendo em conta os resultados das eleições legislativas e depois de ouvidos os partidos com assento parlamentar, Cavaco Silva convidou José Sócrates a formar o novo executivo no encontro de hoje de manhã, tal como era aguardado.» [Público]

Cavaco Silva estava tão preocupado com a estabilidade governativa e por pouco não se lembrou de adiar a indigitação para finais de Dezembro, fazendo-a a título de prenda natalícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se o comportamento sinuoso de Belém.»

UMA CÂMARA MUNICIPAL COM SABOR ESPECIAL

A vitória do PS em Leiria foi não só uma grande vitória eleitoral e uma derrota pessoal de Manuela Ferreira Leite que escolheu a candidata contra a vontade das estruturas locais do PSD, como também teve um gosto especial, Raul Castro, o novo presidente da CM de Leiria foi saneado de director de Finanas de Lisboa precisamente por Manuela Ferreira Leite que no seu lugar colocou o antigo chefe de gabinete de Dias Loureiro.

Cá se fazem, cá se pagam.

ESCOLAS MELHORAM NA MATEMÁTICA

«De acordo com dados do Ministério da Educação, 1146 das 1304 escolas onde se realizou a prova obtiveram uma média igual ou superior a 2,5, numa escala de um a cinco, o que representa 87,8 por cento. Em 2008, 1052 estabelecimentos de ensino registaram positiva neste exame, quando em 2007 tinham sido apenas 222. Apesar da melhoria dos resultados, a média nacional não foi este ano além dos 2,97 valores, mais 0,09 centésimas do que o registado no passado ano lectivo. As notas nos exames continuam, ainda assim, a ficar aquém das classificações atribuídas pelos professores na avaliação contínua, que este ano chegaram aos 3,16 valores. Entre as dez escolas com melhor prestação não consta qualquer pública e entre as dez piores surgem apenas dois estabelecimentos de ensino privados. O Externato Apresentação de Maria, na Madeira, obteve a média mais alta, com 4,53 valores em 43 provas realizadas, enquanto a Escola Básica de Miragaia, no Porto, obteve a classificação média mais baixa: 1,66 em 30 provas. Realizaram este ano o exame nacional de 9.º ano de Matemática 85 445 alunos, dos quais 71,7 por cento obtiveram uma nota positiva, entre o nível três e cinco. » [Diário de Notícias]

Não é difícil de adivinhar que os sindicatos e um tal Castilho que escreve no Público vão dizer que se trata de mais uma manipulação dos exames. Para estes a qualidade do ensino é inversamente proporcional às exigências feitas aos professores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas reacções do costume.»

AVES DE LISBOA

Chapim-carvoeiro [Parus ater]

FLORES DE LISBOA

Na Quinta das Conchas

VENCER E SAIR DERROTADO

«Ainda que o PSD continue a ser o maior partido autárquico, perdeu 19 câmaras, perdeu mandatos e perdeu votos em relação a 2005. Portanto, sejamos factuais: os sociais-democratas saem derrotados da noite de ontem, um resultado que é em grande parte uma derrota pessoal de Manuela Ferreira Leite.
Não só porque Ferreira Leite perdeu algumas das suas apostas pessoais (o caso emblemático é Leiria, onde impôs Isabel Damasceno), como, sobretudo, deixou o PSD um partido mais irrequieto que Santana Lopes ao longo da noite autárquica na guerra pela liderança. Passos Coelho foi o primeiro a anunciar "o início de uma nova era", Marques Mendes pediu mudanças, Menezes teve um discurso hipercrítico para a líder e o frenesim de Santana pode estar para durar. Mesmo as maiores vitórias sociais-democratas são más para a líder: além de Menezes em Gaia, o desalinhado Moita Flores em Santarém. »
[Diário de Notícias]

Por Filomena Martins.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ELENA SHAI

ABSOLUT