quinta-feira, outubro 01, 2009

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Na Festa do Avante (2005)

IMAGEM DO DIA

[Bob Martin/Red Bull Air Race via Associated Press]

«Spanish MotoGP rider Dani Pedrosa took flight over the Circuit de Catalunya F1 track near Barcelona Wednesday. Spanish pilot Alejandro Maclean, top left, flew in the background.» [The Wall Street Journal]

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

O Jumento conseguiu identificar e fotografar o perigoso assessor de José Sócrates que se infiltrou na comitiva de Cavaco Silva da visita à Madeira do Alberto João e que tinha por missão vigiar todos os passos do Presidente e obter o maior número de segredos da Presidência da República.

A missão do seu assessor foi muito bem sucedida, Sócrates ficou dentro dos segredos mais íntimos da família Silva, desde a visita que o prato do almoço de domingo na casa de José Sócrates é carapaus alimados feitos segundo a receita da dona Maria. Sócrates conseguiu ainda saber que Cavaco Silva usa boxers cor de laranja, uma prova inequívoca de que nunca se desligou do PSD, Aliás, na Presidência da República os assessores têm liberdade de opção podendo usar cuecas ou boxers, a única regra é mesmo optar pela cor de laranja.

JUMENTO DO DIA

Jerónimo de Sousa

A posição o PCP em relação à comunicação de cavaco Silva revela a hipocrisia e oportunismo do PCP, para o qual a destruição do PS está acima da verdade. Pedir explicações ao PS ignorando as inverdades ditas por Cavaco é um golpe baixo, igual aos muitos que o PCP tem dado nos últimos anos. E depois aparecem idiotas como o Carvalho da Silva falar em governos de esquerda, qual esquerda?

DESABAFO

E o Santana Lopes é que era a má moeda....

COM A VERDADE ME ENGANAS...

[Link]

QUAIS OS CITÉRIOS DE CVACO PARA FAZER DESMENTIDOS

Os assessores de Cavaco não ficaram famosos apenas por causa desta anedota cavaquista das escutas, já antes o Expresso, na edição de 19-04-2008 dava conta do envolvimento de assessores de Belém na candidatura de Ferreira Leite à liderança do PSD. Ao contrário do que sucedeu com o programa Cavaco Silva desmentiu a notícia de imediato, o que lhe serviu de pouco, o Expresso voltou a confirmar a informação:

«O Expresso não tem qualquer problema em reconhecer que errou. Ainda na semana passada o fez em relação a uma notícia sobre Jorge Nuno Pinto da Costa. Do mesmo modo, não tem qualquer problema em reafirmar o que escreveu quando disso está convicto.

Vem isto a propósito da nossa manchete da semana passada, que o Presidente da República, a partir da Madeira, desmentiu.

Compreendemos e até, de certo modo, esperávamos que o Presidente viesse dizer o que disse. O seu elevado cargo assim o obriga.

Mas ele compreenderá, certamente, que ao contrário do que já fizemos, inclusivamente com o próprio, desta vez não nos cabe pedir desculpa nem desmentir o que dissemos.»

Porque razão no caso o programa Cavaco não desmentiu a notícia para na comunicação oficial vir afirmar que foi mentira, tentando acusar deputados de lhe terem feito pressão? Quais os critérios de Cavaco para desmentir notícias?

A verdade é que no caso da eleição de Ferreira Leite a Presidência optou por desmentir, apesar de Cavaco estar em visita oficial à RA a Madeira.

Se nas outras ocasiões não produziu qualquer desmentido é óbvio que tinha uma pedra no sapato.

AVES DE LISBOA

Gaivota-pequena [Larus minutus]
Local: Terreiro do Paço

AVES LISBOA

No Parque José Goms Ferreira

ESCUTÁ-LO NÃO VALE A PENA

«Foi uma declaração que evoca desertos por atacado, porque um só não chegaria. A uns foi buscar as ideias e a outros, a tanta areia que nos atirou aos olhos. Sobre a primeira questão: fazer uma declaração quer dizer falar, e falar quer dizer fazer-se entender. A declaração de Cavaco Silva, de ontem, é nada. É filha desse linguajar de assessores e que é, no essencial, um insulto aos cidadãos, a quem os políticos devem, e raros cumprem, uma língua tersa, clara. Sobre a segunda questão: se ele não disse nada, sugeriu muito. Cavaco Silva manipula quando não refere as peças fundamentais e iniciadoras deste assunto: as duas manchetes do Público, a 18 e 19 de Agosto, que lançaram as suspeitas da Presidência sobre o Governo. A lacuna não é ingénua, porque essas manchetes demonstram quem teve a iniciativa do escândalo. E o que dizer sobre o "fiquei a saber" - ontem acontecido a Cavaco, nas palavras do próprio - que os computadores de Belém são vulneráveis? O mais piedoso que há para dizer é que ele quis mesmo empurrar-nos para as suas suspeitas - manipular-nos, pois. Porque a outra hipótese, ele desconhecer, até ontem, que todos os computadores (de Belém à Casa Branca) são vulneráveis, essa hipótese é insultuosa para o Presidente de Portugal. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ONDE ESTÃO 30 MILHÕES DOS SUBMARINOS

«Três anos após ter aberto uma investigação a suspeitas de corrupção no caso dos submarinos, o Ministério Público ainda não encontrou o rasto de 30 milhões de euros, que terão sido utilizados para pagar comissões. Ontem mesmo foram realizadas buscas a três escritórios de advogados, tendo os investigadores recolhido vários documentos e vasculhado alguns computadores .

O negócio da compra de dois submarinos remonta a 2004, quando Paulo Portas, líder do CDS/PP, era ministro da Defesa. Mas foi só em Julho de 2006, na sequência da investigação ao processo Portucale (ou, como é conhecido, "o caso dos sobreiros"), que foi aberto o inquérito-crime n.º 56/06.2TELSB. Rosário Teixeira, procurador do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), juntou documentos apreendidos em buscas e escutas telefónicas entre Abel Pinheiro (ex-dirigente do CDS acusado de tráfico de influências no caso Portucale, processo que se encontra na fase de instrução), Paulo Portas e António Pires de Lima. Numa das conversas interceptadas, Abel Pinheiro conversava com Portas sobre "acordos" com o "Luís das Amoreiras". Para a investigação, trata-se de Luís Horta e Costa, presidente da ESCOM, empresa do Grupo Espírito Santo que prestou assessoria ao consórcio alemão que venceu o concurso público da compra de dois submarinos. No despacho com que iniciou a investigação, o procurador Rosário Teixeira diz que existe uma "aparente desproporção" entre os 30 milhões de euros recebidos pela ESCOM e a "real intervenção de tal empresa no negócio".» [Diário de Notícias]

Parecer:

Devem estar no fundo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Pinto Monteiro se já sabe onde vai mergulhar.»

FERREIRA LEITE COMETEU ERROS

«Ferreira Leite marcou a reunião, segundo as mesmas fontes, ao dizer que não estavam ali para se flagelar. Os membros da CPN também reconheceram os "erros" que conduziram ao resultado eleitoral de domingo, mas "sem acrimónia, nem facas apontadas ao núcleo duro da líder", afirmou ao DN outra fonte da CPN. Antes pelo contrário, Ferreira Leite ouviu um coro de revolta contra os que no partido já traçam cenários para a sua sucessão. Em particular contra o ex-líder do partido, Luís Filipe Menezes, que, mal foi conhecida a derrota no domingo, apelou à substituição da actual direcção do partido.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Pelos vistos não é como o amigo que nunca se engana e raramente tem dúvidas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite que da próxima peça emprestados todos os assessores de Belém.»

SÓCRATES "RESPONDE" A CAVACO SILVA

«Notando que “não alimenta tabus”, José Sócrates sublinhou que o importante neste momento para o País é “responder aos problemas e desafios e assegurar uma governação que esteja à altura dos tempos em que vivemos”, avança a TSF.

“Tudo o que tinha para dizer sobre essa matéria [o caso das escutas] e sobre essa polémica foi dito por Pedro Silva Pereira [ministro da Presidência] e foi dito em meu nome e no nome do PS e espero que não seja preciso voltar ao assunto”, precisou o primeiro-ministro.» [Semanário Económico]

Parecer:

Cavaco ajeitou-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelos próximos episódios.»

VITALY SOKOL (WILLYAM)

APPLE