terça-feira, outubro 27, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Bairro da Bica, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Yannis Behrakis/Reuters]

«A Palestinian extinguished a fire after youths threw a gas bomb during clashes with Israeli police in Jerusalem Sunday. Israeli police fired stun grenades at youths who threw rocks at them in the compound of al Aqsa mosque.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, Presidente da República

Depois de ouvir o discurso do Presidente da República na tomada de posse do XVIII Governo Constitucional só me apetece dizer que há mais Portugal para além de Cavaco Silva. Sem grandes oportunidades para recuperar a imagem perdida Cavaco aproveita todas as oportunidades para falar de si próprio. O discurso está marcado pela repetição do "eu" e em vez de ter servido para dar segurança e estabilidade, serviu para Cavaco produzir um vídeo de campanha para a sua reeleição. Para Cavaco o país é ele próprio.

Cavaco aproveitou o discurso da posse do novo governo para falar de si próprio:

«Pelo que ouvi dos líderes partidários, pela minha formação académica, pelos contactos que tenho mantido com especialistas qualificados, pelo que me dizem os diversos agentes económicos e os parceiros sociais, pelo conhecimento directo que possuo da realidade do País, feito através de uma relação franca e aberta com as populações, sei que nos encontramos perante uma situação económica e social preocupante.»

«Sei, por experiência própria, o que significa liderar um governo minoritário.»

«pelo que me dizem os diversos agentes económicos e os parceiros sociais, pelo conhecimento directo que possuo da realidade do País, feito através de uma relação franca e aberta com as populações, sei que nos encontramos perante uma situação económica e social preocupante.»

«O Presidente da República visa em permanência garantir a unidade do Estado, o regular funcionamento das instituições, o equilíbrio do sistema político e o pluralismo democrático.»

«Nunca faltei à palavra dada e aos compromissos que assumi, em público ou em privado.»

«Não me afastarei um milímetro do compromisso que assumi perante os Portugueses e, por isso, este Governo pode contar com a cooperação do Presidente da República.»

«Porque conheço as dificuldades que tem de enfrentar um governo minoritário, porque conheço bem as dificuldades que um Presidente da República pode colocar a um Governo, serei sempre um referencial de estabilidade.»

«na minha tomada de posse assumi o compromisso, que sempre manterei, não só de cooperação institucional»

«E tive depois a ocasião de especificar que essa cooperação estratégica se traduzia no empenho do Presidente na realização de objectivos nacionais de amplo consenso,»

«Tenho mantido, ao longo do meu mandato, uma rigorosa imparcialidade perante as diversas forças políticas.»

«Não me movo por cálculos políticos. É a consciência que me interpela todos os dias no exercício das minhas funções. Os cargos públicos são efémeros, mas o carácter dos homens é duradouro. Não são os cargos que definem a nossa personalidade, mas aquilo que somos em tudo aquilo que fazemos.»

«Nunca escondi dos Portugueses as dificuldades que o País atravessa, do mesmo modo que sempre procurei mostrar exemplos de sucesso e de boas práticas para estimular o que de melhor existe no nosso País, apoiar as iniciativas meritórias da sociedade civil ou ir junto das vozes que não são ouvidas.»

«Darei, como sempre dei, o meu contributo para que os Portugueses acreditem em si próprios e não baixem os braços nesta hora decisiva. Continuarei a percorrer o País, de Norte a Sul, a apelar à união de esforços, a levar uma palavra de esperança e a mostrar os bons exemplos de resposta à crise.»

AVES DE LISBOA

Chapim-azul [Parus caeruleus]
Local: Bairro de Santos

FLORES DE LISBOA

No Jardim Botânico Tropical

É FÁCIL CORTAR NO SALÁRIO QUANDO SE É MAGNATA

«Cortar o próprio salário em dois terços não é para todos, mas Mukesh Ambani, o homem mais rico da Índia, decidiu fazê-lo em resposta a um apelo governamental para maior austeridade nesta época de crise. Antes já um outro magnata da lista da Forbes, Steve Ballmer, anunciara decisão semelhante, embora mais modesta. O sucessor de Bill Gates na Microsoft, que tem um salário anual de 900 mil euros, vai ganhar menos 5,5%. Ambani, por seu lado, vai ter de passar a viver com um salário em rupias equivalente a 2,1 milhões de euros, o que seria uma dor de cabeça para quem acaba de oferecer um Airbus à mulher e está a construir uma mansão de 60 andares se não tivesse a sétima fortuna do planeta. O negócio herdado do pai, um gujarati da mesma casta de comerciantes que Gandhi, garante-lhe uma riqueza avaliada em 13 mil milhões de euros. A sua Reliance ganha dinheiro do petróleo aos telemóveis.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Leonídeo Paulo Ferreira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ALGUÉM QUER VACINAR OS MÉDICOS À FORÇA?

«"Os médicos são cidadãos como os outros e, por conseguinte, não podem ser obrigados a fazer uma terapêutica se assim não o entenderem", disse.

No entanto, admitiu que os clínicos "não têm nenhuma razão científica" para recusar a vacina. "Toda a evidência científica que possuímos é que a vacina é útil, sem riscos ou pelo menos com o risco normal de qualquer vacina", declarou o bastonário dos médicos.» [Diário de Notícias]

Parecer:

O bastonário perdeu mais uma oportunidade para ficar calado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao bastonário se algum médito foi forçado a receber a vacina.»

CONSTÂNCIO DISSE QUE NÃO A CAVACO

«Vítor Constâncio acenou que não com a cabeça quando Cavaco Silva se referiu aos défices gémeos de Portugal.

A importância do peso do défice externo enquanto factor limitador da economia é já uma divergência antiga entre o Presidente da república e o Governador do Banco de Portugal.

“Como é sabido, existe uma relação entre o défice externo e o desequilíbrio das contas públicas, os chamados défices gémeos”, disse Cavaco Silva no seu discurso de tomada de posse. Uma afirmação com a qual Vítor Constâncio parece não concordar.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Confesso que também não concordo muito com a teoria dos défices gémeos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se uma explicação a Cavaco.»

IRMÃ DE FIDEL FEZ ESPIONAGEM PARA A CIA

«A colaboração com a CIA deu-se no período em que Washington recorria a todos os expedientes para sabotar a revolução comunista naquela ilha, conforme revelou no livro que lançou hoje, segunda-feira.

Juanita Castro, de 76 anos, que vive exilada em Miami, conta no livro "Meus irmão, a história secreta", pormenores do ambiente familiar em Cuba e como foi procurada pela CIA quando se transformou numa crítica feroz da revolução em 1964.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

No melhor pano cai a nódoa.

DIONYS MOSER

http://img.photobucket.com/albums/v85/jumento/019/Dionys-Moser-3.jpg

MUSOU MUSIC PUBLISHING