sábado, novembro 14, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

"Restaurante Manecas, o restaurante mais cor de rosa do P. Mayer"

JUMENTO DO DIA

sr. Palma dos magistrados

Já estranhava a ausência do senhor Palma nas televisões agora que esgotado o Caso Freeport um qualquer magistrado fez escutas ilegais que deram lugar a uma nova vaga de ataques a Sócrates, a segunda a Sócrates e a terceira ao PS se contarmos com o famoso processo Casa Pia. Veio o senhor Palma fazer pressões sobre Pinto Monteiro dizendo que o Procurador-Geral pode recorrer ao Tribunal Constitucional caso discorde da decisão do STJ em relação às escutas manhosas.

Aprovo a sua sugestão e até acho que as escutas devem ser tornadas públicas, mas com duas condições, que sejam divulgados os nomes dos responsáveis do Ministério Público e que se divulgue desde quando e com base no quê Vara foi constituído arguido. Começo a desconfiar que Vara foi escutado não por causa da sucata, mas para arranjarem matéria para enviarem para os jornais.

AVES DE LISBOA

Gaio [Garrulus glandarius]
Local: Jardim Gulbenkian

FLORES DE LISBOA

No Jardim do Campo Grande

ONDE ESTÁ O 'BIG BROTHER'?

« A sociedade portuguesa terá dificuldade em aceitar que se hipoteque a sua segurança em função de um ambiente de maior querela política. Mas este parece ser o caso quando falamos dos projectos de lei para revogar os diplomas que regulamentam os chips nas matrículas automóveis e que permitiriam a cobrança de portagens em Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador) apresentados pelos três partidos #- PSD, PCP e BE. Fala-se mesmo na constituição de um big brother rodoviário e, ao que parece, o último destes três partidos #- o BE - fundamenta o seu projecto de lei em algumas das reservas enunciadas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) sobre o uso de dispositivos electrónicos nas matrículas dos veículos automóveis. É que, no seu parecer, a CNPD é explícita no que se refere ao direito à privacidade dos cidadãos, referindo que "a detecção e identificação electrónica dos veículos não pode (…) transformar-se numa forma sofisticada de vigilância física, que cai fora dos fins permitidos pela lei e contraria o direito à privacidade dos condutores dos veículos".

Mas a verdade é que - e acauteladas essas questões referentes à privacidade #- este sistema nasceu com um intuito - nobre - de equipar as Forças de Segurança com os meios tecnológicos que permitem a prevenção, a detecção precoce e o combate à criminalidade e à fraude automóvel com mais eficiência e maior eficácia. E - espera-se - assim deve continuar. Aliás é bom fazer um exercício de memória e relembrar que o chamado Projecto-Piloto do "Polícia Automático" surgiu na sequência dos resultados do Grupo de Trabalho para a prevenção e o combate ao carjacking, criado pelo Ministro da Administração Interna em Março de 2008 e que incluiu representantes do Ministério da Administração Interna, das Forças de Segurança, do Gabinete Coordenador de Segurança, e de associações representativas dos sectores segurador, leasing e renting e comércio automóvel. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Paulo Almeida.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ESPIONAGEM POLÍTICA

«Em entrevista à Antena 1, o ministro da Economia e membro do Secretariado Nacional do PS, Vieira da Silva, criticou as escutas de conversas do primeiro-ministro, José Sócrates, com Armando Vara, registadas no âmbito do processo Face Oculta, no qual este último foi constituído arguido.

"O que motiva essas forças e as pessoas que estão por trás do que me parece ser uma ilegalidade não é qualquer averiguação relativamente a qualquer processo de corrupção, é pura espionagem política, porque estar a ouvir um dirigente de um partido que também é primeiro-ministro sobre temas políticos e depois colocá-los nos jornais através de escutas cuja legalidade é mais do que duvidosa, considero isso algo de extremamente preocupante", afirmou Vieira da Silva.» [Jornal de Notícias]

Parecer:

Também acho que há razões para suspeitar de que estamos perante uma tentativa de golpe de Estado feito por agentes que se parecem aos da Gestapo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

O PSD JÁ RECUOU NA SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES

«"Nós não prevemos a suspensão, prevemos a substituição, o que eu diria que ainda é mais e melhor do que aquilo que numa fase inicial chegámos a defender, quando o primeiro ciclo avaliativo ainda estava a meio do campeonato", afirmou o vice-presidente da bancada social-democrata Pedro Duarte, em declarações aos jornalista no Parlamento. No projecto de resolução que o PSD entregou hoje na mesa da Assembleia da República a palavra "suspensão" não aparece, com os sociais-democratas a recomendar ao Governo que "no prazo de 30 dias" estabeleça "um novo modelo de avaliação do desempenho docente".» [Público]

Parecer:

Uma palhaçada, o PSD quer governar com 29% dos votos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Manuela Ferreira Leite se vai usar o projecto para avaliar os professores da universidade de verão do PSD.»

MAIS UMA ANEDOTA DO BERNARDINO

«O líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, entregou esta sexta-feira um projecto de lei que prevê o pagamento de taxas moderadoras nos casos que resultem directamente de "um acto de vontade do utente", como no caso das consultas e das urgências.

'O acesso às prestações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde implica o pagamento de taxas moderadoras nos casos que resultem directamente da vontade do utente, sem avaliação técnica e decisão prévia de um profissional de saúde', refere o diploma.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Imagino que no PCP só paga as quotas ao partido quem quer...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Bernardino se está a gozar com os portugueses.»

ISTO ESTÁ A PASSAR DAS MARCAS

«O primeiro-ministro José Sócrates referiu-se às escutas afirmando que "isto está a passar todas as marcas" e quer saber em que moldes foram ouvidas as suas conversas: "Tenho todo o interesse em saber se as escutas foram legais", disse há instantes o governante aos jornalistas.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Sócrates tem razão.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Apoie-se a posição de Sócrates.»

INGLESES ARQUIVAM FREEPORT

«O Serious Fraud Office, da Polícia londrina, anunciou oficialmente o encerramento da investigação em Inglaterra relativa às alegações de corrupção no processo de licenciamento “outlet” Freeport, confirmando uma notícia hoje avançada pelo DN.

“A investigação foi encerrada. O Serious Fraud Office irá continua a providenciar assistência se tal for requerido pelas autoridades portuguesas, através do acordo de assistência legal mútua”, diz um comunicado do organismo da polícia londrina.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Mas como por cá os magistrados são mais lerdos vai tardart o arquivamento ou, pior ainda, vão inventar uns acusados para justificarem o espectáculo triste que promoveram com o objectivo de se substituirem à vontade dos eleitores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o PGR, o senhor Palma e o senhor Aníbal.»

LOU ROZENSTEINS

GUINNESS