segunda-feira, novembro 30, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

O "Panito", Tavira

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Incomodado pelas crítica à sua ausência na homenagem a Melo Antunes o nosso desastrado Presidente da República sentiu-se na obrigação de se justificar e fê-lo de forma ridícula, leio no Correio da Manhã que o "Presidente esclareceu ontem que quis estar presente na homenagem a Melo Antunes, mas a organização do evento falhou a audiência para acertar a sua presença".

Isto é, como houve um qualquer problema com uma audiência que não se sabe bem com quem era, o Presidente, apesar de querer estar presente, e a sua Casa Civil borrifaram-se no assunto. Uma presidência que consegue marcar tantos cafés com jornalistas não consegue combinar a ida do Presidente a uma cerimónia em que ele próprio queria estar presente?

Já vi melhores desculpas. Bem, também já vi Cavaco Silva em muito melhor foram do que este que se arrastará até ao fim do mandato.

O DESBRAGADO DO CHURCHIL NUNCA FOI ESCUTADO?

«Não me esqueceria disto: há uma obrigação de boa educação privada quando se governa? Lembraria, por exemplo, Winston Churchill e o rei Eduardo VIII. Sabe-se, por testemunhos terceiros, a fraca opinião de Churchill (então deputado) sobre o rei Eduardo VIII, que abdicou, em 1936, para se casar com uma divorciada americana. E conhece-se a linguagem desbragada de Churchill quando não gostava de alguém. Haverá gravações de escutas de Churchill (já havia telefones) ou cartas pessoais suas com insultos ao rei? Por exemplo, "filho-da-mãe", ou pior? É que, se houve, e tivessem na altura sido conhecidas, era o fim da carreira de um dos maiores estadistas do séc. XX. Até a II Guerra Mundial teria tido, talvez, outro rumo. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MAIS UMA MULHER ASSASSINADA

«Um homem de 41 anos matou hoje a tiro a mulher e um militar da GNR em Montemor-o-Velho. Um segundo militar foi baleado numa anca e está hospitalizado, mas livre de perigo.

Segundo o CM apurou, a mulher dirgiu-se ao posto da GNR de Montemor-o-Velho hoje de manhã com sinais de agressão e apresentou queixa contra o marido por violência doméstica. Os militares de serviço chamaram uma ambulância para que fosse observada no Instituto de Medicina Legal, mas já depois de o veículo de socorro arrancar, o condutor foi obrigado a regressar ao posto da GNR por ameaça do marido que seguia no seu encalço.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Começa a ser tempo de as autoridades perceberem que a violência doméstica é uma das principais causas de homicídios e adoptarem medidas para porem fim a esta verdadeira tragédia lusa. Lamentavelmente os nossos justiceiros andam mais ocupados a tentarem descobrir a cor das cuecas do primeiro-ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral da República se já mexeu um dedo para combater este tipo de crimes.»

ACIDENTE NA AVENIDA DA LIBERDADE: MOTORISTAS PODERÃO TER DE PAGAR OS DANOS

«As forças de segurança estão preocupadas com as consequências que podem advir para os profissionais que integram o corpo de segurança, nomeadamente para os que desempenham funções de motorista, quando estes se encontram envolvidos em acidentes que ocorrem em missões de marcha urgente. O receio é agora reavivado na sequência do acidente que envolveu duas viaturas estatais em Lisboa, na sexta-feira à tarde, e que acabou por ferir o secretário--geral do Sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, e outros três acompanhantes.

A provar-se que houve responsabilidade grave ou dolosa por parte dos motoristas - um deles é militar da GNR que conduzia o Audi A4 onde seguia Mário Mendes e o outro é um funcionário público que conduzia o BMW da Assembleia da República que acabara de levar Jaime Gama a casa - serão aplicados processos disciplinares acompanhados de punições monetárias. Isto ao abrigo da nova lei de responsabilidade civil extracontractual do Estado, em vigor desde o ano passado. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Isto é ridículo, os motoristas andam à pressa porque os senhores assim querem e vão ter de pagar os danos ao abrigo da lei da responsabilidade civil? Aqui como noutros domínios verificamos que na Administração Pública vigora a lei não escrita da irresponsabilidade dos chefes, não são avaliados nem assumem as suas responsabilidades.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

UMA OBAMICE!

«Governo dos EUA decidiu que as mamografias já não devem ser feitas a partir dos 40 anos. Médicos nacionais criticam: o maior aumento de casos é entre as mulheres mais jovens

A decisão do Governo norte-americano de só fazer mamografias de rotina a partir dos 50 anos é altamente criticada pelos especialistas portugueses. Alguns defendem que o início do rastreio do cancro da mama, que no País atinge 4500 novas mulheres por ano, se deve manter nos 45 anos. Mas há também quem exija que se comece mais cedo: logo aos 35.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Afinal os Obamas também fazem das suas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Por este andar Obama ainda ganha o Nobel da Saúde, depois de nada ter feito pela paz e ter ganho o Nobel da Paz tudo pode suceder.»

ANA GOMES DIVERGE DO PS

«A eurodeputada socialista Ana Gomes defendeu ontem a criminalização do enriquecimento ilícito, e afirmou que a recusa desta medida com base no argumento de que não se pode inverter o ónus da prova - a posição do PS - não é mais do que uma "desculpa de mau pagador".

Ana Gomes, que falava à margem de uma sessão de homenagem a Melo Antunes, diz esperar que o debate sobre medidas anti-corrupção que se avizinha na Assembleia da República não resulte em "mais areia para os olhos" dos portugueses. "Queremos que as instituições que existem funcionem e nesse sentido penso é indispensável a criminalização do enriquecimento ilícito", defendeu a eurodeputada. Para Ana Gomes é preciso que os corruptos sejam exemplarmente punidos, algo que não tem acontecido em Portugal. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Foi o que deu uma visita ao Museu Gulbenkian na companhia de Cravinho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Será que o enriquecimento dos políticos titulares de cargos europeus onde chegam graças aos partidos também vai ser crime? Ou neste caso há uns portugueses que são mais portugueses do que outros sendo possível ver políticos passarem uma vida à custa dos contribuintes?»

EM PORTUGAL HÁ QUTROCENTOS PADRES CASADOS

«Tal como sucedeu recentemente com o jovem padre de Celorico de Basto, muitos sacerdotes deixam o exercício do ministério por amor. Casam-se e têm filhos, mas para poderem ter um casamento religioso precisam de uma autorização vinda do Vaticano. Em Portugal, a Associação Fraternitas Movimento junta 107 padres casados e as suas famílias.

Ao fim de 12 anos como sacerdote, José Serafim de Sousa sentiu que era altura de mudar. "Depois conheci alguém por quem me apaixonei e pedi dispensa ao bispo", conta. Passados três meses, conseguiu a redução ao estado laical e casou-se pela Igreja Católica. Hoje, passados 35 anos e com dois filhos e dois netos, este sacerdote assegura que não se arrepende. Como ele, em Portugal, há mais 400 padres que deixaram a Igreja Católica para enveredar pela vocação do matrimónio.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Assim não há Igreja que aguente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É a tentação da carne.»

30% DOS INFECTADOS COM O H1N1 NÃO APRESENTAM SINTOMAS

«Um estudo numa escola inglesa mostrou que um terço dos alunos tinha o vírus apesar de não ter desenvolvido sintomas. Infecciologistas dizem que percentagem pode ser ainda maior, semelhante à da gripe sazonal, que chega aos 50%.

A percentagem de casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe A que não apresentam sintomas ou têm indisposições tão ligeiras que não permitem identificar a doença pode rondar os 30%, mostra um estudo inglês divulgado esta semana. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Espero que como é costume com as gripes seja o meu caso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sete dias de quarentena até dariam jeito.»

CUIDADO COM O GATO

«Um gato conseguiu abrir a torneira da cozinha de um apartamento, na avenida da República, em Gaia, provocando uma inundação que mobilizou os bombeiros durante mais de duas horas.

Segundo o chefe de serviço dos Bombeiros Sapadores de Gaia, o alerta foi dado hoje, domingo, às 03:00 pelo vizinho do sétimo andar, que se queixava de ter infiltrações de água em casa, vindas do andar superior. » [Jornal de Notícias]

O BLOGUE DA SEMANA: "ZOOMARINE"

Há muito que o Zoomarine é um companheiro de viagem pois nasceram em tempos próximos no mesmo procider, a Blogdrive. É um excelente blogue de uma organização privada cujo mérito nem sempre é reconhecido e a que o ambiente em Portugal muito deve.

O blogue é gerido por excelentes profissionais que o usam para prestar um serviço à comunidade defendendo o ambiente e proporcionando o serviço educativo, com uma humildade de fazer inveja a muitas organizações não governamentais.

ROMAN PYATKOVHA

ELECTRO RECYCLING