terça-feira, novembro 24, 2009

Umas no cravo e outras tantas na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro "Madragoa"

IMAGEM DO DIA

[Jeff J. Mitchell/Getty Images]

«Students at the University of St. Andrews in Scotland celebrated “Raisin Monday,” a tradition dating back to the time when first-year students would honor their “academic parents” by giving older students raisins as gratitude for their guidance — and be set-upon by the elders if they did not.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Aguiar-Branco

As últimas intervenções de Aguiar Branco faz recear o pior para o PSD se o actual líder parlaementar vier a conseguir liderar o partido, as suas intervenções têm revelado falata de ambição política e uma total ausência de um projecto. O PSD precisa de um líder que se afirme como alternativa de poder e não de um vagabundo político que anda ao papel nos caixotes do lixo da Procuradoria-Geral da República.

QUE SE ESTARÁ A PASSAR?

Depois de se ter percebido que os dez mil do Vara foi uma mentira contada em simultâneo por vários jornais (mas que grande coincidência criativa!) e já terminadas as gargalhadas depois de todos percebermos que, afinal, a PJ continua a não dispor das tecnologias de escutas vendidas pelos israelitas, eis que se fez silêncio no caso Face Oculta. Agora os especialistas em contra-informação que lançaram esta grande campanha de intoxicação da opinião pública devem estar a avaliar os estragos que provocaram e a meditar quais os próximos passos que devem dar.

Agora que tentaram assassinar politicamente o seu adversário político não lhes resta outra coisa senão acabar por o destruir não vá o diabo tecê-las e virem a ser desmascarados e terem de pagar pelo que fizeram. Esperemos pelos próximos episódios da telenovela Face Oculta, que até é menos previsível do que a novela Freeport, aqui não há um DVD a seguir de guião. Os nossos fascistas de toga estão a aprender, mas começam a correr mais riscos do que esperavam, desta vez a opinião pública não engoliu a mentira.

QUANDO É QUE FERREIRA LEITE VAI SAIR?

Quando perder a esperança de chegar a primeira-ministra com a ajuda dos magistrados.

HUGO CHÁVEZ FUNDA CIRCO INTERNACIONAL

«O partido do venezuelano Hugo Chávez está de congresso. Um congresso à medida de Chávez: este faz discursos de horas e o congresso vai até 2010. A Venezuela é curta para tanto tamanho. Daí que Chávez tenha anunciado a V Internacional. Estavam lá partidos de 45 países (Portugal com o Bloco de Esquerda e o PCP), bom terreno para lançar sementes internacionais. A I Internacional, fundada por Marx e Engels, em 1864, era unir os trabalhadores de todo no mundo e arrasar o capitalismo. A II Internacional foi fundada por marxistas moderados, em 1889, que passaram a administrar o capitalismo e mostraram que o internacionalismo tem dias: na I Guerra Mundial, mandaram os trabalhadores morrer nos dois lados das trincheiras. A III Internacional, fundada por Lenine, em 1922, pôs-se ao serviço de um só país, a URSS, que pagava a intendência. A IV Internacional foi fundada, em 1938, por Trostky, que tinha razões de não gostar da precedente (esta matou-o à picareta). Agora, V Internacional, chavista. O ideólogo adiantou as suas referências: Idi Amin, do Uganda, e o terrorista Carlos, El Chacal. Cito Marx: "A História repete-se, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa." Estamos em plena gargalhada. Espero ficarmos por aí.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NA PRAIA DA AMADORA

«Quando deparo com leilões de espólios de pessoas que conheci dá-me sempre para a melancolia. Mas, no PÚBLICO de ontem, na notícia sobre um espólio de Luiz Pacheco, recompus-me logo com a primeira frase: "O escritor já adivinhara este "destino" para o seu espólio: numa nota manuscrita a um amigo, em 1973, escrevia: "Ao Luís Pité, que está à espera que eu morra para fazer leilão com isto e comprar um iate para navegar na praia da Amadora"".

Espero que esta nota seja vendida pela nota preta que merece. Talvez a própria Câmara da Amadora compreenda quanto pode valer esta nota de humor. Muitos cidadãos da Amadora sorririam se, de repente, em pleno engarrafamento, vissem um cartaz com esta frase do Pacheco.

Foi preciso vir o Luiz Pacheco, de além-túmulo, lembrar-me que estes leilões são coisas alegres. Ou, pelo menos, tontas. Afinal, os remetentes e os destinatários já morreram e é-nos dada uma oportunidade de comprarmos um bocadinho de Pacheco para ter em casa; o que dá sempre jeito, acreditem. É um prazer. Sobretudo para quem nunca teve o prazer de conhecê-lo ou de se corresponder com ele. Nunca repetia as piadas. Era uma para cada um.

Os melhores bocadinhos de Pacheco estão publicados e ao alcance de todos mas sabe bem ter um bocadinho só para nós. E mostrá-lo só a quem se quer. Bem sei que é forreta e pouco cívico não partilhá-lo no papel ou num blogue. Mas é assim que se deve estimar qualquer bocadinho de Pacheco que se tenha a sorte de ter.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PSD AINDA EXISTE?

«As jornadas parlamentares do PSD arrancam hoje, em Espinho, num clima de grande agitação interna, que se faz sentir não só no grupo parlamentar mas também na própria Comissão Política Nacional (CPN) e nas eleições para as distritais.

A líder do partido, Manuela Ferreira Leite, que ontem foi contestada aberta e publicamente pelo líder da distrital do Porto, vai presidir, na terça-feira, à sessão de encerramento das jornadas, e espera-se que dê um sinal de força no sentido da estabilização do partido que, como disse anteontem ao CM Marco António Costa, começa a “desinstitucionalizar-se”.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Julguei ter visto a líder ao papel nos caixotes de lixo da Procuradoria-Geral da República em busca de algum para sobreviver politicamente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a criação do RMP - Rendimento Mínimo Político para ajudar líderes partidários carenciados.»

DESESPERADOS

«O arquivamento do processo visando José Sócrates e a consequente anulação das escutas telefónicas envolvendo o primeiro-ministro não são definitivos. A tese é defendida por juristas que garantem ser possível a qualquer cidadão constituir-se assistente no processo para contestar a decisão de Pinto Monteiro.

Outros vão mais longe, e defendem que qualquer cidadão pode avançar com uma queixa contra Pinto Monteiro ou Noronha Nascimento por prevaricação ou denegação de justiça. Neste caso, o entendimento seria o de que aqueles dois altos magistrados agiram por regras contrárias ao Direito. As decisões que tomaram, na verdade, estão longe de ser pacíficas.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Os mesmos que dizem para termos confiança na justiça quando as golpadas correm bem andam agora a promover a desconfiança, por este andar a comarca de Aveiro é mais importante do que o Supremo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada e sugira-se a multiplicação de assistentes nos casos BPN e Operação Furacão.»

PSD VAI CONTINUAR AOS CAIXOTES DA PGR

«O líder parlamentar social-democrata, Aguiar-Branco, declarou hoje que, no plano político, o PSD considera que o caso das escutas ao primeiro-ministro não está encerrado e exige explicações do ministro da Economia, Vieira da Silva, no Parlamento.

"Requeremos a audição do ministro Vieira da Silva na 1ª Comissão. É nesse enquadramento que a questão se coloca neste momento", defendeu José Pedro Aguiar-Branco, em declarações aos jornalistas, no início das jornadas parlamentares do PSD, em Espinho.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Deus livre o PSD de vir a ser liderado por este Aguiar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao vice-presidente do PSD se não tem mais nada para melhorar a imagem do PSD do que aproveitar-se de escutas ilegais, abusivas e duvidosas.»

QURIAM IR AO UGANDSA DISCUTIR SAÚDE MATERNA

«Mais um passo na cruzada moralizadora de Jaime Gama - que alguns vêem na Assembleia como antecâmara de uma eventual candidatura presidencial: o presidente da AR recusou autorizar uma viagem de dois deputados ao Uganda. Gama usou o argumentou de que nunca existiu um convite oficial. Os deputados visados desdramatizam a situação ocorrida.

Rosalina Martins (PS) e António Leitão Amaro (PSD) já estavam quase de malas feitas. No sábado voariam em direcção a Kampala, capital do Uganda (África), como representantes da Assembleia da República numa reunião da União Interparlamentar (UIP) sobre saúde materna. Rosalina partiria do Porto (vive em Viana do Castelo, círculo pelo qual foi eleita), Amaro de Lisboa. Encontrar-se-iam em Barcelona. E depois rumariam ao Uganda, escalando de caminho no Cairo (Egipto). » [Diário de Notícias]

Parecer:

Eu chamar-lhe-ia turismo parlamentar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Poupe-se o dinheiro dos contribuintes.»

ALEGRE DIZ AQUILO DE QUE CAVACO SE ESQUECEU

«Manuel Alegre afirmou hoje que é preciso "repor a decência", dizendo que justiça e política não podem misturar-se e que a corrupção tem de ser combatida com as regras de um Estado de Direito.

O ex-candidato presidencial, que falava no final da sessão de apresentação de um livro que sintetiza um ano de publicações da revista "Ops! (Opinião Socialista), recusou-se sempre a falar em concreto no recente processo judicial Face Oculta e também se escusou a esclarecer se considera que os agentes da justiça estão a ter actuação política.» [Diário Económico]

Parecer:

Provavelmente Cavaco está agradado com a situação, preocupado como diz mas agradado.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

O JUMENTO NOS OUTROS BLOGUES

  1. O "Dar à Tramela" cita-nos a propósito do PGR.
  2. O "Café Margoso" pescou uma imagem.
  3. O "Macroscópio" e o "Carlos Alberto" citam o post "mau tempo na democracia".
  4. O "Espumadamente" comenta a mudança de trajes d'O Jumento.
  5. O "Pravda Ilhéu" refere-se à comparação da justiça sumária feita pelos juízes fascistas pelos julgamentos na praça pública promovidas pelos togas anónimos de hoje.
  6. O "Fait-Divers" lança-nos um desafio.".
  7. O "Pátio das Conversas" sugere o post "O tudo ou nada".

BOXER

WWF