domingo, abril 29, 2018

SEMANADA

Esta foi a semana de mais um 25 de abril em que foi necessário vir cá o Varoufaquis para animar a festa. Se não fosse a manifestação dos deputados do passismo nem se teria reparado que neste país houve e ainda há gente que tem erupções cutâneas quando em contato com a democracia. Infelizmente a esquerda só faz grandes festas no dia 25 de Abril quando a direita está no poder.

Parece que o Tribunal Constitucional perdeu a virgindade com a legislação da gravidez de substituição. A velha ideia de que aquele tribunal está do lado das posições supostamente progressistas morreu com este acórdão. Não foi nada de novo, no caso dos trabalhadores do Metro que perderam a compensação que receberam com aceitaram a reforma antecipada já os juízes tinham adotado um acórdão vergonhoso, mas como em tempos de austeridade pimenta no rabo dos outros até sabe a refresco ninguém protestou e a única voz que se ouviu foi a de Pacheco Pereira.

Quando o Gaspar ou a Maria Luís lançavam medidas de austeridade brutais em resultados e falhando todas as previsões orçamentais ninguém ousava questionar o seu trabalho e até se ouviam elogios, agora que Centeno restitui a credibilidade e confiança no ministério das Finanças parece que se pratica o tiro a Centeno e todos os males são culpa do ministro. Curiosamente um dos responsáveis desta situação foi um ministro do governo que quando enfrentava dificuldades no parlamento justificava tudo com os entraves no ministério das Finanças. Agora, foi a vez de Graça Fonseca, secretário de Estado que lançou o OE dos pequeninos, dizer que nos seus 15 milhões do orçamento participativo nem o lobo mau do Centeno toca.